Domo-cogumelo

Termo tecnológico. Estrutura que serve como ponto de acesso à Ponte Para o Infinito. Uma seção da Ponte Para o Infinito consiste em vários domos-cogumelo e um megadomo. Esse, por sua vez, conecta várias seções entre si.

Descrição técnica


Trata-se de um edifício em forma de cogumelo, feito de um metal brilhante, em tom prateado; a parte superior fica a trinta e três metros de altura e possui vinte metros de largura. Nenhum acesso visível pôde ser encontrado, nem o material do domo-cogumelo pôde ser identificado. Um domo-cogumelo não pode ser danificado ou removido de sua localização pelos meios técnicos conhecidos. Nada se sabe sobre a tecnologia utilizada nos domos-cogumelos. As unidades técnicas estão todas alojadas no chapéu. A haste consiste de um tipo de energia moldada e serve apenas para a ancoragem no solo. Um domo-cogumelo não pode simplesmente ser construído em um planeta: primeiramente um campo potencial é implantado no objeto-alvo. Em seguida, o domo-cogumelo é transferido via transmissor fictício para o alvo. Enquanto isso, os terranos conheceram não apenas os domos-cogumelo “normais”, mas também a “versão grande” na forma do megadomo no Pulso da galáxia DaGlausch.

Características especiais


[...]. Uma vez criado, um megadomo não pode ser movido com os meios convencionais. Ele é ancorado em coordenadas universais fixas e não pode ser movido usando transmissores como os baluartes heliotianos.

Dados gerais dos domos-cogumelo conhecidos até o momento


Alguns domos-cogumelos conhecidos são: o do planeta Trokan, na Via Láctea; o do planeta Galorn, na galáxia Plantagoo; e o do Arsenal dos Baolin-Ndas, na galáxia Broehnder.

História


Quando os terranos encontraram pela primeira vez um dos acessos para a Ponte Para o Infinito, no planeta Trokan, eles chamaram a estrutura de “domo-cogumelo” – desde então, o nome foi mantido para todos eles. Em outubro do ano 1288 NCG, quando os cientistas perfuraram o solo abaixo do Templo de Kummerog, no planeta Trokan, eles se depararam com uma estrutura plana em forma de favo. Então, quando as paredes do templo desabaram, os terranos observaram um objeto estranho emergir de baixo dele, que, à primeira vista, os fez se lembrar de um grande cogumelo. Ao se aproximar desse cogumelo, Perry Rhodan, acompanhado de Reginald Bell e Alaska Saedelaere, foi cercado por uma névoa fina, e os três imortais desapareceram dentro dela.


 

Créditos: 
  • Capas da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR1800, PR1802, PR1803, PR1804, PR1805, PR1813, PR1814, PR1815, PR1820, PR1833, PR1844, PR1845, PR1851, PR1852, PR1874, PR1875, PR1883, PR1885, PR1900, PR1957.
  • Biblioteca dos Autores nº 1.
  • Fanzines: Informativo Perry Rhodan nº 34, 40 e 46; Nathan nº 10, 13 (PRFCB).
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Pilzdom”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: