Estartu (concentração de poder)
Termo cosmológico que referencia doze galáxias que estão sob a influência da superinteligência Estartu — daí o nome: Reino das Doze Galáxias. Cada uma dessas galáxias contém uma das chamadas “maravilhas cósmicas”. Às vezes, elas também são chamadas de Galáxias da Virgem.
Notas: O nome deriva de sua localização no aglomerado de Virgem (latim: Virgo), embora esse aglomerado inclua naturalmente muito mais galáxias. Em contraste com a série, na qual a concentração de poder, assim como o nome da superinteligência, geralmente é escrito em letras maiúsculas, a Perrypedia usa a grafia Estartu para melhor diferenciação.
Dados gerais
Extensão
A concentração de poder está localizada a aproximadamente quarenta milhões de anos-luz da Via Láctea, na região do aglomerado de Virgem. As doze galáxias ocupam uma região do espaço com aproximadamente 2,5 milhões de anos-luz de comprimento, 1,2 milhão de anos-luz de altura e 1,35 milhão de anos-luz de largura.
Galáxias associadas
- Absantha-Gom, Absantha-Shad, Dhatabaar, Erendyra.
Povos conhecidos
De acordo com o guerreiro eterno Ijarkor, existem aproximadamente 100.000 civilizações astronáuticas em todo o Reino das Doze Galáxias.
Língua comum
O sothalk serve como a língua comum e é considerada a língua universal em toda a concentração de poder.
Emblema
O emblema da concentração de poder é o símbolo de Estartu, três setas em um triângulo isósceles.
Sistema monetário
O fedha, originário do planeta Erskursu, é uma moeda amplamente utilizada em todas as galáxias da concentração de poder e considerado o dinheiro mais procurado. As marcas da moeda são coloridas e equipadas com hologramas à prova de falsificação.
História
O Terceiro Caminho
Segundo o cronista do superser Aquilo, Estartu influenciou de forma consistente o desenvolvimento dos povos que viviam na sua concentração de poder. A maioria das culturas em sua esfera de influência surgiu com seu envolvimento, e seu objetivo era promover continuamente seu desenvolvimento. [...]. Terceiro Caminho, os andurys, patrocínio para Dorifer [...]. Por volta do ano 50.617 AC, a superinteligência recebeu um pedido de ajuda do universo Tarkan. Para auxiliar os povos oprimidos, Estartu instalou os pterus, o povo mais importante da galáxia Muun, como guardiões da sua concentração de poder e partiu em uma missão de resgate 50 anos-padrão depois, ou seja, no ano 50.567 AC.
A concentração de poder órfã
Como um primeiro passo para salvar a galáxia Hangay, a nave Narga Sant foi transferida para o universo normal entre os anos 50.035 AC e 50.027 AC. Em resposta, o cosmonucleotídeo Dorifer aumentou a constante psiônica em sua esfera de influência no ano 50.027 AC. O propósito real era fortalecer a barreira dimensional interuniversal. Um efeito colateral inesperado foi que a Rede Psiônica nesse setor cósmico — ao qual a concentração de poder Estartu pertence, bem como o Grupo Local da superinteligência Aquilo — tornou-se utilizável como meio de transporte.
Nota: Não há informações claras sobre o ano da transferência da Narga Sant para Meekorah. Vide para isso Narga Sant: Chegada em Meekorah.
A Narga Sant apareceu perto do Céu Escuro alguns meses depois. Oogh at Tarkan entrou em contato com o clã de Estartu, adotou os ensinamentos de Estartu e tentou estabelecer a filosofia do Terceiro Caminho através do Upanishad em todas as Doze Galáxias da concentração de poder.
Os viajantes da rede e os vironautas
O aumento da constante psiônica ameaçava o Código Moral; havia o perigo de que um aumento adicional pudesse causar o colapso da estrutura espaço-temporal. Como resultado, no ano 49.990 AC, um grupo de treze querionenses fundou a organização dos viajantes da rede como os guardiões de Dorifer. Com essa tarefa autoescolhida, eles automaticamente se tornaram adversários dos singuvas e dos guerreiros eternos. Para expandir ainda mais sua esfera de influência, os singuvas enviaram o sotho Tal Ker para a Via Láctea. Ele apareceu oficialmente ali em fevereiro do ano 429 NCG, ostensivamente para estabelecer relações comerciais com a Hansa Cósmica. Ele também elogiou muito as maravilhas de Estartu. Milhares de vironautas foram atraídos por ele para partir em suas naves-vírus para o distante aglomerado de Virgem. Ali, no entanto, eles frequentemente experimentavam apenas os efeitos negativos causados pelo conflito permanente. Muitos galácticos proeminentes, como Perry Rhodan, Atlan, Gucky e Alaska Saedelaere, juntaram-se aos viajantes da rede. Outros, como Reginald Bell e Geoffry Waringer, pelo menos os apoiaram na luta contra os guerreiros eternos.
O fim dos guerreiros eternos
No início de dezembro do ano 446 NCG, as estátuas da kartanina Oogh at Tarkan começaram a falar em todos os Upanishads da Via Láctea e da concentração de poder de Estartu, denunciando o conflito permanente como uma heresia que não mais guardava qualquer semelhança com a filosofia original da superinteligência Estartu. Eventualmente, Stalker retornou à concentração de poder de Estartu. De acordo com vários relatos, ele chegou ao Céu Escuro com a nave Gomstar por volta de meados de janeiro do ano 447 NCG. A notícia da morte de Stygian, que ele transmitiu amplamente por meio do rádio psiônico, causou grande comoção. O poder dos guerreiros eternos entrou em colapso nas semanas seguintes. Quando, em 31 de janeiro do ano 447 NCG, 4.000 toneladas de paratau deflagraram espontaneamente no Tarkanium e descarregaram todo o seu conteúdo energético no cosmonucleotídeo Dorifer, isso reduziu o nível psiônico da Rede Psiônica. A rede não podia mais ser usada como meio de transporte. Como resultado, muitos povos na aglomeração de poder de Estartu perderam a sua base tecnológica. A pedido de Atlan, muitos viajantes da rede cuidaram desses povos, já que a intenção e o objetivo originais dos viajantes da rede não existiam mais devido à regularização de Dorifer. As maravilhas das galáxias também deixaram de existir após essa regularização.
O retorno de Estartu
[...].
Fato interessante
Um reino (diferente) das Doze Galáxias apareceu pela primeira vez em uma proposta do autor H. G. Ewers para o enredo a partir do episódio PR800, que foi rejeitada na época. Ernst Vlcek cita o conceito de Ewers no volume do workshop.
Fontes
- PR1251, PR1252, PR1267, PR1268, PR1287, PR1288, PR1289, PR1298, PR1300, PR1303, PR1305, PR1307, PR1309, PR1316, PR1317, PR1318, PR1319, PR1325, PR1331, PR1332, PR1335, PR1339, PR1340, PR1345, PR1346, PR1347, PR1348, PR1349, PR1350, PR1356, PR1359, PR1373.
- RP 284, RP 348.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Estartu (MB)”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Mächtigkeitsballung)). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.