Favo-1000
Pequeno corpo celeste da Via Láctea. Era um fragmento de destroço do planeta Pordypor, o mundo natal dos paramags, que explodiu há dezenas de milênios, e que serviu como um parabanco para os Antigos Mutantes.
Dados | Valores |
---|---|
Diâmetro: | Aproximadamente 1.200 km |
Atmosfera: | Nenhuma |
Superfície: | Pedregulho irregular |
Habitantes: | A partir de julho do ano 3444, lar dos Antigos Mutantes |
Dados Gerais
Favo-1000 era um planetoide aproximadamente esférico com aproximadamente 1.200 metros de diâmetro. Sua superfície era irregular e coberta com inúmeras rachaduras, fendas e elevações irregulares. Grandes quantidades de metal TEP estavam armazenadas sob a superfície, que atravessavam o planetoide como veios.
História
Favo-1000 era um pedaço de destroço isolado no sistema estelar Paramag Alfa, que se revelou ideal para uma ideia desenvolvida por Roi Danton. Como os Antigos Mutantes precisavam de metal TEP para sua manifestação, ele sugeriu que um dos asteroides ricos em TEP fosse “capturado” do sistema de destroços e disponibilizado aos Antigos Mutantes como um asilo permanente. O conceito de um parabanco desenvolvido pelo dr. Geoffry Abel Waringer previa usar o conteúdo de consciência dos Antigos Mutantes como uma arma poderosa para a Humanidade no futuro. Se necessário, agentes da USO e especialistas da Segurança Solar deveriam servir como portadores dos Antigos Mutantes e, assim, adquirir suas capacidades. Para impedir o acesso não autorizado para essas capacidades, a localização do Favo-1000 precisava permanecer secreta. Em julho do ano 3444, as naves auxiliares da Mostonow e da Marco Polo exploraram o sistema estelar Paramag Alfa em busca de um asteroide adequado de tamanho médio, contendo metal TEP, que pudesse ser capturado do sistema de destroços. Após várias falhas, a CMP-46, sob o comando do major Cloost, descobriu o asteroide isolado batizado por Cloost de Favo-1000. Pouco tempo depois, a Marco Polo e a Mostonow fizeram um ataque simulado ao asteroide para expulsar os paramags dentro dele. Enquanto isso, os oito Antigos Mutantes estavam a caminho de seu novo lar. Quando se estabeleceu que os Antigos Mutantes haviam alcançado Favo-1000 e quase todos os paramags haviam deixado o asteroide, Favo-1000 foi retirado de seu curso por um raio de trator com o tênder de frotas Dino-386, preso à plataforma do tênder e transportado secretamente para o sol Wild Man no Aglomerado Tolot, onde o asteroide pôde ser colocado em uma órbita estável. Ali, Favo-1000 foi desenvolvido para uma base secreta da USO e da Segurança Solar. Com isso, o asteroide foi transformado em um parabanco para servir de moradia provisória para os Antigos Mutantes. O Império Solar podia conversar com os Antigos Mutantes através de um código. Um dispositivo especial transmitia certas vibrações para os veios TEP. O metal TEP no Favo-1000 desenvolveu uma inteligência paradoxal chamada Pairun - de Payn-Hrun-Tala, o nome dos paramags para o metal TEP. Em um tratado iniciado pelo mutante Fellmer Lloyd, ele prometeu aos Antigos Mutantes proteção e direito de residência no Favo-1000. No ano 3460, durante a invasão dos lares, o planetoide tornou-se o centro da intriga galáctica quando o superpesado Leticron, que estava preste a decodificar os dados de posição dos Antigos Mutantes, quis se apossar desse tesouro da Humanidade solar. Então, os conteúdos de consciência dos Antigos Mutantes tiveram que ser evacuados. Esses foram levados para o planeta Gaia, no Punho de Provcon, o território soberano do recém-fundado Novo Império Einsteiniano (NIE), a fim de impedir desse modo que eles fossem acessados pelos lares. Finalmente, em junho desse ano, ele foi destruído pelos lares por ordem de Hotrenor-Taak.
- Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.
Fontes
- PR597, PR598, PR599, PR603, PR680, PR688, PR689, PR690.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “WABE 1000”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.