Andropeste

Termo da medicina. Designação para um processo corrosivo desencadeado por uma espécie de “bactoesporos”, pequenos e muito resistentes, que surgiu a bordo da nave terrana Mesacion em abril do ano 3457.

Dados Gerais


Esse processo ataca substâncias orgânicas e inorgânicas, e corrói componentes de naves feitos de metal leve e diferentes plásticos. No caso da Mesacion, os bactoesporos se espalharam inicialmente pelos dutos do climatizador e alcançaram primeiro a sala de máquinas da nave. Ali, a visão do processo terrível deixou em estado de choque o engenheiro de máquinas de plantão, até que ele foi acudido pelo Marechal Solar Julian Tifflor. Esse encaminhou uma amostra num recipiente de inconite para o dr. Yuean Tsung, médico de bordo, a fim de estabelecer uma possível relação com a androepidemia, que já estava sendo investigada pelo neurocirurgião. De fato, constatou-se que a amostra continha bilhões de bactoesporos modificados do mesmo tipo causador da androepidemia. O fenômeno corrosivo foi chamado então de andropeste. Ao entrar em contato com material plástico, os bactoesporos modificados começam a germinar, tornam-se androbactérias e se alimentam do material. Então essas bactérias, por sua vez, geram esporos que se espalham pela nave novamente. Descobriu-se que apenas o terconite apresenta resistência à corrosão dessa praga. Com a escalada desse processo, a capacidade de operação da Mesacion foi posta em sério risco, e Tifflor se viu obrigado a fazer um desvio para o Mundo dos Cem Sóis, já que não haveria tempo hábil de atingir a Via Láctea antes que a nave fosse destruída pela andropeste.

Métodos de cura


Em 18 de abril do ano 3457, o professor dr. Geoffry Abel Waringer, nos laboratórios de Suntown, no Mundo dos Cem Sóis, conseguiu remover os bactoesporos, que haviam sobrevivido até então nos corpos dos sobreviventes da Mesacion, usando campos magnéticos adequadamente modulados. No estágio avançado, apenas a remoção cirúrgica dos “modelos” pode trazer alívio ao paciente.

Utilização


Depois que o professor Waringer impediu o surto da andropeste no Mundo dos Cem Sóis, ele usou parte dos bactoesporos coletados como uma arma biológica contra a biopositrônica afetada pela epidemia da DAP, que controlava o acesso ao Plasma Central. Os bactoesporos destruíram as interfaces entre o plasma e o computador, o que possibilitou o isolamento da biopositrônica. Em seguida, Waringer trouxe alguns contêineres de terconite com os bactoesporos a bordo de sua nave Koghanor e partiu para a Terra. Ali, ele queria investigar os bactoesporos da androbactéria mais de perto, porém, a correção temporal terrana e o início associado do fluxo temporal beta desfizeram os eventos no Mundo dos Cem Sóis.

História


Em 16 de abril do ano 3457, a Mesacion, com apenas quatorze homens sobreviventes, finalmente alcançou as proximidades do mundo central dos pos-bis, onde teve que ser abandonada com trajes de combate e deixada para explodir no espaço.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR616, PR617.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Andro-Pest”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: