Grande Nuvem de Magalhães

Abreviada como GNM, é uma das duas galáxias-satélite irregulares da Via Láctea e, portanto, parte do Grupo Local de Galáxias. A vizinha Pequena Nuvem de Magalhães (PNM) está localizada a 30.000 anos-luz da Grande Nuvem e conectada a ela por uma ponte de matéria.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outros nomes: GNM, Nubecula Major
Distância para a Via Láctea: 170.000 anos-luz
Distância para a Pequena Nuvem de Magalhães: 30.000 anos-luz
Tipo: Irregular
Massa: 9,5 bilhões de massas solares
Diâmetro: 23.000 anos-luz
Povos conhecidos: generais, gurrados, perlians, ulebs
Reino estelar: Império gurrado, Potência de Vibrações

Dados Gerais


As Nuvens de Magalhães são nomeadas em homenagem a Ferdinand Magalhães (1480 a 1521), que foi o primeiro europeu que as avistou em sua circunavegação no ano de 1519. No telescópio é mostrado o seu caráter como uma galáxia composta de estrelas, nebulosas, aglomerados de estrelas e outros objetos. Tem um diâmetro de 23.000 anos-luz e contém em seu interior 9,5 bilhões de massas solares. A Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães são conectadas por uma fina ponte de matéria cósmica, sóis individuais, bem como pequenos aglomerados estelares. A Grande Nuvem de Magalhães é o lar e o domínio dos gurrados.

Sistemas Estelares Conhecidos


  • Boul, Classios, Estrela Brut, Estrela Keegan, Jarvith, Mansar, Missila, Modula, Navo Norte, Ters-Toz, Tiger 1.

Planetas e Luas Conhecidos


  • Aysoor, Big Planet, Boultat, Classios IV, Danger I, Danger XIV, Danger XXVIII, First Stop, Jarvith-Jarv, Keeg, Modula I, Modula II, Modula III, Nosar, Pfranat, Terzrock, Winga.

História


No 68º-51º milênio AC

Após longos conflitos bélicos, por volta do ano 67.000 AC, 800 milhões de bestas-feras fugiram da galáxia M-87 em vários grupos com propulsores dimetrans. Um desses grupos se materializou, devido às propriedades dos propulsores dimetrans, no centro da Via Láctea. Essas bestas-feras fugiram para a Grande Nuvem de Magalhães, que não podia ser alcançada com propulsores dimetrans, e se esconderam de seus perseguidores. Por meio de experimentos de criação (a partir de cerca do ano 60.000 AC), dessas bestas-feras consigo mesmas surgiram, finalmente, os oito milhões de ulebs - imortais, mas estéreis. Os ulebs foram reconhecidos pelas bestas-feras do tipo antigo como um povo governante superior e se retiraram para a Pequena Nuvem de Magalhães. Um primeiro ataque de bestas-feras à M-87 por volta do ano 50.600 AC do exterior, com espaçonaves dimetrans, que foi frustrado pelas luzes do centro direcionadas contra a tecnologia paratron, pode ter sido feito a partir da Grande Nuvem de Magalhães. Quando os ulebs descobriram que os cientistas do povo dos okefenokees em M-87 estavam trabalhando em uma máquina do tempo, eles desenvolveram uma paranoia coletiva contra experiências com o tempo, com medo de serem eliminados por uma manipulação do tempo já em sua criação.

No 51º-50º milênio AC

Os ulebs se sentiram ameaçados pelas experiências com o tempo dos lemurenses. Os ulebs enviaram 300 milhões de descendentes das bestas-feras originais (cerca de metade da população das bestas-feras na Grande Nuvem de Magalhães), os halutenses antigos, para a Via Láctea para combater os lemurenses. Após a vitória no ano 49.980 AC, os halutenses antigos numericamente dizimados permaneceram no planeta Halut e, graças aos regeneradores psicogênicos dos lemurenses do planeta Scimor, desenvolveram-se nos halutenses amantes da paz modernos. Posteriormente, os ulebs criaram uma polícia do tempo para lutar contra os criminosos do tempo. Eles mesmos formavam os condicionados em primeiro grau da Primeira Potência de Vibrações. Os condicionados em segundo grau foram criados pelos ulebs para a sua tarefa como a polícia do tempo dos 300 milhões de bestas-feras restantes na Grande Nuvem de Magalhães. A população de bestas-feras na Grande Nuvem de Magalhães desapareceu. Presumivelmente, havia apenas 10.000 condicionados em segundo grau. Os halutenses deportavam os descendentes do tipo arcaico para o planeta Terzrock na Grande Nuvem de Magalhães.

Por volta do ano 2100

Devido às experiências com o tempo dos gurrados no início do século XXII, a Polícia do Tempo esmagou o império dos gurrados. O mundo natal dos gurrados, Pfranat, foi devastado, presumivelmente com canhões intervalares. Os condicionados em terceiro grau, os perlians e seus agentes de cristal, juntamente com os generais, suprimiram os gurrados, que continuaram a resistir em uma luta de guerrilha. Os agentes de cristal vieram dos hipnocristais dos 29 planetas-Danger na Grande Nuvem de Magalhães. Durante esse período, o planeta Boultat serviu como central da resistência.

No ano 2388

Um agente de cristal se tornou ativo em Quinto Center, mas foi destruído.

No ano 2435

Ao longo dos anos, muitas naves da Frota Explorer do Império Solar tentaram explorar as Nuvens de Magalhães e permaneceram perdidas. Enquanto isso, os terranos também foram classificados como criminosos do tempo devido a experimentos aconenses com o transmissor do tempo danificado dos senhores da galáxia no planeta Pigell, situado no sistema estelar Vega. No ano 2435, quando os hipnocristais assumiram os comandantes do robô gigante Old Man que surgiu no setor Alvorada, os terranos seguiram a pista até a Grande Nuvem de Magalhães e encontraram os perlians, generais e gurrados. Inicialmente, os gurrados suspeitavam que eles faziam causa comum com os servos da primeira potência vibratória. Depois que esse mal-entendido foi dissipado, os terranos e uma aliança de gurrados, shangantes e generais conseguiram eliminar os perlians e os agentes de cristal. Isso trouxe os condicionados em segundo grau com seus dolans em cena, após o que as lutas voltaram para a Via Láctea. O esconderijo dos ulebs, o sistema estelar Enemy, foi descoberto na ponte de matéria entre as duas Nuvens de Magalhães, a apenas 6.000 anos-luz de distância da Grande Nuvem de Magalhães, e finalmente destruído pela frota dos construtores do centro.

No século XXXV

Nessa época, as Nuvens de Magalhães pertenciam à área de influência dos terranos. Alegadamente, o príncipe dos livres-mercodores Huron Palater controlava a economia das duas galáxias com sua poderosa frota mercante.

Durante a época do Concílio dos Sete

Quando o Concílio dos Sete controlou a Via Láctea, os halutenses emigraram para Terzrock e outros planetas coloniais para se multiplicarem sem perturbações e se prepararem para uma possível guerra. Eles não retornaram até que a posição dos lares estivesse suficientemente enfraquecida e ajudaram os povos da Galáxia a expulsar os ocupantes.

Na época da Hansa Cósmica

Com a fundação da Hansa Cósmica no ano 1 NCG, o bazar cósmico Bergen foi estacionado na Grande Nuvem de Magalhães, e foi estabelecido um posto comercial no planeta Tolpex.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR309, PR313, PR318, PR319, PR320, PR383, PR398, PR478, PR508, PR725, PR824, PR825, PR881, PR1007, PR1012, PR1020.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Grosse Magellansche Wolke”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: