Foca (povo)
Povo não humano, uma espécie da Via Láctea, originário do planeta Vênus, que possui inteligência limitada. Eles se autodenominam gara-shaly’ud, que significa “os segundos cujo exílio começou”. Eles são semelhantes aos schota-magathes e solmoths.
Nota: A grafia gara-shaly’du é usada na minissérie Atlântida.
Aparência e fisiologia
São criaturas inteligentes, que, a curta distância, se parecem com focas. Em um exame mais detalhado, porém, as diferenças ficam evidentes. Na realidade, as focas venusianas nem mesmo são mamíferos, mas dinossauros adaptados à vida aquática. Como muitos dos dinossauros, elas têm pele e suas escamas só são visíveis em seus membros e face. Os seus membros dianteiros não são nadadeiras completas, mas mantém o polegar oposto e são dotados de alguma destreza “manual” (com o que elas frequentemente fazem uso de ferramentas). Como as baleias da Terra, elas usam sonar para navegar e comunicar-se sob a água (comunicação por ultrassom). A inteligência delas está entre a de um humano e a de um chimpanzé/gorila, mas com o uso consistente de habilidades de comunicação (um idioma incluindo umas quinhentas palavras). Elas geralmente têm baixa atenção, mas se ajustam bem a treinamento para trabalhos específicos (como caçar criaturas vivas ou um tipo particular de artigo – como conchas). Só durante a estação de acasalamento elas portam-se de forma incerta, até mesmo bastante agressivas. As focas venusianas respiram ar, mas podem manter o fôlego por quarenta (ou até mesmo sessenta) minutos.
Sociedade
O povo sempre itinerante vive em clãs, de preferência perto da costa e em cavernas costeiras, cerca de metade das quais estão submersas. Ocasionalmente, realizam reuniões e procissões em terra até ficarem sem ar e regressarem à água. São capazes de compreender conceitos e ideias abstratas. Elas se comunicam com sons na faixa ultrassônica. Aparentemente, seu povo também é telepático passivamente.
Nota: No episódio PR24, as forças telepáticas das focas são ampliadas. Elas não tiveram mais problemas para se comunicar com o mutante John Marshall nas duas direções.
Tecnologia
As focas venusianas podem usar um pouco de tecnologia simples quando treinadas. No próprio ambiente usam apenas ferramentas primitivas.
Focas conhecidas
- Algenschlupf.
História
Por volta do ano 8.000 AC, as focas venusianas foram registradas na memória do computador positrônico da antiga base arcônida, e mudaram pouco desde então (entretanto, os idiomas delas mudaram sensivelmente). Parece provável que elas evoluíram desde que os dinossauros foram introduzidos em Vênus (provavelmente durante o Período Jurássico, já que os únicos dinossauros achados em Vênus correspondem a esse período). No ano de 1984, elas foram descobertas pelos terranos, quando Vênus começou a ser colonizado por eles. Elas não mostraram nenhum sinal perceptível de manipulação genética para aumento da inteligência, assim acredita-se que tenham evoluído de forma independente.
Fontes
- PR08, PR23, PR24, PR2020, PR2360.
- PR-Galacto City nº 3.
- PR-Atlântida nº 3, 10.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Robben”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.