Administrador-Geral
Era o mais alto posto do antigo Império Solar. Ele era o chefe mandatário do governo e Procurador-Geral da Humanidade. Além disso, era o comandante em chefe de todas as forças armadas do Império Solar.
Dados Gerais
A tradição e a autocompreensão
O título de Administrador-Geral vem após uma declaração dos costumes arcônidas de Thora da Zoltral. Quando, no ano de 1976, Perry Rhodan (no curso de um truque contra os tópsidas) foi designado como Sua Eminência Grande Administrador Rho-Dan, Thora protestou contra esse uso abusivo do título arcônida. O cargo de Administrador-Geral também estava na tradição dos antigos cargos de administrador do Governo Mundial Terrano (até o ano de 1990) e o primeiro administrador do antigo Império Solar (até o ano 2114).
O portador do cargo
Por séculos, o único que ocupou o cargo foi Perry Rhodan, sendo reeleito sucessivamente. O Administrador-Geral Perry Rhodan sempre se viu como servo da Humanidade. Seu representante era o Marechal de Estado Reginald Bell, que durante o período do Império Unido residiu em Árcon como Vice-Administrador-Geral.
Nota: Em vez disso e, na importância de Vice-Administrador-Geral, também era usada a forma mais curta de Vice-Administrador.
A competência de poder
A sede oficial e instituição executora do Administrador-Geral era a Administração-Geral solar, ao mesmo tempo uma repartição importante. O Administrador-Geral era o chefe de governo e chefe de estado do Império Solar, agente geral da Humanidade. O cargo incluía o comando supremo de todas as forças armadas do Império.
A eleição
Nos primeiros anos do Império Solar, o Administrador-Geral era eleito democraticamente pelo Parlamento Solar e tinha o dever de zelar pelo bem-estar da Humanidade. O mandato tinha de ser confirmado a cada seis anos. As leis de emergência aprovadas pelo Parlamento Solar lhe conferiam plenos poderes em situações extremamente graves, permitindo que agisse segundo seu critério, sem consultar o Parlamento. Mas era obrigado a justificar posteriormente seus atos diante do Parlamento e dos representantes do Império Solar. Era a democracia que funcionava melhor. Para ser eleito, o candidato tinha de alcançar a maioria absoluta dos votos. Inicialmente, todos os cidadãos do Império podiam votar desde que alcançassem a idade mínima especificada. Após a entrada em vigor da emenda constitucional do Império Solar em 30 de abril do ano 2930, o processo eleitoral foi alterado. Devido às várias colônias separadas e sistemas autárquicos, apenas os seres humanos do Sistema Solar deveriam estar autorizados para a eleição de Administrador-Geral. Esse direito de voto restrito aos residentes do Sistema Solar ainda estava em vigor no ano 3430, pouco antes de Perry Rhodan declarar o Caso Laurin.
História
Desde 1º de janeiro do ano 2115, era o título do chefe de governo do então recém-fundado Império Unido, e, após a dissolução deste em 27 de março do ano 2329, passou a ser o título do chefe de governo do Império Solar reestabelecido. No ano 3430, há séculos que Perry Rhodan exercia esse alto posto. Em 14 de outubro daquele ano, novamente ele foi confirmado no cargo. Em 1º de agosto do ano 3444, Perry Rhodan foi novamente confirmado no cargo, com uma vitória convincente. Nessas eleições, Perry Rhodan prevaleceu sobre cerca de um trilhão de eleitores, com oitenta por cento de todos os votos expressos contra seus concorrentes, incluindo a administradora plofosense Munisho Aerce e o marechal Bount Terhera. Também nas reeleições seguintes nos anos 3450 e 3456, Rhodan foi confirmado por uma grande maioria. Com a tomada do poder pelos lares na Via Láctea e a transferência da Terra para o Turbilhão Estelar, assim como a fundação do NIE, o cargo de Administrador-Geral expirou formalmente no ano 3499.
Fontes
- PR13, PR50, PR150, PR400, PR403, PR416, PR545, PR570, PR599, PR691, PR702, PR767.
- Computer (edição impressa): PR754.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Grossadministrator”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.