Doença de ferm
Saúde/Medicina. É uma alergia causada por transições, por exemplo, por naves espaciais ou por passagens de transmissores. Trata-se de uma espécie de alergia traiçoeira provocada pela transição das naves espaciais, e que mata o afetado dentro de poucos meses.
O grupo de pessoas afetadas
Os arcônidas são conhecidos por serem a única espécie afetada até o momento. A vítima mais proeminente foi o 394º imperador Nardonn XX (ano 1372-1364 AC).
O curso da doença
Sem tratamento, essa doença insidiosa geralmente leva à morte em poucos meses. Não há cura, a terapia não pode curar a doença, apenas pará-la.
A terapia
Ingestão ao longo da vida de cápsulas de shaks.
História
Descrito como efeminado, choroso e colérico, o imperador arcônida Nardonn XX, devido à sua doença, proibiu a fabricação, a utilização e a distribuição de transmissores “para todo o sempre” pelo decreto imperial número 375-N-XX/16.129 no ano 16.129 da Ark. Incompreensivelmente, embora mais tarde ele tenha sido deposto pelo Grande Conselho de Árcon por incompetência, os imperadores subsequentes obedeceram a esse decreto. Como resultado, o conhecimento comum da construção de transmissores de matéria foi perdido e conhecido apenas por alguns indivíduos e organizações que secretamente continuaram a usar transmissores. Até Atlan assumir o cargo de imperador como Gonozal VIII no ano 2044, os transmissores que ele mesmo usou durante seu tempo como comandante da frota e seu isolamento na Terra eram desconhecidos no Grande Império. Mesmo o ka'marentis Crest da Zoltral só conhecia os transmissores como uma consideração teórica no ano de 1971 e ficou surpreso ao vê-los no planeta Ferrol no ano de 1975. No ano 2040, o único remédio era as pastilhas shaks. Nessa época, a doença de ferm ainda estava sendo tratada com cápsulas de shaks. O intermitente de transição da nave Ras Tschubai colocado em serviço no ano 1516 NCG alcançou uma absorção de choque quase ideal durante os saltos curtos de intermitência que normalmente são realizados, para que um surto da alergia de ferm fosse evitado mesmo sem tomar cápsulas de shaks.
Fontes
- PR51.
- Volume Azul nº 14.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ferm-Krankheit”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.