Broddom

Espaçonave extraterrestre, uma unidade do Ducado de Krandhor.

Dados Gerais


A nave era um cruzador. Tinha 800 metros de comprimento, 400 metros de largura e 100 metros de altura, em média.

Tripulação


A sua tripulação consistia em pelo menos 240 pessoas, entre elas:

  • Daccsier (kranesa, primeira-comandante), Dornagk (quinto-comandante), Dronken (tart), Dyrsah (sétima-comandante), Koohazer (primeiro-operador de rádio), Krashdoor (quarto-comandante), Nakal (tart), Sudha (segunda-comandante).

História


No ano 424 NCG, os betschidianos Surfo Mallagan, Brether Faddon e Scoutie chegaram ao planeta Cratcan como náufragos. Alguns dias depois, eles voaram com a Broddom para o Ninho da 17ª Frota. A bordo, os betschidianos, com suas constantes perguntas sobre a nave SOL e suas habilidades superiores, logo causaram inquietação e ressentimento. Por isso, Daccsier ficou ansiosa para entregar logo os betschidianos no Ninho, que, no entanto, estava abandonado. Não havia tráfego de espaçonaves e as mensagens de rádio não eram respondidas. Daccsier temia que os inimigos do Ducado tivessem atacado o ninho. Para esclarecer a situação e, ao mesmo tempo, livrar-se dos causadores de problemas, ela enviou os betschidianos com a nave auxiliar Ainoor para uma missão de investigação. Os betschidianos descobriram que a peste dos spoodies havia surgido no Ninho. Depois de receber sua mensagem, Daccsier alertou o ninho mais próximo. Depois disso, a Broddom partiu pela trilha temporal, embora os betschidianos ainda estivessem no Ninho. Durante a manobra de orientação inicial, Daccsier foi instruída a esperar no ninho pela nave especial Veernaar até que o assunto fosse resolvido. Após a chegada da Veernaar, Daccsier protestou com o comandante Tabveeder contra essa ordem. Depois de informar Tabveeder sobre os incidentes atuais, esse último deu-lhe a ordem de continuar a esperar. Um comando de quarentena foi enviado ao Ninho. Supunha-se que os betschidianos estivessem infectados, mas ainda eram capazes de agir por causa do período de incubação de dez dias. Havia indicações de que os betschidianos queriam voar para um mundo sem nome (que eles chamaram de Armadilha de Kranês). Daccsier recebeu a ordem de recuperar os betschidianos. Hiperimpulsos foram captados perto daquele mundo, que a tripulação da Broddom considerou por sinais de um povo astronáutico vivendo ali e que deveria ser integrado ao Ducado. Na verdade, esses eram impulsos sugestivos das flores régias. Sob o encanto desses impulsos, a tripulação direcionou a Broddom de forma temerosa em direção ao planeta a uma velocidade próxima da velocidade da luz. Quando a Broddom ainda estava a 4,792 unidades astronômicas do planeta, a tripulação temporariamente recuperou a razão. Daccsier trocou os propulsores para empurrar o reversor e uma rota alternativa foi percorrida. A Broddom atravessou o contraforte externo da atmosfera. Então os impulsos sugestivos tornaram-se efetivos novamente, de modo que Daccsier conduziu a nave ao planeta. A Broddom finalmente caiu em Armadilha de Kranês, e ocorreu um pouso forçado em um vale coberto de flores régias. Quase todos os kraneses e tarts foram forçados a trabalhar para as flores régias. Os membros da tripulação pertencentes aos lyskenses e prodheimense-fenkenos não foram afetados e fugiram do vale. Como resultado, as flores régias foram distraídas, para que Daccsier, Dronken e Nakal também pudessem escapar do vale.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1006, PR1013, PR1014.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “BRODDOM”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: