Composto UVA
Tipo de material terrano, cuja sigla UVA é uma abreviação de ultravario-atronital. Trata-se de um material composto com propriedades particularmente variáveis e possibilidades de utilização.
Dados gerais
Uma série de compostos de sintoplástico são resumidos sob o termo composto ultravario-atronital. São compostos por dois ou mais materiais diferentes, nos quais essa combinação apresenta novas propriedades que diferem dos componentes individuais. Dependendo do design do material, da combinação básica de materiais e do processamento, podem ser alcançados os mais diversos efeitos. É até possível induzir certas reações através de estimulação subsequente. Essa maleabilidade vai tão longe que, quando compostos supramoleculares variáveis são utilizados, eles inicialmente se quebram como resultado do aumento da temperatura, por exemplo, e se reformam novamente quando esfriam. Como resultado, um efeito de autocura do material pode ser alcançado. Componentes com função de memória representam o próximo estágio de desenvolvimento; com eles, é possível alterar a forma do componente por meio de estimulação. Geralmente, é utilizado um sistema de dobradura do tipo origami.
- Nota: Um material semelhante, contudo, com propriedades diferentes, é o composto superatronital.
História
No início do século XVI NCG, o traje de bordo usado em espaçonaves da LTL consistia em composto UVA. Assim, se torna possível usá-los diretamente como roupa íntima quando se usa um traje SERUN. Além disso, vários mecanismos de proteção foram integrados, o que garante a sobrevivência no vácuo por vários minutos em caso de emergência. A blindagem da fuselagem da nave Ras Tschubai consiste em grande parte de composto UVA em espuma.
Fontes
- PR2817, PR3009.
- Glossário: PR3009.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ultravario-Atronital-Komposit”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.