Compensador estrutural
Dispositivo tecnológico extraterrestre desenvolvido originalmente pelo clã Goszul dos mercadores galácticos para os superpesados. Como tropas de combate, era de particular importância que suas naves de guerra alcançassem uma área-alvo sem a localização das próprias transições – e era exatamente isso que o compensador estrutural conseguia fazer. Também conhecido como absorvedor estrutural, é um aparelho que protege contra os choques estruturais durante uma transição.
Estrutura
O compensador consiste em numerosos chamados ressonadores côncavos. Essas pequenas câmaras absorvem as ondas de choque hiperdimensionais e as refletem nas câmaras individuais até que se esgotem. Ele criava um campo protetor absorvente dos abalos da estrutura espaço-temporal causados pela transição de uma nave. Enquanto o compensador estivesse funcionando, portanto, ninguém conseguiria localizar a nave que o possuísse, em virtude dos abalos estruturais.
História
O aparelho foi inventado e desenvolvido por um cientista dos saltadores na década do ano de 1980. No entanto, os planos de construção e o protótipo (instalado na nave Ganymed) foram roubados pelos terranos no ano de 1983, de modo que inicialmente apenas o Império Solar pôde usufruir dessa tecnologia. Desse modo, a descoberta do Sistema Solar pôde ser evitada. Pouco depois foi instalado no corpo gigantesco da nave Titan. Lançando mão de todos os recursos de sua tecnologia, a indústria terrana conseguiu copiar esse produto de uma civilização desconhecida. O novo compensador foi instalado na nave Solar System. Mais tarde, o goniômetro de compensação desenvolvido no período dos anos 2020 a 2030, que media as vibrações próprias do compensador estrutural, conduzido através dos saltadores, levou à nova perda dessa proteção contra localização. Assim, com a criação do goniômetro de compensação, o compensador terrano tornou-se obsoleto. Com o desenvolvimento do absorvedor de frequência própria nos anos 2042 e 2043 com a ajuda dos swoons, esse ponto fraco do compensador estrutural pôde ser eliminado. Na Lua, havia uma ala industrial, a Usina de Absorção Estrutural (UAE), que produzia a maioria dos absorvedores estruturais das espaçonaves do Império Solar. Essa foi destruída pelos laurins com um ataque à bomba no ano 2114.
Fontes
- PR38, PR42, PR43, PR46, PR63, PR69, PR73, PR88, PR142.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Strukturkompensator”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.