Asporco
Povo inteligente não humano da Via Láctea, nativo do planeta Asporc. Foram dominados pelas chamadas Vozes da Agonia.
Descrição Física
Eles têm corpo humanoide, verde brilhante, com braços até o quadril. As mãos de seis dedos possuem dois polegares. A cabeça tem forma de pera, apresentando um par de olhos compostos.
Sociedade
Forma de governo
Os asporcos vivem na forma estatal de uma teocracia.
Idioma
A língua dos asporcos é por vezes tão estridente que fica dentro do alcance do limite de audibilidade mais alto de um terrano.
Tecnologia
Na época da crise do Enxame, sua civilização correspondia aproximadamente ao estágio de desenvolvimento da Humanidade do século XX.
Espaçonaves
No ano 3444, comandavam naves com mecanismos atômicos, que permitiam rápida viagem espacial.
Asporcos conhecidos
- Alombo Troyd-Samare, Anva-Halva, Argonthom, Arnani Cuor, Heydrac Koat.
História
A espaçonave-meteorito e o metal TEP
No 47º milênio AC, um meteorito feito de uma enorme quantidade de metal TEP foi depositado em Asporc. Mais tarde, esse meteorito revelou-se ser uma espaçonave dos paramags, um daqueles fragmentos remodelados do seu planeta natal. Os efeitos do metal TEP tiveram uma grande influência no desenvolvimento dos asporcos. Por razões religiosas, eles estavam no início da juventude, uma fivela turquesa feito de metal TEP entre as cristas de caveira implantadas. Para este propósito, pequenas incisões eram feitas nas cristas em que as fivelas eram então plantadas. Os quatro iluminados, os líderes religiosos, usavam até duas fivelas.
A época durante a crise do Enxame
Durante a crise do Enxame, os asporcos não sucumbiram à imbecilização geral na Via Láctea. Suas fivelas não apenas os protegeram, mas causaram um considerável aumento de inteligência, a chamada compreensão abrupta. Subitamente, os asporcos foram capazes de compreender as relações e desenvolver novas ideias que antes eram completamente incompreensíveis. Infelizmente, isso também não foi fácil, uma vez que os asporcos negligenciaram a sua subsistência por pura criatividade; isso incluía até mesmo a ingestão de alimentos na fase mais extrema. Como resultado desse desenvolvimento técnico extremamente rápido, os asporcos também deram o salto para o espaço. Assim, no final de março do ano 3444, a Timor descobriu a nave de gerações de Asporc se aproximar do sistema Rattley, que já tinha percorrido uma parte considerável da rota para o sistema vizinho. Os asporcos estabeleceram assentamentos em sistemas solares vizinhos, como o sistema Bieytl, que fica a 6,9 anos-luz de distância. A Timor descobriu no ano 3444 o planeta Portzschest, cuja população na quarta geração havia caído de volta à primitividade. Eles eram governados por um autocrata chamado morlch, que usava duas fivelas de cabeça em vez de uma como sinal de seu poder.
A crise dos asporcos
Nos anos 3436 até 3444, os asporcos foram influenciados pelos impulsos parapsíquicos dos Antigos Mutantes. Essas Vozes da Agonia vinham em intervalos irregulares, muitas vezes levavam os asporcos a atos caóticos. Eles aprenderam a conviver com os períodos de influência e concentraram suas atividades nas fases de descanso. Eles negligenciaram a ingestão de alimentos e a produção de alimentos. Os desastres naturais catastróficos devido ao lançamento da espaçonave-meteorito pioraram ainda mais a situação alimentar. Geralmente fala-se da crise dos asporcos. Pouco depois da crise do Enxame, o Império Solar interveio sob Perry Rhodan com uma enorme ação de socorro, o que causou problemas políticos internos a Rhodan. No entanto, milhões de asporcos foram poupados da fome.
- Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.
Fontes
- PR570, PR571, PR572, PR574, PR575, PR583, PR587.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Asporcos”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.