7º Ciclo: Os Cappins
Série | |
---|---|
Número do Ciclo | 7 |
Título Original | Die Cappins |
Grande Ciclo | |
Episódio Inicial | 400 |
Episódio Final | 499 |
Quantidade de Episódios | 100 |
Publicação na Alemanha | 1969–1971 |
Época da Narrativa | 3430–3438 |
Duração da Narrativa (Anos) | 9 |
Salto Temporal Inicial (Anos) | 993 |
Título | Os Cappins |
---|---|
Publicação no Brasil | 1988–1990 |
Editora |
Desde a vitória contra os ulebs, passaram-se 993 anos, e registra-se agora o ano 3430. A mulher de Perry Rhodan, Mory Rhodan-Abro, bem como sua filha, Suzan Rhodan-Waringer, foram assassinadas em Plofos durante o Levante dos Panitheras, no ano 2931. Em 2909, durante a Segunda Crise de Geração, a maioria dos mutantes perdeu a vida. Dessa forma, Rhodan já não tem mais ao seu lado grande parte dos seus antigos colaboradores.
O cenário político da Via Láctea alterou-se consideravelmente. Há novas constelações de poder compostas pelos descendentes dos colonos terranos. Em 3430, três desses impérios estelares — a Liga Carsualense, o Império Dabrifa e a União Central Galáctica — unem-se para destruir a Terra e Perry Rhodan. Quando suas frotas partem para o Sistema Solar, um gigantesco campo de alternância antitemporal é erigido em torno do sistema, enviando-o cinco minutos para o futuro. Dessa forma, as frotas atacantes deparam-se com o vazio, e a explosão de milhares de plataformas conversoras que ficaram para trás dão a impressão de que o sistema foi destruído. Apesar disso, o Sistema Solar — agora chamado de Sistema Ghost — mantém um intercâmbio de produtos e informações com o planeta Olimpo através de uma “estrada de contêineres”. O governante de Olimpo é Anson Argyris, um androide do tipo Vario-500.
Pouco tempo depois, surgem na Via Láctea naves dos acalauries, seres vindos de um universo de antimatéria. Após mal-entendidos iniciais, é estabelecido um contato pacífico entre terranos e acalauries. Com ajuda de sua avançada tecnologia, eles detectam um satélite escondido na coroa do Sol, cuja origem e finalidade representam um mistério para todos.
Tipa Riordan, a líder dos “piratas”, começa sua busca ao supermutante Ribald Corello, o filho de Kitai Ishibashi e Gevoreny Tatstun, que, devido a um bloqueio hipnossugestivo dos antis, tornou-se um inimigo da Humanidade. Após inúmeros conflitos com o supermutante, um comando liderado por Atlan consegue sequestrá-lo e libertá-lo de seu bloqueio. Dessa forma, Corello torna-se um importante membro do Exército de Mutantes, composto então somente por Gucky, Ras Tschubai e Fellmer Lloyd.
Nessa mesma época, o Exército de Mutantes recebe um novo membro: Lorde Zwiebus, um pseudoneandertalense que havia sido conservado em sono profundo numa velha estação submarina construída há 200.000 anos. Após uma malsucedida ação contra o Satélite da Morte, Zwiebus é levado ao planeta médico Tahun, onde revela os segredos de seu passado: na época dos homens de Neandertal e de Cro-Magnon, chegaram à Terra os cappins — seres humanoides que conseguiam transferir suas consciências para outros seres através da capacidade de pedotransferência. Foram eles os construtores do Satélite da Morte, que provocou mutações radioativas nos habitantes da Terra. O satélite também tinha a função de transformar o Sol numa nova, caso as manipulações genéticas dos cappins fossem descobertas.
Em virtude disso, o Satélite da Morte começa realmente a transformar o Sol em nova. Pouco depois, surgem cappins no Sistema Solar, provocando pânico entre a população. Perry Rhodan consegue forçá-los a retornar ao Satélite da Morte, onde são obrigados a desativar a comutação de nova para não morrerem também.
Com o objetivo de banir o perigo de uma vez por todas, os terranos usam o deformador do tempo-zero para ir até uma época situada 200.000 anos no passado. Naquele tempo, eles encontram-se com os cappins Ovaron e Merceile e com o mutante equino Takvorian, que possui a capacidade de alterar o fluxo do tempo. Rhodan e Ovaron chegam a um acordo, e todos retornam ao tempo real após fracassarem em sua missão de destruir o Satélite da Morte no passado.
Seguindo indicações de Ovaron, Rhodan começa uma nova expedição temporal à lua saturnina Titã, onde se encontra um depósito secreto com sextagônio estável — um material necessário à destruição do Satélite da Morte. No passado, Ovaron encontra-se consigo mesmo e descobre sua real origem: ele é o Ganjo, o líder dos ganjásicos, uma parte do povo dos cappins. Lá eles também se encontram com Roi Danton, que se pensava estar morto há séculos, e Merkosh, um mutante alternador de frequências.
Pouco após o assassinato do Imperador Dabrifa, os terranos destroem o Satélite da Morte, embora isso também provoque o colapso do campo de alternância antitemporal e o consequente retorno ao tempo real. Porém, antes de ser destruído, o Satélite da Morte envia impulsos estranhos que Ovaron identifica como um sinal para uma invasão dos takerers, uma parte do povo dos cappins que é inimiga dos ganjásicos. Devido a isso, Perry Rhodan começa no ano 3437 uma expedição para Gruelfin, a galáxia natal dos cappins, com a nave Marco Polo.
Em Gruelfin, a Marco Polo não consegue encontrar nenhum sinal dos ganjásicos, somente dos takerers, que dominam toda a galáxia. Com a ajuda de um “vassalo”, Ovaron consegue confirmar sua identidade como Ganjo, levando esperança à galáxia oprimida pelos takerers. Contudo, os takerers conseguem sequestrar Rhodan, Ovaron e alguns importantes terranos e apresentar um falso Ganjo à galáxia. Por fim, Perry Rhodan consegue matar num duelo o Taschkar, o líder do Império Takerer, e todos retornam à Marco Polo.
Na Via Láctea, os takerers chegam ao planeta Techma. Nesse planeta, o terrano Balton Wyt passou trezentos anos em sono profundo e desenvolveu capacidades telecinéticas. Ele consegue avisar a Frota Solar da iminente invasão takerer. O segundo ataque takerer ocorre em Olimpo, o centro econômico da Humanidade. Após a destruição de uma pedoestação por Ribald Corello, esse ataque é igualmente rechaçado.
Em Gruelfin, a Marco Polo encontra-se com Florymonth, um estranho ser que revela ter sido programado por Ovaron há 200.000 anos para reconhecê-lo novamente quando ele regressasse da Via Láctea. Florymonth é a unidade de programação principal de um robô gigante criado por Ovaron naquela época.
Ovaron e Merceile pedotransferem-se para os corpos de Rhodan e Atlan, que são posteriormente aprisionados pelos pedopilotos. Porém, eles são libertados pelos pedarchistas, que os levam à galáxia-anã Morschaztas, escondida no hiperespaço. Nessa galáxia, eles libertam os ganjatores, que receberam uma importante missão da misteriosa Mãe Original. Rhodan consegue estabelecer contato com a Marco Polo, que chega à Arrivazona da galáxia Morschaztas e consegue acabar com o poder do falso Ganjo e dos pedopilotos. Ovaron é reconhecido como o legítimo Ganjo e assume o poder sobre os ganjásicos, os habitantes de Morschaztas.
Durante um avanço ao mundo central dos takerers, Roi Danton e o robô Paladino são aprisionados e voam juntamente com uma gigantesca frota de coletores para o Sistema Vega, onde é planejada uma invasão do Sistema Solar. Ambos conseguem libertar-se e avisar Reginald Bell, Julian Tifflor e Galbraith Deighton da invasão iminente. Após escaramuças iniciais, a invasão é impedida devido à destruição pelos terranos de uma lua no sistema Moryr-Moryma, em Gruelfin, de onde os takerers estavam pedotransferindo-se para a Via Láctea. Durante uma grande batalha espacial nas proximidades de Plutão, a Mãe Original, que na realidade era um gigantesco computador, ativa-se e ajuda os terranos destruindo todos os coletores. Durante o processo, o planeta Plutão também é destruído.
Em 27 de julho de 3438, a Marco Polo começa seu voo de retorno à Via Láctea. Ovaron e Merceile decidem não acompanhar seus amigos terranos e ficam em Gruelfin.
Capa da edição alemã: (c) Pabel Moewig Verlag KG.
Capa da edição brasileira: (c) Editora Tecnoprint Ltda.
Sinopse básica e resumo do ciclo obtidos da edição brasileira da SSPG Editora. Publicado com autorização expressa da SSPG Editora.