Atto

Povo não humano e inteligente, habitante do planeta Attorua, situado na galáxia Andrômeda.

Descrição Física


Os attos se assemelham a coelhos terranos andando eretos. Seu corpo normal (mesmo os attos não sabem se ele representa o original ou apenas uma forma elegante, que se tornou padrão em algum momento) tem cerca de 1,70 metro de altura, com orelhas de tamanho normal, pelo grosso, pernas curtas e atarracadas, corpo humanoide — com braços e mãos, e dentes salientes. Dependendo da moda predominante, eles tingem sua pele com listras, pontos ou outros padrões. Um grupo especial entre os attos, conhecido como Tefratto, vive de modo particularmente íntimo com os tefrodenses habitantes de Attorua. Eles adotaram a forma corporal dos tefrodenses e a mantêm por anos para coexistir com seus parceiros amados.

Paracapacidade


Eles são uma raça de metamorfos (“fisiocopistas”). Permanecer na forma normal por um longo período é considerado entediante entre os attos, e, como tal, a mudança de forma é uma espécie de esporte nacional para eles. Os attos acreditam que o campo paramórfico (o tloru), que pertence a cada corpo que eles copiam, “desbota” neles ao longo do tempo. Como resultado, eles também assumem as características de uma criatura copiada se mantiverem a sua forma por um longo período.

Características Psicológicas


Os attos são gentis e prestativos, mas indisciplinados e brincalhões. Eles são cozinheiros apaixonados, mas não comem carne — afinal, a presa poderia ser um congênere que acabou de copiar um animal. Termos como lealdade e possessividade são estranhos para a maioria dos attos.

Sociedade


Eles têm uma cultura seminômade e vivem com parceiros em constante mudança.

Economia

Embora conheçam o conceito de economia monetária, dedicam-se principalmente à troca de bens e serviços. Eles preferem trabalhar no turismo.

Costumes e tradições

Os attos têm alguns tabus, que são punidos se forem ignorados. Os attos não têm permissão para usar drogas altamente alteradoras da mente (embora outras drogas sejam muito populares com eles) ou usar dispositivos que usem hiperenergia. O tabu mais estrito diz respeito à mudança de forma: os attos são proibidos de mudar a forma de um ser vivo copiado em mais de detalhes minuciosos, ou de serem observados mudando de forma. Quem quebra um tabu é isolado dos outros attos por um certo período de tempo e punido com indiferença.

Attos conhecidos


Alguns attos conhecidos são:

  • RourSi e ShouKi.

História


Provavelmente, eles se originaram no próprio planeta Attorua, mas os attos não sabem há quanto tempo vivem nesse mundo e se evoluíram nele. Nenhum atto conhece a sua própria idade; possivelmente, esse povo pode até mesmo ser imortal devido às suas habilidades metamórficas. Quando Andrômeda foi atacada pelo Mestre Amarelo no ano 1312 NCG e o setor espacial Jessytop se transformou em uma área de refúgio para refugiados, os attos mostraram grande disposição em ajudar. Eles cuidaram dos refugiados em seus próprios domicílios e ajudaram de maneira especial nos hospitais: copiaram os corpos dos feridos e depois forneceram órgãos substitutos de seus próprios corpos. Em 15 de abril do ano 1463 NCG, durante o combate contra a Monarquia Frequencial e a batalha pelo planeta Hibernation-3, o atto RourSi foi descoberto pelas tropas da nave Michael Freyt III a bordo de uma nave espacial dos gaids danificada, capturado e levado para a Michael Freyt III. Ali, ele foi interrogado e sua tentativa de escapar falhou. Pouco tempo depois, RourSi foi levado para a JV-1, uma das células esféricas que compõem a nave Júlio Verne, onde relatou a Atlan e Gucky sobre suas descobertas sobre os okrivars, um povo auxiliar da Monarquia Frequencial. Em 25 de abril do ano 1463 NCG, as naves espaciais dos attos faziam parte de uma frota de 15.000 naves espaciais de vários povos de Andrômeda que lutaram ao lado da Liga ou Pacto de Sicatemo nos depósitos de distribuição Kjalldar e Hastai contra a Monarquia Frequencial.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2545, PR2546, PR2547, PR2548.
  • Andrômeda nº 3.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Atto”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: