Atlan

O Solitário do Tempo. Arcônida, príncipe da estirpe dos Gonozal com o título de Príncipe de Cristal, ex-almirante da frota do Grande Império e ex-imperador de Árcon. Com o título de Lorde-Almirante, ele foi o chefe supremo da USO. É conhecido como o “Solitário do Tempo”. Por muitos milênios, ele tem sido um companheiro confiável da Humanidade e um dos amigos mais próximos de Perry Rhodan. Seu nome de nascimento é Mascaren da Gonozal.

Origem


Atlan é filho do imperador Gonozal VII, e sua mãe era a imperatriz Yagthara. O nome de nascimento de Atlan, Mascaren da Gonozal, foi dado a pedido do seu pai. Só mais ele recebeu o nome de “Atlan”, a pedido da sua mãe. Esse também serviu depois ao jovem como um codinome durante a sua luta pelo trono de Árcon.

Descrição Física


Tem 1,87 m de altura, cabelos louro-esbranquiçados, ombros largo e musculoso e pele clara. Possui uma cicatriz larga do lado direito do rosto.

Outras identidades

  • Atlan de Gonozal, Douglas Gonovar, Gantelvair, coronel Hendricks, Hinrich Volkmar, Ob Tolareff, Olaf Peterson, Phil Holding, Skörld Gonardson, Tresta de Efelith.

Características Psicológicas


Ele mostra-se às vezes chato e cínico. Mas sabe lidar com situações de tensão e tem um senso de humor bastante desenvolvido. Exige muito de si próprio e de seus companheiros.

Talentos especiais

Tem formação como cientista e técnico de primeira classe, nos ramos de colonização do cosmo e de técnica de superenergia. Um setor extra de seu cérebro abriga uma memória fotográfica. Não possui qualquer dom telepático, mas graças ao seu cérebro suplementar, o setor lógico, percebe quando um telepata procura atingi-lo. Seu cérebro extra, o chamado setor lógico, fora ativado com licença do Conselho Médico do Grande Império, depois de sua promoção ao posto de almirante.

A Formação Militar


Atlan começou sua formação na Academia Galactonáutica de Iprasa, uma academia elitista e orientada para o alto desempenho. Ele se formou ali, obtendo licenciatura nas seguintes disciplinas: técnico científico de primeira classe, cujas áreas de especialização incluíam: planejamento de infraestrutura de cosmocolonização e xenopsicologia, engenheiro de alta energia e estratégia e tática cósmica. Na data de 1º prago do hara do ano arcônida 10.512, Atlan foi promovido a has’athor (equivalente ao posto terrano de almirante), portador de um sol, após cerca de dez anos de treinamento e investido no comando da unidade especial 132º Esquadrão Imperial de Operações “Príncipe de Cristal”, um esquadrão de combate.

História


Os primeiros anos e a luta pelo trono

Atlan nasceu no Mundo de Cristal, Árcon I, como o Príncipe de Cristal e sucessor de seu pai Gonozal VII, em 35 prago de dryhan do ano arcônida 10.479 (equivalente ao ano 8045 AC da Terra). No ano arcônida 10.483 (8040 AC), o Grande Império arcônida estava no auge de seu poder, sendo governado pelo imperador Gonozal VII, o pai de Atlan. Porém, em 28 de abril de 8040 AC, ele morreu acidentalmente durante uma caçada. Como o príncipe regente Atlan tinha apenas quatro anos de idade, seu tio Orbanaschol foi declarado imperador com o nome de Orbanaschol III. Contudo, na verdade, a morte de Gonozal VII não foi um acidente, mas sim um plano de Orbanaschol para assumir o poder. Rapidamente, ele consolidou o seu poder sobre o Império Arcônida e ordenou secretamente a morte de Atlan, que foi salvo por pessoas que desconfiavam da verdade. Entre essas, estava Fartuloon, o chamado cortador de ventre do imperador, que apagou o nome “Mascaren” dos bancos de dados. Daí em diante, o usurpador o considerou morto. A educação intensiva provida por Fartuloon ao jovem príncipe culminou no terceiro grau do Ark Summia no mundo de teste Largamenia (onde ele usou a alcunha Macolon). Alguns anos depois, Atlan, como o príncipe se tornou oficialmente conhecido, descobriu a verdade sobre a morte do seu pai e jurou vingança, começando a planejar a derrubada do usurpador. Enquanto isso, Atlan foi caçado pelos capangas de Orbanaschol tão impiedosamente quanto sem sucesso, enquanto simultaneamente perseguiu os assassinos com obstinação feroz. Finalmente, em 15 de julho de 8020 AC, o tirânico imperador foi morto, com a ajuda de Atlan, pelos homens leais a Gonozal VII. Contudo, Atlan, o legítimo príncipe herdeiro, recusou o trono, que foi então ocupado pelo seu tio Upoc, que resolveu assumir o posto com o nome de Gonozal VII em homenagem ao legítimo imperador assassinado.

Comando no Sistema Larsaf

Como Príncipe de Cristal, o jovem Atlan foi enviado no comando de uma frota para defender o sistema solar da Terra contra os druufs. Recebeu um ativador celular dado pelo misterioso ser Aquilo, tornando-se relativamente imortal, e os planos para a construção do canhão conversor.

O Solitário do Tempo

Após a queda da Atlântida e a destruição de sua frota, Atlan foi privado da possibilidade de retorno para Árcon. Ficou prisioneiro da Terra. Ele então hibernou numa cúpula submarina especial. De tempos em tempos ele acordava e deixava a cúpula para ir a superfície, onde observou o desenvolvimento da Humanidade, esperando que ela algum dia desenvolvesse a navegação espacial interestelar. Nestas ocasiões ele procurou ajudar os homens e tornou-se amigo de grandes figuras da história. Sua última ação antes de seu despertar final foi ajudar no desenvolvimento de motores nucleares nos anos anteriores a 1971.

Império Solar

No ano 2040, após acordar da hibernação, Atlan descobriu que a Terra não foi devastada por uma guerra nuclear como ele temia, mas que em vez disso tornou-se o coração do Império Solar. Enquanto tentava retornar para Árcon, ele encontrou-se com Perry Rhodan pela primeira vez. Depois de algumas dificuldades iniciais, ele iniciou uma parceria e uma grande amizade com Rhodan que duraria pelos milênios afora. No ano 2044, ele lutou ao lado de Rhodan e sua gente contra o Robô Regente. O Regente o reconheceu como um enérgico arcônida e o confirmou como imperador de Árcon.

Imperador de Árcon

Atlan assumiu o trono de Árcon como Gonozal VIII.

A USO e a Galáxia Negra

Em 1º de janeiro do ano 2115, Atlan renunciou ao posto de Imperador e em 1º de julho daquele ano fundou a United Stars Organization (USO), passando a dirigi-la com o título de Lorde-Almirante. Nos séculos seguintes, ele continuou colaborando com Rhodan, apesar de algumas vezes terem surgido discordâncias entre eles quanto a melhor tática de defesa da Via Láctea, bem como o papel da Humanidade nos assuntos galácticos. No ano 2648, ao investigar o súbito ressurgimento da Atlântida, Atlan foi transferido para a misteriosa Galáxia Negra, onde viveu uma série de aventuras. Para ele foram várias décadas, para o mundo foram somente dois dias. No seu regresso, Atlan teve as memórias sobre sua viagem à Galáxia Negra completamente apagadas.

O Concílio e o NIE

Entre os anos 3460 e 3581, Atlan fundou o Novo Império Einsteiniano (NIE) após o desaparecimento da Terra e o fim do Império Solar, e tornou-se seu Pretendente. No ano 3582, após novos conflitos com Perry Rhodan, Atlan partiu com a SOL em busca da Terra desaparecida.

No ano 3588, Atlan visita os cosmocratas como embaixador a bordo da BASE e desaparece de nosso Universo. Muito tempo depois seus companheiros descobrem que ele não prosseguiu diretamente para os cosmocratas e as fontes de matéria no outro lado do Universo, mas que foi primeiramente aprisionado na Zona sem Nome entre as fontes de matéria e o Universo normal, onde ele lutou uma batalha feroz contra o banido Anti-Aquilo. (As datas divergentes do calendário devem-se à longa ausência de Atlan da Galáxia. Desde que ele se foi por 200 anos, ele não poderia saber que na Galáxia natal um novo calendário havia sido introduzido. Consequentemente ele continuou a usar o velho calendário até seu retorno à Via Láctea). No ano 3791, Atlan retorna de sua visita aos cosmocratas sem nenhuma memória do que aconteceu no outro lado das fontes de matéria. Ele é descoberto derivando no espaço por um grupo de buhrlos e é levado a bordo da SOL, na qual seus habitantes foram forçados a se submeter a um tirânico regime por pelo menos 200 anos. Isto colocou a nave em grande perigo. Lutas para restaurar a ordem a bordo e experiências marcantes desestruturam Atlan física e mentalmente, e o deixam incapaz de raciocínios fundamentais sobre a natureza do cosmos. Ele se dirigiu para o setor espacial Varnhager-Ghynnst e criou o Grupo da Paz. No ano 3811, Atlan chegou ao sistema Krandhor e desempenhou por 200 anos um papel como Oráculo de Krandhor. No ano 4012, após Atlan recuperar sua memória, ele desistiu de seu papel como o Oráculo e retornou à Via Láctea a bordo da SOL. No ano 426 NCG, Atlan tornou-se o comandante da SOL, viajou com a Frota Galáctica e atacou a Armada Infinita. Na galáxia M-82 ele tornou-se o líder da Armada e decidiu seu destino. Após retornar à galáxia natal, ele foi com Jen Salik às profundezas intergalácticas para preparar o iminente retorno de Triicle-9 naquele local. Devido a isso, Atlan recebeu o título de cavaleiro das profundezas. Ele renunciou ao status após completar sua missão, e, juntamente com Rhodan e Jen Salik, foi punido pelos cosmocratas com o banimento do Grupo Local de Galáxias. No ano 447 NCG, finalmente o encanto dos cosmocratas acabou, após Atlan, como um membro dos viajantes da rede, lutar com sucesso contra o Culto Guerreiro na esfera de influência de Estartu. Atlan passou 695 anos num campo estático com a frota Tarkan e ajudou na luta contra Monos. No ano 1147 NCG, após o fim de Monos o arcônida tornou-se uma figura popular para seu ansioso povo, sendo frequentemente chamado de Imperador e Príncipe de Cristal novamente. No ano 1169 NCG, Atlan precisou devolver seu ativador celular para Aquilo, e, ao contrário de Rhodan, argumentou com os linguides. Após a salvação de Aquilo ele recebeu o implante de um chip ativador celular. Nos anos seguintes, ele fundou a GACID (Grupo Arcônida de Cientistas para Inovação e Desenvolvimento), que parece ser muito semelhante à USO. O líder dos Comandos Anti-Terror internos é Yart Fulgen. Cada vez mais todos vêem Theta de Ariga ao seu lado, embora devido a discordâncias políticas ele acabe separando-se dela. No ano 1173 NCG, recebeu o novo ativador-chip. No ano 1200 NCG, quando a primeira Zona da Morte envolve o Sistema Solar, Atlan organiza a missão de salvamento. Ele vivencia a Segunda Zona da Morte em Árcon como um participante involuntário. Lá ele encontra um fuso, Paunaro, que se revela ser um duplo mais tarde. No ano 1206 NCG, no Grande Vazio, Atlan conduz uma missão para Canaxu, e une-se a Paunaro e Colounshaba. Entre os anos 1222 e 1288 NCG, enquanto os blocos de poder na Galáxia mudam e Atlan consolida o Império de Cristal dos arcônidas, ao lado da LTL e do Fórum Raglund, ele preocupa-se com a situação política e funda o grupo de resistência IPRASA contra as forças nacionalistas. Simultaneamente, ele também colabora com o Projeto Camelot, conduzido pelos imortais. Contudo, ou talvez porque ele tenha se tornado persona non grata no Império Arcônida novamente, é dito que ele teve alguma participação na morte da Imperatriz Theta de Ariga.


Créditos: 
  • Capas da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.
  • Capas da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR50, PR54, PR60, PR61, PR69, PR70, PR75, PR76, PR77, PR79, PR80, PR83-PR86, PR88, PR90, PR94, PR96, PR97, PR103, PR107, PR115-PR117, PR120, PR122-PR125, PR129, PR133, PR134, PR137-PR139, PR144, PR148, PR149, PR150, PR179, PR187, PR198, PR199, PR200, PR205, PR217, PR223, PR245, PR250, PR259, PR264, PR270, PR274, PR277, PR287, PR288, PR296, PR299, PR300, PR304, PR323, PR360, PR400, PR404, PR419, PR424, PR432, PR440, PR454, PR458, PR459, PR500, PR503, PR511, PR516, PR517, PR519, PR520, PR521, PR523, PR524, PR541, PR549, PR550, PR551, PR553, PR554, PR560, PR567, PR571, PR650, PR654, PR655, PR656, PR662, PR667, PR670, PR671, PR680, PR681-PR683, PR696, PR697, PR706, PR720, PR722, PR724, PR725, PR736, PR737, PR741, PR750, PR752, PR753, PR760, PR761, PR762, PR763, PR765, PR769, PR787, PR801, PR808, PR816, PR819-PR821, PR906, PR908, PR917, PR918, PR929, PR930, PR931, PR932, PR948, PR955, PR956, PR958, PR964, PR965, PR966, PR968, PR978, PR981, PR982, PR1800, PR1809, PR1811, PR1812.
  • Fanzine: Informativo Perry Rhodan 30 (de um artigo traduzido por César A.F. Maciel).
  • Enciclopédia: PR1805.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Atlan da Gonozal”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2019.
Seção do Site: