Barys
Termo cosmológico. Designação dada por Payne Hamiller a partir de uma palavra grega que significa algo como “pesado”.
Dados Gerais
O barys é o átrio da fonte de matéria e não pode ser visto a olho nu nem diretamente medido por dispositivos científicos naturais. No entanto, ele tem um impacto sobre a estrutura do espaço-tempo e a afeta — por isso, pode ser indiretamente medido.
História
O barys da fonte de matéria Gourdel foi descoberto no ano 3587 durante a expedição da BASE para a galáxia Erranternohre e explorado cientificamente, pelo menos em alguns aspectos. Dentro desse barys, ocorrem fenômenos hiperfísicos extremos. Entre outros, reina um vácuo hiperenergético, que torna a navegação de espaçonaves consideravelmente mais difícil. Ao mesmo tempo, fortes distúrbios gravitacionais ocorrem, e é observada uma chamada degeneração múltipla, na qual não apenas a matéria, mas também a estrutura espaço-temporal degenera. A sua zona é esférica e mede (vista de fora) apenas alguns anos-luz de diâmetro. Porém, possui uma massa equivalente a cinco trilhões de massas estelares. Sua extensão para o centro — que também pode mudar drasticamente — é chamada de raio de Nyman. Dentro do barys, pode-se navegar usando os chamados acoplamentos UHF. Eles também permitem que se cruze a fronteira entre o espaço normal e o barys. De dentro, seu diâmetro não é reconhecível, pelo menos é muito maior do que apenas alguns anos-luz. Além disso, as leis comuns do voo linear não se aplicam mais ali. A saída demora muito mais do que a entrada. A área parecia ter uma identidade mental que só pôde ser percebida por Perry Rhodan e Atlan. Utilizando os acoplamentos UHF, recentemente desenvolvidos, foi coletado um sinal com um período de 23 horas e 18 minutos. No ano 3587, dentro do barys, estavam corpos do barys, objetos semelhantes a planetas, que provavelmente serviram como pontos de referência causais para a manipulação da fonte de matéria. Segundo o robô dos cosmocratas Laire, tratava-se de galáxias em miniatura daqueles mundos cujos povos de fato haviam se espiritualizado e se encontravam realmente no centro da fonte de matéria. Através da sua manipulação, eles foram transferidos para o barys.
Nota: Todas as informações sobre o barys são baseadas nas observações feitas durante a expedição da BASE à fonte de matéria Gourdel no ano 3587. Não há indicações sobre até que ponto as descobertas científicas se aplicam a outras fontes de matéria.
Fontes
- PR980, PR981.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia articles “Materiequelle” and “Gourdel”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.