8º Ciclo: O Enxame

Edição Alemã
Série
Número do Ciclo
8
Título Original

Der Schwarm

Grande Ciclo
Episódio Inicial
500
Episódio Final
569
Quantidade de Episódios
70
Publicação na Alemanha
1971–1972
Época da Narrativa
3441–3443
Duração da Narrativa (Anos)
3
Salto Temporal Inicial (Anos)
3
Edição Brasileira
Título

O Enxame

Publicação no Brasil
1990–1991, 2014–2018
Editora

O Enxame, um conglomerado gigantesco de sóis e planetas, atravessa a Via Láctea e reduz a inteligência de seus habitantes. Juntamente com alguns imunes à onda de imbecilização, Perry Rhodan luta contra os Ídolos, que assumiram o poder no Enxame há milhares de anos, e devolve o controle da minigaláxia peregrina aos seus senhores originais.

Resumo: 

Em 3438, a jornada da Marco Polo da galáxia de Gruelfin para a Via Láctea transcorre praticamente sem incidentes. Um pequeno defeito no propulsor dimessexta ocorre, mas, após reparos de emergência em velocidade subluz, a viagem prossegue. Os tripulantes descobrem que um novo tipo de ser humano, que chama a si próprio de homo superior, é o responsável pelo atentado. Quando a espaçonave finalmente deixa a zona dakkar e se materializa perto da Via Láctea, Perry Rhodan e sua tripulação têm uma grande surpresa: devido ao acidente na zona dakkar, a Marco Polo passou por uma dilatação temporal e emergiu três anos no futuro. Os calendários terranos registram agora o ano 3441.

Outro fato desconcertante é que nenhum sinal de hiper-rádio é detectado, sendo que o hiperespaço deveria estar repleto de mensagens transmitidas pelas diversas raças da Galáxia. Nem mesmo a Terra responde às mensagens de hiper-rádio da Marco Polo. A causa do silêncio de rádio é o Enxame, uma minigaláxia que surgiu recentemente do nada ao lado da Via Láctea. Essa minigaláxia é envolvida por um vasto campo defensivo e emite uma radiação debilitadora que causa a perda de inteligência dos seres civilizados. Aparentemente, a Galáxia inteira foi afetada, e a bordo da Marco Polo somente os portadores de ativador celular, os mutantes e as pessoas mentalmente estabilizadas, juntamente com um punhado de outros imunes naturais à radiação, retêm sua inteligência. O restante da tripulação regride em questão de minutos a um estado mental similar ao de crianças pequenas.

Por sorte, a Marco Polo foi uma das primeiras naves a ser equipada com capacetes SERT (simultaneous emotion and reflex transmission), o que habilita os emocionautas especialmente treinados — a maioria, originários de mundos extremos como Ertrus e Epsal — a manobrar a nave de 2,5km de diâmetro com base em seus impulsos de pensamento. Os emocionautas mostram-se imunes à radiação de imbecilização enquanto estão portando seus capacetes SERT, o que permite à Marco Polo adentrar o espaço linear em direção à Terra. Quando o propulsor linear é ativado, e a nave sai do espaço normal, a tripulação afetada recobra a inteligência. Porém, sem uma solução permanente para o problema, a Marco Polo pousa no espaçoporto principal de Terrânia, capital da Terra, no antigo deserto de Gobi.

Rhodan deixa alguns de seus companheiros de confiança na Terra para amenizar a situação e parte novamente com a Good Hope II, uma corveta de 60m de diâmetro, para explorar o Enxame. A minigaláxia móvel tem uma forma irregular, com um comprimento máximo de 11 mil anos-luz e um diâmetro de 2 mil anos-luz em sua parte mais larga. Ela parece conter cerca de 800 mil sóis envolvidos pelo campo defensivo, que se assemelha a uma enorme bolha de sabão multifacetada. O número de sóis aumenta à medida que o Enxame penetra nas regiões externas da Via Láctea. Sistemas estelares são incorporados ou descartados. Esse feito incrível é realizado por uma frota de espaçonaves que emerge do Enxame e cria um campo de transição hiperespacial ao redor do respectivo sistema, transportando-o para um ponto dentro da minigaláxia.

No planeta Hidden World I são descobertos colonos terranos que produzem um óleo inibidor dos efeitos do Enxame. Já no planeta Olimpo, Roi Danton consegue estabilizar a situação com a ajuda do imperador-robô Anson Argyris.

Diversas outras naves também se originam do Enxame. Inicialmente, aparecem naves em forma de arraia, chamadas de Manips. Voando com suas “caudas” apontando para frente, seu objetivo parece ser o de complementar o efeito imbecilizador sobre os habitantes da Via Láctea por meio da alteração local da constante de campo gravitacional pentadimensional. Edmond Pontonac penetra numa das naves do tipo Manip, que são largamente robotizadas, e chega ao interior do Enxame, onde encontra uma estátua de um ser-inseto. Os terranos logo confrontam um dos comandantes das naves Manips, Y’Xanthymona. Ele é membro de uma raça insetoide chamada karduuhls, também conhecida como Ídolos do Enxame. Ele consegue escapar e retorna para o Enxame, cujo campo protetor parece impenetrável para as armas terranas.

Nesse ínterim, Rhodan pousa na Terra e consegue, com a ajuda de Galbraith Deighton e Roi Danton, controlar a situação, que estava caótica devido ao grande número de imbecilizados. Finalmente ele começa a seguir a pista do Ídolo do Enxame Y’Xanthymona. Sua nave da classe Discoverer voa ao planeta Exota Alfa para pesquisá-lo. Nesse mundo, ele luta contra seus habitantes, e durante a luta a mulher do bárbaro Sandal Tolk é morta. Tolk acompanha os terranos em seu desejo cego de vingança.

Num segundo estágio, enormes naves em forma de cogumelo pousam em planetas selecionados e elevam a constante gravitacional global e a temperatura média do planeta. Elas são tripuladas pelos instaladores do Enxame, criaturas de 2,5m de altura, com torso cilíndrico, oito olhos, oito pernas e oito membros superiores, cada um dos quais se divide em dois braços tentaculares. Rhodan observa as misteriosas manipulações feitas por uma nave-cogumelo dos instaladores do Enxame no planeta Teste Rorvic.

Rhodan voa com a Good Hope II ao planeta Peregrino Beta para tentar ajudar o superser Aquilo, que desaparecera depois de espalhar os ativadores celulares pela Galáxia. Os senhores do Enxame tentam neutralizar Aquilo através de um ajuste de precisão da constante pentadimensional. Em agradecimento pela ajuda, o superser deixa uma mensagem para os terranos com a dica de procurar os pos-bis, que estariam em condições de construir uma arma de defesa contra a radiação de imbecilização.

Juntamente com os membros imunes das outras raças galácticas, os terranos tentam coordenar esforços para normalizar a situação na Via Láctea na medida do possível. Reginald Bell e Julian Tifflor organizam uma conferência dos embaixadores imunes com esse intuito. A conferência é perturbada, porém, quando representantes de um povo alienígena humanoide aparecem. Eles se denominam cynos e são uma raça vastamente superior em termos tecnológicos. Eles se dizem provenientes do “Império Secreto” e instruem Rhodan a buscar as “Pistas do Passado”. Fora isso, seus poucos membros se cobrem de segredos e demonstram uma postura arrogante. Sua verdadeira aparência é desconhecida e, sem o menor tato, simplesmente demandam a assistência das raças da Galáxia para retomar o controle do Enxame, sem explicar suas razões particulares para isso. A conferência termina em fracasso.

Enquanto isso, iniciando uma terceira fase de investidas, gigantescas naves em forma de favos, comandadas por seres semelhantes a lesmas, aterrissam nos planetas que foram alterados pelos instaladores do Enxame. O rato-castor Gucky consegue penetrar no Enxame e, num planeta de cristal, faz contato com esses seres, que se denominam karties e controlam o Enxame dali através de hipnoimpulsos. Os karties, também chamados de conquistadores amarelos, deixam suas naves e se dividem cada um em sete karties “recém-nascidos”. Amostras de fluidos são colhidas dos recém-nascidos, que então são conduzidos de volta às naves-favos.

Contudo, outros acontecimentos também atraem a atenção dos terranos. O Comando de Busca de Inteligências (CBI), sob o comando do cheborparnense Cheborparczete Feynybret, procura por inteligências ainda não descobertas na Via Láctea. Além disso, os terranos procuram pistas do misterioso Império Secreto.

Sem poder contar com ajuda externa, o pequeno grupo de imunes terranos tenta penetrar no campo defensivo do Enxame. Com uma bomba de sextagônio detonada com a ajuda das habilidades especiais do mutante Ribald Corello, o campo é rompido por tempo suficiente para permitir que o cruzador leve Gevari entre no Enxame, levando a bordo Perry Rhodan e a maioria dos membros do Novo Exército de Mutantes. O comando descobre o “Demônio Negro”, um ser criado pelos conquistadores amarelos para lutar a serviço dos Ídolos do Enxame. Após a vitória dos mutantes sobre o Demônio, a Gevari voa ao planeta Casulo, um mundo colonizado pelos conquistadores amarelos. Os terranos descobrem que os conquistadores foram contaminados por uma doença infecciosa. Eles conseguem isolar o vírus, o que cria a esperança no desenvolvimento de uma arma contra eles.

Nesse ínterim, a maioria dos habitantes da Terra já havia recuperado sua inteligência original. A tripulação da Marco Polo retorna à nave, e esta consegue finalmente penetrar no Enxame. Dessa forma, os terranos descobrem que os cynos possuem a capacidade parapsíquica de imitar a forma de outros seres. Dalaimoc Rorvic revela ser um semicyno, e tanto ele como seu psicoparceiro Tatcher a Hainu incorporam-se ao Exército de Mutantes. Os terranos comemoram uma pequena vitória quando o ídolo Y’Xantramon é morto pela tripulação da Marco Polo numa batalha pelo controle dos planetas Plaper I e Plaper II.

No Mundo dos Cem Sóis, cientistas terranos e pos-bis finalmente desenvolvem dispositivos pessoais de proteção contra a radiação de imbecilização, o que aos poucos leva ao aumento das fileiras de imunes. Gucky descobre enfim a relação entre os karduuhls e os karties. Os conquistadores amarelos “recém-nascidos” são capazes de secretar um fluido que tem um efeito regenerativo celular sobre os karduuhls. Porém, o processo de reprodução dos karties gera uma onda psiônica que leva os karduuhls à loucura. Os karties, por esse motivo, são proibidos de procriar no interior do Enxame. Os Ídolos do Enxame, por outro lado, cuidam para que mundos adequados do lado de fora do Enxame sejam transformados em planetas incubadores para os conquistadores amarelos. A radiação de imbecilização emitida pelo Enxame garante que não haja resistência por parte dos nativos desses planetas. Se os karties permanecerem muito tempo no mesmo local, eles se tornam inférteis. Por isso, o Enxame tem que se mover de galáxia em galáxia, caso os Ídolos não queiram perder sua imortalidade relativa.

Em 3442, após constatarem que os terranos são mais do que um simples inconveniente, os Ídolos do Enxame dirigem a minigaláxia rumo ao Sistema Solar e o integram ao mar de sóis do Enxame. O objetivo por trás disso seria poder lidar com os terranos de forma mais eficaz. Infelizmente para os Ídolos, todos os terranos recuperam sua inteligência plena quando entram no Enxame, e um campo paratron é ativado em torno do Sistema Solar. Esse produto melhorado da tecnologia dos ulebs e halutenses mostra ser páreo mesmo para os Ídolos, o que resulta num impasse temporário.

Enfim, os cynos quebram seu silêncio, e, com a ajuda dos cynos Schmitt e Nostradamus, os terranos destroem Stato, o principal mundo controlador da capacidade do Enxame de executar transições e efetuar aberturas localizadas no seu campo defensivo. Isso espalha o caos no Enxame, pois seus habitantes não podem mais abandoná-lo. Um grupo de conquistadores amarelos que, apesar de todas as proibições, tenta dividir-se dentro do Enxame é atacado pelos tubbods. Os cynos então indicam aos terranos o caminho ao planeta Tronko Y Artefo e instruem Perry Rhodan a encontrar o Tabora, um ser artificial que é crucial para o controle do Enxame. Contudo, a chave para o poder sobre o Enxame não está mais lá, pois o Tabora foi roubada pelos Pai’uhn K’asaltic, os mestres-ladrões do Cosmo. Gucky consegue, entretanto, recuperar o Tabora no mundo natal dos mestres-ladrões. Pouco tempo depois, o Tabora chega a Stato II, o planeta de controle auxiliar secreto, que os cynos esconderam no hiperespaço antes que os karduuhls tomassem o poder no Enxame.

O cyno Schmitt revela aos terranos mais alguns segredos: o Enxame foi construído milhões de anos atrás por seres a que os cynos se referem somente como os “Poderosos”. Sua missão era espalhar as sementes da vida inteligente através do Universo. Os cynos foram escolhidos há mais de um milhão de anos como a raça controladora do Enxame, e, durante sua longa viagem, eles encontraram os karduuhls, acolheram-nos dentro do Enxame e manipularam-nos parapsiquicamente. Cerca de um milhão de anos atrás, quando o Enxame passou pela Via Láctea pela primeira vez, as manipulações dos cynos levaram a uma revolta dos karduuhls. Estes foram auxiliados pela traição do cyno Hesze Goort, que levou até os seres-insetos o Tabora. Os karduuhls mantiveram a jornada do Enxame somente para manter os karties férteis. Já os cynos foram banidos do Enxame e fugiram para a Via Láctea, onde colonizaram alguns planetas. Os senhores dos cynos, os “Nove Imaginários”, transformaram-se em esferas de energia e permaneceram escondidos em Stato II, aguardando a época do retorno do Enxame para reconquistá-lo. Os cynos Schmitt e Nostradamus, também conhecidos como Imago I e Imago II, eram os únicos colaboradores de confiança dos “Nove Imaginários”.

Em Stato II, o cyno Schmitt funde-se com o Tabora e libera a energia conservada dos “Nove Imaginários”. A destruição das múmias de energia cria uma onda hiperenergética modificada psiquicamente que afeta todos os karduuhls no Enxame, com consequências letais para eles. Schmitt entrega a Alaska Saedelaere o Traje da Destruição, encontrado por ele no interior do Enxame, e se converte num obelisco, encerrando sua missão. Nostradamus, agora o líder dos cynos, assume o controle de Stato II e dirige a partir daí o Enxame. Quando os terranos demandam a retirada do Sistema Solar do Enxame, a situação se complica devido a conflitos com grupos dissidentes dos cynos. A polêmica só é resolvida com a chegada súbita de uma força expedicionária dos cappins, vinda de Gruelfin e liderada por Ovaron em pessoa. Por fim, os cynos cedem, e o Sistema Solar é devolvido à sua posição original.

Em seguida, o Enxame deixa a Via Láctea para prosseguir em sua missão original sob o comando dos cynos. Porém, ele deixa para trás os habitantes da Galáxia intrigados com algumas perguntas em aberto, como, por exemplo, quem são os misteriosos “Poderosos” que o construíram e quais eram suas verdadeiras intenções ao lhe darem a missão de espalhar a inteligência pelo Universo.

Ciclos Imediatos
Ciclo Anterior: 
Créditos: 

Capa da edição alemã: (c) Pabel Moewig Verlag KG.

Capa da edição brasileira: (c) Editora Tecnoprint Ltda.

Sinopse básica e resumo do ciclo obtidos da edição brasileira da SSPG Editora. Publicado com autorização expressa da SSPG Editora.