Asporc

Quarto planeta do sistema estelar do sol amarelo-dourado Rattley, situado na Via Láctea. Asporc é o lar dos asporcos.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Distância para o Sistema Solar: 81.076 anos-luz
Tipo: Mundo de oxigênio
Duração do ano: 692 dias
Período de rotação: 32,03 h
Diâmetro: 14.072 km
Gravidade: 1,099 g
Atmosfera: Atmosfera de oxigênio quente
Temperatura média: 37,3 ºC
Povos conhecidos (habitantes): Asporcos

Dados Gerais


O planeta está envolto em uma atmosfera de oxigênio quente e úmida. Devido à quase falta de inclinação do eixo polar não há também diferenças significativas nas estações do ano. A umidade do ar é de cerca de 91,04%. Os nove continentes são grandes massas de terra, que são separados por mares estreitos e quentes. Na região equatorial há inúmeros vulcões. Os mares são assoreados e cobertos com as mais variadas plantas aquáticas. Uma de suas maiores cidades é Raraimorc.

História


Há um longo tempo atrás, um meteorito trouxe para Asporc quantidades gigantescas de metal TEP, o qual teve efeito decisivo sobre o desenvolvimento posterior dos asporcos. A partir do ano 3436, houve uma crise em Asporc, quando os oito Antigos Mutantes incorpóreos (Tako Kakuta, Wuriu Sengu, e outros) e “falecidos” no ano 2909, retornaram mentalmente maltratados depois de mais de 500 anos no hiperespaço. Através do metal TEP irradiante na área pentadimensional, escondido em meteoritos, psiquicamente eles levaram os habitantes desse mundo à beira da loucura. No entanto, o uso de fivelas de pente feitos desse material provocou nos asporcos durante a crise do Enxame de amplitude galáctica um “despertar da mente” - uma imbecilização não ocorreu. Em 14 de junho do ano 3444, novamente irrompeu um inferno, quando se revelou que o meteorito de quase duzentos quilômetros de diâmetro tratava-se de uma espaçonave-meteorito dos paramags. Informações posteriores revelaram que era um fragmento do seu planeta natal Pordypor, que havia deixado o sistema Paramag-Alfa para executar uma missão. Através de sua decolagem, a espaçonave-meteorito, controlada pelos lesionados pelo tempo, contudo, mais dominada pela inteligência paradoxal, reabriu a velha ferida do planeta que tem mais de cem mil anos de idade. Por instrução de Rhodan, que retornou com a Marco Polo, o Império Solar lançou uma enorme e dispendiosa operação de socorro para os asporcos. Os Antigos Mutantes - que chegaram a bordo da nave Untrac-Payt com Atlan e Icho Tolot - não puderam mais estabilizar o seu corpo astral criado, tomaram oito asporcos e roubaram grandes quantidades de fivelas TEP para sobreviver. No início de julho, eles caíram em um universo de antimatéria sobre o lago de magma quando foram atingidos pelo furacão, onde o meteorito localizava-se anteriormente, e foram resgatados por Gucky, Dalaimoc Rorvic e Tatcher a Hainu, e levados para a Marco Polo. A nave assumiu a perseguição do destroço voador no dia 7 de julho.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR570, PR580, PR586, PR589.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Asporc”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm).
Seção do Site: