Epsal

Segundo planeta de um total de seis do sistema estelar Vono, um sol amarelo normal, situado na Via Láctea, distante 13.844 anos-luz do Sistema Solar. É o mundo natal dos epsalenses, lahooris e obugaabs.

Dados astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Vono
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 13.843,8 anos-luz
Distância para o sistema Árcon: 24.238 anos-luz
Distância para o sistema Verth: 68.147,2 anos-luz
Tipo/superfície: Mundo normal de oxigênio
Período de rotação própria: 30,7 h
Diâmetro equatorial: 26.718 km
Densidade média: 5,647 g/cm³
Massa: 5,639x10²² t/9,439 massa da Terra
Gravidade superficial: 2,15 g
Atmosfera: Similar à da Terra
Temperatura média diurna: 27 ºC
Povos conhecidos (habitantes): Epsalenses, lahooris e obugaabs
Capital planetária: Rimdan

Dados gerais


Epsal é um mundo normal de oxigênio, tem um diâmetro equatorial de 26.718 km, uma gravidade de 2,15 g e um período de rotação de 30,7h.

Topografia

Possui quatro continentes. Ashpal e Betheny, que se estendem a leste, são duas massas de terra ao norte. Ashpal é conhecido por seus vinhos-do-gelo. Outro continente, localizado ao sul, é chamado Seagra. Sua extremidade leste é conhecida por seu litoral selvagem, romântico e acidentado. O continente ao sul é chamado Cophayre. As calotas polares de Epsal são apenas levemente cobertas de gelo. No entanto, a região polar norte do planeta, também chamada de Grande Nada, é um deserto gelado inacessível e intransponível. Em meados do século XVI NCG, mais de 50% da superfície utilizável do planeta ainda estava em sua forma natural, anterior à colonização pelos terranos. As áreas restantes foram terraformadas desde então. Os mares são ricos em peixes e quentes, as calotas polares apenas ligeiramente geladas.

Fauna conhecida

Embora os mares sejam relativamente quentes, eles são caracterizados por uma grande abundância de peixes.

Flora conhecida

Uma vegetação extremamente diversa prospera nas planícies; as zonas montanhosas, que se estendem em frente a imponentes montanhas rochosas, são cobertas por vegetação esparsa. O único exemplar sobrevivente da árvore-do-gelo no planeta é considerado uma exceção absoluta.

Cidades conhecidas

A capital planetária, com um enorme espaçoporto, chama-se Rimdan. Situa-se aos pés das Montanhas Komundal. No ano 2100, tinha uma população de cerca de 80.000 habitantes. Entre os pontos turísticos da cidade está o Palácio do Residente, em forma de ferradura. Um extenso parque estende-se atrás do edifício. As luxuosas vilas do distrito abastado também estão localizadas nas proximidades. No continente de Betheny, perto da cidade industrial de Akran City, encontra-se o complexo da Academia Cart Rudo. Entre os distritos de Akran City está o distrito periférico de Chordana. Outra cidade no continente chama-se Dringang. Possui uma ligação ferroviária a vácuo com a cidade de Kornath, em Ashpal.

Outros locais conhecidos

Na paisagem pantanosa da Torrente fica o assentamento abandonado de Karindell. Outra pequena localidade é Dablex, uma vila com a taverna Last Rast no extremo norte de Ashpal, localizada na borda do deserto gelado conhecido como o Grande Nada.

Habitantes (epsalenses)

Têm a pele marrom, que imita o couro, medem cerca de 1,60 m de altura, sendo que a largura é igual. Os epsalenses eram considerados os oficiais de espaçonaves mais competentes e desejáveis, mas o tamanho enorme dos humanos de Epsal adaptados ao ambiente naturalmente não poderia deixar de ter seus reflexos nas cordas vocais. Ouvir um epsalense falar ou até mesmo dar uma gargalhada podia ser tudo, menos um bálsamo para os nervos.

Sociedade


Os epsalenses também têm receptividade para músicas suaves.

Governo e política

Os epsalenses são dirigidos pelo Conselho dos Anciãos. O planeta é membro pleno da Liga dos Terranos Livres (LTL).

Economia e mídia

As emissoras de trivídeo do planeta incluem a Epsal-Net pública.

População


A região polar dos continentes do norte de Ashpal e Betheny é o refúgio dos lahooris e dos obugaabs. As outras regiões do planeta abrigam os epsalenses e os representantes de povos imigrantes da Via Láctea.

História


No passado distante

Milhares de anos antes de os terranos se estabelecerem em Epsal, outras inteligências já estavam ativas no planeta. Elas usaram armas pesadas para destruir as árvores-do-gelo, das quais apenas três sobreviveram à hecatombe.

No século XXI DC

Diz-se que Benefit Coscor, ancestral do capitão da nave Stellaris, Solomon Coscor, foi um dos primeiros terranos a pisar em Epsal no ano 2040, vindo da nave Liverbird. Epsal foi um dos primeiros planetas colonizados pelos terranos, cujos descendentes, denominados epsalenses, adaptaram-se ao seu ambiente hostil. Eles faziam parte de um programa de adaptação iniciado no ano 2045. O começo da adaptação ao ambiente do ano 2045 sugere um assentamento nesse ano. Isso foi precedido pelo pouso de três naves colonizadoras terranas, a Amacord, a Strada e a Boccaccio, nesse mundo no ano 2044, que foi renomeado Epsal em homenagem à sacerdotisa hindu Epsa Danghawata, que morreu inesperadamente durante o voo.

Observações: O sistema de combate espacial publicado pela Agema Publishing apresenta uma versão diferente. Em 27 de maio do ano 2003, a nave colonizadora Magalhães foi lançada da Terra e pousou no planeta Epsal em 4 de junho. No entanto, a fonte não é canônica. No PR-Extra nº 16 em particular, mas também no Spartac 2.1, confirmam a colonização nos anos 2044-2045.

No ano 2100, a sua população era de oitenta mil habitantes.

No século XXXVI DC

No ano 3587, a população era de 14,7 bilhões de epsalenses. A frota incluía 251 naves de combate. Nessa época, Epsal fazia parte da Liga dos Terranos Livres (LTL).

No século V NCG

À medida que o Culto Guerreiro se espalhava pela Via Láctea, um Upanishad também foi estabelecido em Epsal. Em 1º de dezembro do ano 446 NCG, as estátuas da kartanina Oogh at Tarkan começaram a falar nesse Upanishad — assim como em todos os Upanishads da Via Láctea — e denunciaram o Conflito Permanente como uma heresia que não mais guardava qualquer semelhança com a filosofia original da superinteligência Estartu.

No século XIV NCG

Por volta do ano 1300 NCG, Epsal continuou a ser associado à Liga dos Terranos Livres (LTL). Um esquadrão de bloqueio foi estacionado em Epsal para construir uma barreira Aagenfelt. No ano 1344 NCG, Epsal era o mundo principal da República de Epsal. No ano 1344 NCG, Pearl TenWafer, a Residente Epsalense, participou da Conferência de Reconstrução dos Povos na Terra. Em 8 de agosto do ano 1345 NCG, a segunda onda de Traitor chegou a Epsal.

No século XVI NCG

No ano 1545 NCG, a cooperação entre a LGL e a República de Epsal foi ameaçada pelas forças militares epsalenses isolacionistas. Somente após Perry Rhodan expor as maquinações do criminoso general Sansi Corona, a reconstrução das estruturas democráticas pôde começar. Além disso, após séculos de perseguição, os lahooris e os obugaabs receberam os direitos civis de Epsal aos quais tinham direito. Após esses eventos, a última árvore-do-gelo começou a rejeitar os dois novos ramos.

No século XXI NCG

Após a Era Cairanesa, ou no século XXI NCG, a República de Epsal continuou a ser um estado-membro semiautônomo da (então) Liga dos Galácticos Livres (LGL).


Créditos: 

Fontes


  • PR100, PR233, PR300, PR725, PR963, PR1244, PR1274, PR1346, PR1537, PR2025, PR2028, PR2300, PR2326, PR2360, PR2499, PR2625, PR2628, PR2837, PR2921, PR3100, PR3259.
  • PR-Extra nº 16.
  • PR-Stellaris nº 50.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Epsal”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: