Darghetano
Povo inteligente, não humano, originário do planeta Dargheta, situado na minigaláxia Torramaehne. É um dos povos-membros de uma aliança de 44 grandes civilizações, e seus integrantes se colocam como prestadores de serviços para outros povos empregando sua paracapacidade do sugestionamento de matéria.
Descrição Física
Os darghetanos são criaturas noturnas. Eles se parecem com lesmas terranas superdimensionadas. O comprimento de um darghetano adulto é de até seis metros e meio, a largura, de três e meio, e a altura, de dois e meio. O terço frontal parece um hemisfério e é de cor escura. Cerca de uma dúzia de antenas surgem de lá. O resto do corpo é vermelho e azul. Bem no fundo, há três rudimentos de nadadeiras. O alimento é triturado com a língua coberta por inúmeros dentes com chifres. Na parte inferior do corpo, há uma glândula mucosa e doze pés musculosos rastejantes, que são usados para locomoção. Eles não usam assento, mas ficam em recessos em forma de calha. Os darghetanos são hermafroditas e fecundam a si mesmos. 22 dias após a fertilização, a ninhada nasce e não é mais cuidada pelos pais. A prole é cuidada em lares especiais e depois de algum tempo designada a um mentor. Como não têm membros, eles usam criaturas parecidas com caranguejos chamadas triplídeos como agentes indiretos. Cada darghetano é acompanhado de três a quatro triplídeos, que são usados como força de trabalho e para a higiene pessoal.
Paracapacidade
Todos os darghetanos têm uma seção cerebral psiônica que os habilita a influenciar sugestivamente os seres vivos com inteligência inferior. É assim que eles controlam os triplídeos. Essa paracapacidade também é usada para controlar os exoesqueletos nuguun-keel. Alguns darghetanos desenvolvem a habilidade da sugestão de matéria ou nooquinese durante sua maturidade sexual. Eles são então chamados de sugestores de matéria, porque são capazes de controlar o comportamento e o estado da matéria por meio dessa paracapacidade no nível do quark e do glúon.
Características Psicológicas
Os darghetanos são um povo muito teimoso. Segurança e privacidade são muito importantes para eles. Suas espaçonaves são, portanto, protegidas por uma miríade de sistemas de armadilhas perigosas. O enterro em solo estrangeiro é um tabu para eles. É por isso que eles podem se congelar em tais situações de emergência. Os darghetanos são um povo muito pacífico que odeia a violência. Nenhum darghetano jamais admitiria que não agiu de livre vontade. Os darghetanos são mentalmente incapazes de compreender o princípio da mentira. Eles não conhecem egoísmo e competição. Eles não gostam de estatísticas e burocracia. Os darghetanos possuem apenas uma unidade de medida para cada grandeza física. Por exemplo, eles têm apenas a duração do dia como uma unidade de tempo e especificam as durações de tempo como múltiplos fracionários das mesmas. O segundo nome de um darghetano indica a região em que ele cresceu.
Sociedade
Idioma
A linguagem dos darghetanos, com seus sons melódicos, soa como o canto de uma pequena cotovia terrana.
Política
Eles tentaram uma forma democrática de governo por um tempo. No entanto, os políticos sempre procuravam agradar a todos e não conseguiam agir. Por isso, a política diária foi assumida pelas positrônicas.
Sugestores de matéria
Se um darghetano possui o talento de um sugestor de matéria torna-se evidente no início de sua puberdade. Então ele será treinado na Casa da Força Interior. Os altos guardiões que residem ali - sugestores de matéria antigos e sábios - formam a Ordem da Força Interior. Eles decidem se faz sentido desenvolver um sugestor de matéria latente. Se for esse o caso, cada possível sugestor de matéria é designado a um alto guardião que o orienta durante os exames associados ao treinamento. O treinamento deve ser concluído até o final da puberdade (vários meses depois). Um alto guardião tem a tarefa de operar o computador de coordenação na Casa da Força Interior. Durante esse tempo, ele tem o status de “primeiro entre iguais”. Pode ser que um darghetano não consiga lidar com o treinamento e esteja traumatizado. Nesse caso, ele nunca deve deixar a Casa da Força Interior. Como prestadores de serviço, os sugestores de matéria representam a única fonte de renda do povo, no entanto, não ocupam posição de destaque, mas são apenas ferramentas. Eles são muito valorizados e seus nomes estão imortalizados em uma parede na “Casa da Força Interior”. Os sugestores de matéria sempre atuam sozinhos ou em pares.
Religião
Os darghetanos acreditam em algo bom chamado Força Inefável que mantém o Universo unido. Os darghetanos entendem que esse poder é tudo o que eles não conseguem captar com seus sentidos. De acordo com a crença dos darghetanos, a Força Inefável permeia todo o ser, o que cria as paracapacidades como um efeito colateral. Ela enfrenta a encarnação do mal. Alguns filósofos defendem a opinião de que a Força Inefável é um sugestor de matéria particularmente poderoso. Eles dominam toda a matéria do Universo com a ajuda dos elétrons e deixam-na agirem apenas para armazenar informações, pois seu objetivo era se tornar onisciente.
Tecnologia
O nuguun-keel
Para se protegerem em ambientes perigosos, como o espaço sideral ou corpos celestes com condições hostis, eles usam um exoesqueleto chamado nuguun-keel, um dispositivo elipsoide e oco, com cerca de oito metros de comprimento e quatro de largura. Eles são controlados por impulsos sugestivos. Um conversor transmite esses impulsos em comandos de controle de energia normal para o positrônico compacto do dispositivo de sobrevivência. O fornecimento de energia é garantido por microrreatores com fornecimento de trítio. No interior, não há espaço apenas para um darghetano adulto, mas também para seus triplídeos. Dois braços de tentáculos com pinças, uma unidade gravojet e antigravitacionl, bem como um paralisador e um radiador térmico (ambos giráveis livremente) estão presos à casca externa. A energia é fornecida por meio de um reator de fusão. Na parte inferior, há doze pernas atarracadas de plástico que são usadas para se mover a pé.
Espaçonaves
Os darghetanos não desenvolveram a sua própria astronáutica. Eles gradualmente conquistaram a tecnologia correspondente de outros povos como pagamento pelos serviços prestados. Um tipo de nave conhecido tem a forma de um torpedo e um total de 270 metros de comprimento. A fuselagem externa é cinza-escuro. Uma seção da nave com cerca de 13 metros de comprimento é composta por um segmento com uma cúpula em forma de banheira, da qual um tubo pontiagudo aponta para a frente. O resto do casco consiste em um cilindro de cerca de dez metros de diâmetro. A superfície de uma das metades do cilindro é densamente coberta por estreitas protuberâncias anelares. Segmentos em forma de disco projetam-se da outra metade. Os bocais da propulsão não podem ser vistos. A nave possui captadores do hiperespaço, armazenadores de energia e projetores de campo semelhantes aos das unidades da Hansa Cósmica. As paredes internas são extremamente lisas, de modo que os humanoides não podem se mover a pé. Na central há uma depressão em forma de banheira, a concha ajustada. Uma diferença significativa para os tipos de naves de outras raças é que também existem instrumentos com uma saída olfativa, por exemplo, sinais de alerta de um gás com cheiro forte.
A nave individual
Um de seus tipos de nave é um cilindro duplo de 270 m de comprimento e dez metros de espessura. Ele foi projetado para apenas um piloto e, portanto, é chamado de individual. A frente de 13 m é a área de convivência do piloto. O cilindro um é coberto por finas protuberâncias anulares, o outro por pequenas aletas. O piso da nave é liso como vidro. A tecnologia desse tipo de nave inclui hipertrops, hiperimpotrônica e metagravs.
A nave de dois lugares
É o tipo de nave em que dois sugestores de matéria voam juntos em uma missão. Ela se parece com dois cilindros que são conectados um ao outro por um conector curto na capa. A peça de conexão, que se estende por ambos os lados do cilindro na proa, contém o espaço de convivência do piloto. Uma nave de dois lugares tem 62,8 m de comprimento, 21,4 m de largura e dez metros de altura. A superfície é cinza e coberta com muitas protuberâncias anelares finas e aletas em delta.
Daghetanos conhecidos
Alguns darghetanos conhecidos são:
- Hindo-Bel, Kerma-Jo, Kurma-Puja, Menir-Hal, Namu-Rapa, Nandu-Gora, Rano-Fer, Sagus-Rhet, Sita-Kar e Vasu-Deva.
História
Por volta de um milhão AC, os darghetanos já possuíam inteligência e uma cultura no nível da Idade da Pedra. No entanto, não houve nenhum desenvolvimento posterior: com os triplídeos, eles tinham ajudantes pessoais que não podiam ser aprimorados, então não houve incentivo para buscar melhorias. Acredita-se que, em algum momento dos séculos seguintes, inteligências alienígenas implantaram o talento do sugestionamento de matéria no genoma dos darghetanos. O calendário atual dos darghetanos começa 29 mil anos antes do ano 425 NCG, com a Primeira Aliança. Uma era mais antiga começou 7.409 anos antes, após o impacto de um meteorito gigante em Dargheta, que foi seguido por uma inundação em todo o planeta. Por volta do ano 24.000 AC, uma expedição de caça dos dogaachs chegou a Dargheta. No início, eles caçaram os darghetanos para se alimentar. Eventualmente, alguns sugestores de matéria danificaram os propulsores das duas espaçonaves e atacaram a tripulação com vírus manipulados. Os membros da tripulação então perceberam seu erro. Eles pediram perdão e ofereceram aos darghetanos uma transferência de tecnologia. Os darghetanos receberam máquinas controladas por computador, fáceis de usar. Somente através da troca com os dogaachs e outros povos os darghetanos puderam construir uma civilização tecnológica. A aliança entre os dogaachs e os darghetanos formou a pedra angular da aliança das 44 grandes civilizações. O fato de que os darghetanos deviam seu desenvolvimento a outros povos foi esquecido. Em tempos posteriores, a maioria dos darghetanos erroneamente acreditava que os sugestores de matéria haviam levado a civilização aos outros 43 povos. Nos milênios seguintes, os 43 povos mais importantes do aglomerado de galáxias recorreram cada vez mais à ajuda dos darghetanos. Esses ajudaram a desenvolver microrganismos e códigos genéticos para colonos adaptados ao meio ambiente. Os darghetanos tornaram-se assim um dos pilares angulares da aliança das 44 civilizações. Em dezembro do ano 424 NCG, o darghetano Namu-Rapa manipulou o Samsaru devido à chantagem da superinteligência Seth-Apophis. Ele conseguiu modificar várias cepas de vírus armazenadas no Samsaru para que fossem transportadas para a Terra pelo vento solar e alí desencadeasse a praga da informação. Quando ele tentou matar alguns vírus com pó de cobalto radioativo, eles continuaram a sofrer mutações. O darghetano tornou-se radioativo e sabia que logo morreria. Ele caiu em um planeta desabitado no aglomerado M-19, onde uma expedição da Hansa Cósmica encontrou sua nave e seu cadáver graças à ajuda de Vamanu. Também no ano 424 NCG, Sagus-Rhet e Kerma-Jo receberam seu treinamento para se tornarem sugestores de matéria. Eles eram sugestores de matéria muito forte e os primeiros em muito tempo a receber o programa de treinamento completo. No meio de seu treinamento, Seth-Apophis os tornou seus agentes. Os dois darghetanos deveriam procurar os porleyteranos para Seth-Apophis. Imediatamente após completar o treinamento, Seth-Apophis fingiu uma emergência em uma mensagem de rádio, na qual dois sugestores de matéria seriam necessários. Sagus-Rhet e Kerma-Jo eram os únicos disponíveis, então eles foram enviados. No espaço vazio intergaláctico entre a galáxia Antefaehre e a minigaláxia Torramaehne, os dois agentes encontraram uma nave dos sawpaneses e foram transportados nas costas dessa para a Via Láctea até o aglomerado M-3. Ao sacrificar a nave dos sawpaneses, os darghetanos conseguiram se esgueirar para o interior do aglomerado estelar. Através de um sistema de armadilha dos porleyteranos, sua nave em voo ultraluz metagrav foi tirada do curso e caiu em um planeta, no interior do qual havia uma estação dos porleyteranos. Os dois darghetanos puderam salvar apenas seus nuguun-keels e seus triplídeos dos equipamentos. De acordo com a compulsão exercida por Seth-Apophis, os dois darghetanos realizaram ataques contra os terranos, que também haviam avançado para M-3, mas depois de um tempo se libertaram da compulsão da superinteligência e se juntaram a Perry Rhodan. Sagus-Rhet e Kerma-Jo em seguida libertaram os porleyteranos.
- Capas da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.
Fontes
- PR1043, PR1061, PR1062, PR1069, PR1071.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Dargheten”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.