Elemento do Tempo
Termo biológico da fauna. Integrante do Decálogo dos Elementos, constituído por animais provenientes das regiões periféricas da negasfera. Seus indivíduos são chamados de cronimais. Só aparecem em grupos, pois não conseguem agir individualmente. São animais de estimação diletos do Senhor dos Elementos.
Aparência
Eles se parecem com lagartos do tamanho de ratos, com oito patas e pele escamada, sem cauda. Os cronimais se adaptaram (ou foram adaptados) às condições físicas peculiares da zona de não causalidade e possuem a habilidade incomum de manipular os níveis do tempo. Eles dominam essa habilidade tão perfeitamente que os níveis de tempo trocados começam a se estabilizar depois de um certo período (o que depende do número e da força psiônica dos cronimais e do número de anos entre os respectivos níveis). Os cronimais só aparecem em bandos, individualmente são desprovidos de inteligência ou autoconsciência e só são capazes de agir em grupo e, mesmo assim, são tão inteligentes quanto um cão pastor alemão.
Habilidades
O Elemento do Tempo só pode ser usado sob controle constante pelo Elemento da Condução. A troca de níveis do tempo, naturalmente, é limitada espacialmente. Um bando médio de cronimais (cerca de cinco mil criaturas) pode afetar uma área tão grande quanto a de Terrânia.
História
Os cronimais não surgiram por evolução natural, mas sim se desenvolveram nas zonas periféricas da negasfera. Como Elemento do Tempo, eles eram extremamente valiosos e, portanto, de uso quase constante. Seus poderes também foram usados na construção da cidade do tempo Morhandra no caotênder Zentapher. Pouco antes do ataque à Via Láctea, seus serviços foram emprestados aos armeiros de Mrill. Em troca, o Decálogo recebeu o codificador ativo sextadim. A sua primeira implantação na Via Láctea ocorreu no ano 427 NCG durante o ataque do Decálogo ao sistema Verth e ao planeta Gatas com seu cronofóssil. Entretanto, o ataque teve que ser abortado quando Kazzenkatt, que dirigia a operação remotamente, foi forçado a evacuar sua posição no sistema Esquife. O Elemento do Tempo foi perdido pelo Decálogo no início de fevereiro do ano 428 NCG, quando todos os cronimais foram atraídos pelo Elemento da Condução para uma unidade-múmia da Armada Infinita devido à informações falsas. A partir dali, eles ganharam os andarilhos do tempo como recompensa por salvar o povo dos twonosers.
Fontes
- PR1186, PR1193, PR1195, PR1196, PR1202, PR1204, PR1336.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Element der Zeit”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.