Dolan

Tipo de espaçonave extraterrestre que era utilizada pelos condicionados em segundo grau ou vigilantes de vibrações.

Descrição


Era um ser vivo artificial semi-inteligente. O ser da retorta, quando acordado, era esférico e tinha cerca de 100 m de diâmetro. Era uma concentração artificial de tecidos, formada pelo mesmo material celular do corpo de um vigilante. A inteligência de um dolan era bastante reduzida e manifestava-se exclusivamente na forma de emoções primárias. A submissão servil, aliada a uma certa estupidez, formava a principal característica do dolan. O dolan era produzido para obedecer somente ao seu dono e destruiria imediatamente qualquer outro vigilante que se atrevesse a chegar perto dele ou dar-lhe ordens. Cada dolan abrigava sete executores, que formavam o chamado simpósio. Cada um dos sete executores tinha uma tarefa bem definida a cumprir no interior do dolan.

História


Os terranos entraram em contato com essa técnica pela primeira vez nos anos 2436 e 2437, durante os confrontos com os condicionados em segundo grau. Os dolans foram destruídos no ano 2437, com a ajuda da frota dos halutenses, quando estavam atacando a Terra.


 

Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR322, PR323, PR325, PR335, PR350, PR365, PR398.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Dolan”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: