Ácido Stog

Termo da biologia. Substância química terrana, produzida por algumas espécies carnívoras de um planeta praticamente desconhecido da Via Láctea, chamado Fargone, dotado de uma atmosfera pressurizada e uma fauna mortífera.

Dados Gerais


Ele é capaz de dissolver até mesmo o aço terconite, o ouro e o plástico blindado. O ácido Stog só pôde ser transportado depois que os metalurgistas terranos conseguiram reproduzir sinteticamente os recipientes pressurizados dos animais. Esse ácido era usado na produção de soluções metálicas radioativas.

História


No ano 2402, serviu para repelir o ataque dos policiais energéticos ao Satélite Secreto Tróia. Sob a ação da substância na central de comando do satélite, os oponentes encolheram e explodiram numa língua de fogo fria, que não produziu nenhum deslocamento de ar. Nesse mesmo ano, os parasprinters Tronar e Rakal Woolver usaram cinco toneladas do ácido para destruir os blocos de cristal que abrigavam a inteligência instintiva de um moby que atacou o planeta Arctis, até então a base mais importante dos terranos na minigaláxia Andro-Beta. Após essa ação, as reservas terranas de ácido Stog sofreram uma forte redução. Ele foi usado ainda no ano 2437 por meio de foguetes especiais para combater os pseudogurrados, que não podiam ser derrotados com armas energéticas convencionais. Em janeiro do ano 3457, um atentado no âmbito da Operação Hora H tentou matar Atlan e Perry Rhodan em uma entrevista na televisão com projéteis do tamanho de balas contendo ácido Stog.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR233, PR240, PR391, PR609.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “STOG-Säure”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: