Barcônida (povo)

Povo humanoide e inteligente da Via Láctea, originário do planeta Bárcon, que cerca de um milhão de anos atrás foi lançado para fora da Via Láctea pela primeira chegada do Enxame e desde então derivou no espaço vazio intergaláctico.

Descrição Física


Sua aparência era absolutamente humanoide, correspondendo com a forma assumida, de modo que, durante muito tempo, foram considerados o povo original, do qual surgiram todos os seres vivos humanoides da Via Láctea. Isso também foi apoiado pelo fato de que o nome parecia muito como arcônida, embora sua aparência pela cor do cabelo e da pele fosse mais parecida com a dos lemurenses.

 

Sociedade


Idioma

Falavam o intercosmo, pois foram eles que o criaram em tempos remotos, embora ninguém mais se lembre disso.

Barcônidas conhecidos


  • Bárcon, Gorat, Laar, Nex, Regoon, Rhagor.

História


No ano de 1982

Formavam uma raça antiquíssima que possuía arquivos com filmes mais antigos que a Humanidade. No ano de 1982, Perry Rhodan foi trazido para o planeta Bárcon pela superinteligência Aquilo com uma espaçonave. As tradições dos barcônidas que viviam naquela época falavam do fato de que uma vez desempenharam um papel importante na Via Láctea, até que seu sistema solar se separou há milhões de anos da Galáxia. Os detalhes sobre o seu passado foram completamente esquecidos. Os barcônidas converteram seu planeta em uma gigantesca espaçonave de longo alcance: eles o tinham escavado e equipado com poderosos sistemas de propulsão. A população e uma miríade de agregados foram alojados nas câmaras subterrâneas. Meios de transporte sofisticados ligavam os complexos de assentamentos individuais, e os reatores nucleares deveriam fornecer energia elétrica por milênios. Somente o sistema de propulsão precisava de muita energia e tempo para levar o planeta à velocidade da luz. Então eles queriam tomar o longo caminho de volta do espaço vazio para a Via Láctea. A tarefa de Rhodan agora, despercebidamente, era consertar uma falha no propulsor que levaria à destruição do planeta em uma realidade alternativa. Graças ao paradoxo do tempo criado dessa maneira, foi possível corrigir a falha antes da partida e desfazer o naufrágio dos barcônidas.

No ano 2044

Quando Perry Rhodan no ano 2044, mais uma vez a pedido de Aquilo, visitou os barcônidas novamente, ele encontrou os habitantes em sono profundo sob a superfície do planeta. Juntamente com alguns barcônidas despertos, ele repeliu um ataque de invisíveis (laurins).

No ano 2404

O último encontro entre os terranos e os barcônidas ocorreu no ano 2404. Enquanto isso, Bárcon tinha sido capturado por um sol no espaço vazio intergaláctico entre a Via Láctea e Andrômeda. Lá, foi descoberto pelos tefrodenses e equipado (a mando dos senhores da galáxia), sob o pretexto de boas intenções, com geradores de impulsos de choque para um salto de transmissor para a Via Láctea. Os tefrodenses criaram um sol artificial para suprir os geradores, que dependiam da captação de energia solar. No entanto, isso realmente não servia ao objetivo desejado pelos barcônidas. Em vez disso, os senhores da galáxia estavam planejando infiltrar Bárcon na Via Láctea como uma espécie de cavalo de Tróia, através da doença mortal que foi batizada com o nome de eruptoepidemia e que foi exposta no planeta em criaturas plasmáticas infectadas por vírus. Quando os barcônidas, que haviam sido imunizados, mas também irrevogavelmente infectados pelo vírus mortal, finalmente souberam desse plano, eles resolveram se sacrificar e transmitiram seu planeta para o sol primitivo gerado e desse modo salvaram a Via Láctea do ataque dos senhores da galáxia. Assim, os barcônidas foram considerados extintos.

Nota: De acordo com o episódio PR725, uma delegação dos barcônidas participou da conferência dos povos oprimidos pelo Concílio dos Sete no ano 3580. Foi mencionado que os barcônidas estavam ocupados construindo seu planeta. Mas essa descrição provavelmente é uma falha do autor.

No ano 3583

No ano 3583, Ernst Ellert encontrou novamente um barcônida em uma estação subterrânea no planeta Fogha, situado na Via Láctea. O humanoide de cabelos brancos se chamava Bárcon e se descreveu como um emissário de seu povo. No entanto, ele havia perdido a maior parte de suas memórias.

Contradição histórica: No episódio PR32, o autor Clark Darlton escreveu que os barcônidas vieram originalmente da Via Láctea e seu planeta foi expulso dessa por um desastre para o espaço vazio em direção a Andrômeda; no episódio PR275, a história apresentada é completamente diferente pelo mesmo autor: de acordo com sua lenda, os barcônidas agora vieram de Andrômeda e deixaram a galáxia como os remanescentes de um grande povo que fugiu de um grande perigo desconhecido. Depois que o planeta foi convertido em uma espaçonave, eles deixaram Andrômeda e se dirigiram para a Via Láctea. Além disso, agora eles são o último de vários subgrupos de povos que fugiram bem antes desse perigo desconhecido. O paradeiro dos outros grupos é desconhecido.


 

Créditos: 
  • Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR32, PR95, PR275, PR725, PR827, PR1384, PR1519, PR2567.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Barkoniden”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: