Etztak
Indivíduo do povo dos saltadores. Entre os anos de 1982 e 1983, ele era o patriarca e o senhor da guerra do clã de Orlgans.
Descrição Física
Era um indivíduo gigante, de dois metros de altura e constituição forte. A sua barba descia até o peito em ondas grossas e brancas, e o seu cabelo não era inferior a ela em termos de comprimento e pujança. Ele era velho até mesmo para os padrões dos saltadores. Devido à sua idade avançada, caminhava curvado sob o peso dos anos.
Características Psicológicas
Não era o tipo de pessoa que faz longos circunlóquios. O patriarca estava acostumado ao sucesso e sabia planejar com prudência e longo alcance. Por outro lado, reagia de forma colérica quando falhava, especialmente quando seu fracasso se devesse a fatores que não foram calculados de antemão. Contudo, as decisões que ele tomava em tais circunstâncias eram muito impulsivas. Como quase todos os capitães dos saltadores, ele insistia no monopólio comercial dos saltadores mesmo nas regiões mais remotas da Via Láctea. Planetas recém-descobertos eram explorados, e seus habitantes colocados em uma situação de dependência dos saltadores. Entre outras coisas, comandava a sua nave capitânia, a Etz XXI.
História
No ano de 1982, Etztak foi chamado por Orlgans, que era um membro de alto escalão do seu clã, para ajudar. Orlgans, que corria o risco de ser dominado por naves terranas, também convocou uma frota de combate dos saltadores. Em uma batalha com os terranos no sistema Beta-Albíreo, os saltadores levaram vantagem, enquanto as naves terranas foram forçadas a fugir. Etztak, que foi informado por Orlgans sobre o planeta Terra, descoberto por esse, estava muito interessado na sua exploração. Só com dificuldade ele conseguiu afastar os curiosos superpesados. Foi convencido por Orlgans de que o cadete terrano Julian Tifflor estava informado sobre o comércio secreto e os planos de expansão da Terceira Potência. Por isso, ele permaneceu com a sua frota no sistema Beta-Albíreo e procurou pelo fugitivo Tifflor no segundo planeta, chamado pelos cadetes de Homem de Neve. Além disso, os dois saltadores eram da opinião de que Tifflor conhecia o mundo da vida eterna, e queriam capturá-lo também por isso. Contudo, a busca se mostrou cada vez mais difícil, o que enfureceu o patriarca. Finalmente, desviado do curso pelo aparecimento misterioso do rato-castor Gucky, Etztak mandou lançar uma bomba de Árcon em Homem de Neve. Quando o incêndio nuclear ocorreu, Etztak mal conseguiu se salvar em uma nave espacial da sua frota, a Horl VII. A Etz XXI foi destruída. No ano seguinte, o patriarca Goszul, que é amigo de Etztak, convocou uma conferência de todos os saltadores para ocorrer no Planeta de Goszul, para lidar com a ameaça terrana. Etztak chegou a voar para o Planeta de Goszul para participar da assembleia, contudo, essa foi sabotada por mutantes terranos que se misturaram entre os mercadores disfarçados. O pária Levtan deveria apoiá-los inconscientemente. Etztak sequestrou o pária e fez lavagem cerebral nele, o que forçou Kitai Ishibashi a matar Levtan por parada cardíaca para evitar que o plano fosse exposto. Os mutantes detonaram uma minibomba nuclear, mergulhando a reunião no caos. Etztak sobreviveu ao ataque e perseguiu os assassinos. Ele conseguiu abater a nave Lev XIV com a qual tentavam fugir. Porém, ele não conseguiu capturar os fugitivos que se esconderam com os nativos goszuls. Quando a epidemia do esquecimento eclodiu, ele sugeriu abandonar o Planeta de Goszul e conquistar a Terra. Esses planos foram abandonados quando os próprios saltadores foram infectados. Eles fugiram do sistema em pânico.
Fontes
- PR29, PR30, PR32, PR33, PR34, PR35, PR36.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Etztak”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.