Urano

Sétimo planeta (no tempo dos terranos) do Sistema Solar.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outro nome: Guan (lemurense)
Sistema estelar: Sol
Galáxia: Via Láctea
Idade: Aproximadamente 4,5 bilhões de anos
Luas: 27
Tipo/superfície: Mundo de metano; forma gasosa
Distância média para o Sol: 2,884 bilhões de km/19,19 UA
Diâmetro equatorial: 50.800 km
Período de translação: 84,012 anos
Período de rotação própria: 17h24min
Inclinação axial: 97º59’
Temperatura média diurna: -176 ºC (variando de -215 ºC até -87 ºC)
Gravidade superficial: 0,92 g
Atmosfera: Amoníaco, hélio, metano e hidrogênio

Dados Gerais


Urano é um mundo de metano verde-pálido com uma atmosfera de metano. Ele está inclinado em 97,9° em relação ao plano da órbita - e, portanto, o único planeta que não orbita o Sol, mas rola. Praticamente não desempenhou nenhum papel na história galáctica, exceto por suas luas. Urano nunca foi colonizado. Como Don Redhorse já sabia no ano 2436, os mundos de metano são simplesmente muito hostis à vida e, devido à sua estrutura interna, muito desinteressantes para servir como um objeto de pesquisa ou como uma colônia. No século XVI NCG, foi usado como um mundo de teste para a indústria de armas baseada no Sistema Solar.

Luas


Urano possui cinco luas, que são: Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon. Existem seis sistemas anelares finos dentro das órbitas lunares. Por muito tempo, apenas cinco luas são conhecidas. No ano 2071 NCG, o mais tardar, 27 luas são conhecidas.

Nota: Na seção Computer do episódio PR879 (tempo de ação ano 3586, tempo real ano de 1978) o autor Kurt Mahr definiu o número de luas para cinco. O episódio PR3114 apareceu muito mais tarde (tempo real ano 2021). Embora isso contradiga declarações anteriores, 27 luas então devem contar como cânones.

As cinco luas principais de Urano, portanto, são: Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon. Elas giram no mesmo plano do planeta e, portanto, também estão inclinadas em 97,9° em relação ao plano de sua órbita. Como resultado, 42 anos são alternadamente diurnos e 42 anos noturnos em todos os polos lunares. Outras luas conhecidas pelo nome são Belinda, Desdemona e Puck. Desde o início do Império Solar, existem estações robóticas nas luas, todas de forma totalmente automáticas. As instalações de produção cavavam em busca de minério, fundiam-no e os enviavam para transportes espaciais, que transportavam os produtos via piloto automático. Sempre havia fortes de defesa automática por perto. No ano 1469 NCG, Reginald Bell considerou baixa a probabilidade de que os residentes estivessem em Urano ou em suas luas. Isso mudou nos anos e décadas seguintes: as luas de Urano abrigavam um total de 45 milhões de habitantes no ano 1469 NCG e um total de 56 milhões de habitantes no ano 1514 NCG.

Nota: A suposição de Reginald Bell no episódio PR2656 de que não havia residentes em Urano e suas luas no ano 1469 NCG contradiz a declaração de 45 milhões de residentes no glossário do episódio PR2616 (original alemão).

História


No ano 3460, uma frota de invasão dos superpesados invadiu o Sistema Solar, a fim de impedir o uso do transmissor Sol-Gêmeo. Durante uma escaramuça com a nave Sistina de Reginald Bell em órbita ao redor de Urano o Segundo-Vizir da Frota Pariczana, Myrianad, foi morto a bordo de sua espaçonave. Em 22 de novembro do ano 1469 NCG, Reginald Bell e a terrana de Stardust, Shanda Sarmotte, foram capazes de recuperar uma estranha nave espacial da lua de Urano Umbriel com a nave Cleópatra. Eles se defenderam com sucesso contra três galeões estelares atacantes. Pouco tempo depois, descobriu-se que o terrano Shamsur Routh e o sayporano Chourtaird estavam a bordo da nave alienígena chamada Anaeiry.

Homônimo


Naves espaciais com o nome de Urano, a nave de pesquisa Urano.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR28, PR333, PR398, PR422, PR673, PR879, PR2656, PR3114.
  • RP-02.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Uranus”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: