Fenomat
Local citadino. Era a capital do estado de Heyatha, localizada no planeta Isan. O nome também foi usado para o abrigo central da cidade.
Dados Gerais
Havia um total de cinco abrigos subterrâneos no estado de Heyatha. O sistema de abrigo da capital se estendia por 100 andares e um sistema de corredores com quilômetros de largura. O poço central descia do centro da cidade até uma profundidade de uma milha. Além do abrigo, apenas a rua dos reis de Feno é conhecida pelo nome. Ela estava a meio caminho do centro da cidade para o subúrbio de Sallon. Era uma área comercial exclusiva com edifícios veneráveis.
Habitantes do abrigo
Seis mil pessoas encontraram refúgio no abrigo Fenomat durante a guerra nuclear global (vide em: “História” abaixo). Em oito anos, a população cresceu para 10.000 pessoas. Era governado por um conselho. Os seguintes sobreviventes da guerra nuclear são conhecidos pelo nome:
- Havan (um conselheiro), Irvin (químico), Ivsera (química-chefe), Killarog (um conselheiro), Ofaran, Thér.
História
Oito anos de Isan antes do ano 2040, uma guerra nuclear eclodiu entre Heyatha e o estado de Othahey no segundo continente de Isan. Muitas cidades foram devastadas e praticamente todo o planeta foi envenenado por precipitação radioativa. Apenas cerca de 100.000 pessoas sobreviveram em um total de 11 abrigos em ambos os continentes. Os residentes do abrigo de Fenomat não tinham contato com os outros abrigos. Depois de oito anos, a situação no abrigo de Fenomat era desesperadora porque a maior parte dos suprimentos havia se esgotado. As fibras orgânicas das roupas já haviam sido utilizadas na produção de alimentos sintéticos. Esse recurso também quase se esgotou em meados do ano 2040. Além disso, os sistemas de suporte de vida não estavam mais funcionando corretamente. A maioria dos sobreviventes estava letárgica e resignada com seu destino. O conselho enviou uma expedição secreta à superfície, mas a cidade foi destruída e a terra ficou radioativa em um raio de 300 milhas. Não havia nada a ser encontrado ali. Além disso, a expedição foi alvejada por um estranho grupo. Em seguida, começou a construção de um túnel para o abrigo de Sallon, a apenas alguns quilômetros de distância. A intenção era roubar os suprimentos dali. Ruídos foram usados para determinar que os residentes de Sallon estavam dirigindo um túnel na direção do de Fenomat. Era sabido que o pessoal de Sallon estava muito mais bem armado do que os habitantes de Fenomat. Portanto, foi planejado permitir a invasão, mas ao mesmo tempo realizar um contra-ataque à eclusa inferior de Sallon. A tropa comandada por Killarog, a que pertencia a química Ivsera, conseguiu penetrar no abrigo adversário, mas já ali era esperada. Killarog foi morto. Os outros foram capturados. Logo após o início desses conflitos, Perry Rhodan, John Marshall, Laury Marten, Gucky e o conde Rodrigo de Berceo pousaram em Isan com a nave Koos-Nor. Rhodan interveio na luta e acabou com ela com a ajuda de Marshall. Gucky foi ferido enquanto explorava o planeta e não pôde ajudar seus amigos. Rhodan foi apoiado em particular por Ivsera e o capitão Feriar, que vivia em Sallon. No decorrer dos eventos, ficou sabendo que o conselheiro Havan vinha fazendo pactos com Belal, o único governante de Sallon, por anos. Ambos buscavam o domínio sobre Isan. Eles puderam acabar sendo inofensivos, mas antes disso Belal conseguiu danificar gravemente a Koos-Nor e atirar em Rodrigo de Berceo. Rhodan pediu suprimentos para os sobreviventes da guerra nuclear. A nave Drusus levou os suprimentos com os quais a população deveria sobreviver por pelo menos um século. Supunha-se que a radiação na superfície do planeta enfraqueceria a um nível seguro durante esse tempo. Rhodan nomeou Ivsera, Feriar e o confiável lutador Thér como chefes interinos dos dois abrigos. Ele os exortou a realizar eleições regulares em breve. Duas naves auxiliares da Drusus permaneceram em Isan. O total de vinte membros da tripulação deveria apoiar os novos governantes.
Fontes
- PR53.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Fenomat”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.