Choolk (povo)

Povo humanoide não humano inteligente habitante do planeta Alwuurk, situado na galáxia Alfa-Morvon. Eles são um dos povos mais importantes e mais avançados da concentração de poder da Imperatriz de Therm e servem-na como braço militar.

Descrição Física


Os choolks possuem um corpo em forma de bastão, que se estende uniformemente. O rosto é dominado no terço superior por um órgão em forma de cruz, o qual serve como olho. Um pouco abaixo, duas hastes tipo antena estão dispostas lateralmente, as quais são os órgãos da audição. Exatamente sob o órgão de visão, fica uma abertura rígida, com cerca de dez centímetros de largura. Logo atrás da abertura fica a membrana da fala. Essa membrana é perfurada e, ao falar, emergem das aberturas repetidas proboscis pequenas, que são usadas para modular a voz, bem como a ingestão de alimentos. Eles possuem dois braços finos biarticulados. As duas pernas finas têm apenas uma articulação e terminam em pés ósseos com oito dedos cada. Eles são seres de sangue frio.

Características Psicológicas


Denominam-se como sendo os guarda-costas da Imperatriz de Therm, a qual denominam Duuhrt, e assim são conhecidos. Esses seres portam cristais sobre o peito que emitem hiper-radiações em uma frequência determinada. Parece não haver dois cristais que irradiam na mesma frequência.

Sociedade


Nascimento e morte

Os choolks possuem uma cultura curiosa e grotesca. Estão divididos em castas, e cada casta é diferenciada pela cor do seu cristal. Quem possui o maior status na sociedade, tem o brilho mais intenso em seu cristal. Isso significa que o choolk de nível mais alto tem uma ligação mais “forte” com a Imperatriz do que um de nível mais baixo. Os choolks são seres unissexuais e colocam ovos de cor verde-acinzentada com cerca de 40 cm de comprimento e um diâmetro de 30 cm no ponto mais espesso. Esses são irradiados por cristais, o que os torna viáveis em primeiro lugar. Os choolks incubados trazem o cristal em questão mais tarde no peito. A irradiação causa um condicionamento do choolk embrionário no sentido da Imperatriz de Therm. Os ovos classificados como adequados para os propósitos da Imperatriz são trazidos para o Vale da Vida onde são incubados. Existem dezessete classes no total, cada uma compreende uma determinada área de tarefas. A décima sétima classe é a mais alta posição. Os cristais dessa classe brilham mais claramente e o espectro de frequência para a comunicação com a Imperatriz e entre si é mais elevado. Contudo, desse modo também se é monitorado constantemente. Uma diminuição do cristal do peito é um tabu. A sua afiliação de classe é reconhecível pelo seu nome, que é seguido por um número ordinal correspondente. Em tempos particularmente perigosos, esta hierarquia pode ser quebrada pelo nascimento do Pruuhl, um senhor da guerra. No final de suas vidas, os choolks entram no Muutklur. Como Muutklur, os choolks se referem a aquele plano de existência, no qual eles entram após a morte física. O grande ovo é um Comp gigante que chama o cristal do choolk falecido. Posteriormente, o corpo também é absorvido. Em certo sentido, o Comp é um reservatório gigantesco, em que as almas e os restos materiais dos choolks são armazenados. As taxas de nascimento e morte são controladas, de modo que sempre há uma constante de 10 milhões de indivíduos. Três milhões dos quais vivem em Alwuurk.

Idioma e gesto

Os choolks têm uma voz que parece como madeira rangendo. Eles usam muitos gestos na comunicação. Um redemoinho rápido de ambos os pulsos esféricos significa que se deve se sentir em casa. Quando alguém vira a mão no alto da cabeça, esse gesto significa dúvida. Há gestos, com os quais se pode exigir uma pausa na conversa, bem como numerosas saudações e gestos de despedida

Espaçonaves


As espaçonaves dos choolks são espaçonaves com a forma de Saturno.

Choolks conhecidos


  • Baguur, Choolk, Crenoch, Deschko, Duun 13, Fruunk, Germaiter, Hopzaar, Kalguun 15, Puukar, Pyttcor 17.

História


Os choolks são descendentes de uma raça de répteis.

Nota: Isso sugere que eles não descendem do planeta Alwuurk, que é um mundo desértico, ou aquele planeta já foi bastante rico em água.

Depois das kelsirenas, que os atraíram para a Imperatriz, eles se tornaram o segundo povo auxiliar da Imperatriz de Therm. Sem a Imperatriz de Therm, eles estariam condenados à extinção, já que agora se tornaram quase estéreis. Com suas espaçonaves, eles distribuíram os cristais da Imperatriz por sua concentração de poder. Semelhante aos hulkoos do lado de Bardioc, eles desempenharam um papel fundamental no confronto armado entre as duas superinteligências. Em um momento desconhecido, Vlission encontrou os choolks, quando uma de suas espaçonaves foi transportada pelos hulkoos para a galáxia Ganuhr. Os choolks morreram na ação de embarque. Vlission usou seu veículo para o voo para Nypasor-Xon e entregou-lhes o veículo, junto com o Comp que se encontrava a bordo.

No século XXXVI

No ano 3583, os terranos a bordo da SOL encontraram um choolk com o nome análogo. Ele queria forçá-los a entregar o Comp para ele e criou o caos na SOL depois que ele veio a bordo. Embora Choolk tenha mostrado seus limites, a SOL finalmente teve que se curvar ao comando do Comp e voou para o planeta Alwuurk. Lá, o Comp foi descarregado e entregue aos choolks. Naquele momento, veio o nascimento do Pruuhl, um senhor da guerra que nasce apenas em tempos particularmente perigosos. O choolk Puukar foi selecionado para a tarefa e recebeu o cristal negro da guerra. Pouco depois de seu nascimento, ele foi localizado por Galto Quohlfahrt no Vale da Vida e sequestrado para a SOL. No ano 3583, os choolks com seu líder Puukar vieram para a galáxia Ganuhr, para ajudar a SOL várias vezes. Quando a SOL caiu sob o poder da encarnação Bulloc, apenas os choolks com sua ameaça puderam, juntamente com a SOL, destruir Bulloc e assim libertando a espaçonave.


 

Créditos: 
  • Capas da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR796, PR797, PR798, PR800, PR819, PR840.
  • Computer (edição impressa): PR796, PR797.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Choolks”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: