Fosso (Profundezas)
Outros locais. Estrutura que representa a entrada para a Terra Profunda no universo normal.
Dados gerais
Para impedir que as ferramentas dos poderes do caos chegassem às Profundezas, os cosmocratas encarregaram os engenheiros do espaço-tempo (EETs) de instalar um dispositivo de segurança. Para cumprir essa missão, os EETs criaram o Fosso e o posicionaram no espaço vazio intergaláctico. Desse modo, o Fosso se tornou o portal para as Profundezas. Eles também postaram nele os guardiões das Profundezas, que só deveriam permitir a passagem pelo Fosso de seres com pensamento positivo; contudo, posteriormente esses se tornaram independentes com o tempo. O formato do Fosso é o de uma tigela gigantesca, com diâmetro de 12.000 quilômetros e profundidade de 6.000 quilômetros. Esse mundo artificial está conectado à estação central de Cortrans por um túnel de transporte dimessexta. A Terra Profunda é alcançada através do elevador das Profundezas. O Fosso, como porta de entrada n-dimensional para as Profundezas, também é a única conexão entre Triicle-9 (o Rubi Gelado) e o universo normal. Estava, portanto, protegido pela frota de vigilância de Ordoban, que, no entanto, não conseguiu impedir que Triicle-9 sofresse uma mutação e se separasse da hélice dupla do Código Moral. Muito tempo depois da partida da frota de vigilância de Ordoban, o Fosso começou a funcionar de forma irregular.
História
Quando Atlan e Jen Salik foram levados ao Poço por Drul Drulensot, o aduaneiro das Profundezas, os guardiões das Profundezas tinham sofrido uma mutação. Jen Salik reconheceu os guardiões como os koa shins, vida cega e desorganizada dos tempos primitivos do Universo. Eles, que haviam sido enviados para afastar os poderes do caos, atacavam então praticamente qualquer um que tentasse entrar na Terra Profunda. Depois de eras, no ano 429 NCG, quando Triicle-9 finalmente retornou ao seu local, o Fosso mais uma vez desempenhou um papel importante. Ele se encontrava em um estado energético semimaterial e começou a pulsar, emitindo impulsos violentos penta e hexadimensionais e atraindo Triicle-9 como um ímã. Esse se materializou, com apenas uma fração de sua massa psi projetando-se no espaço normal como uma manifestação - a massa principal é parte do hiperespaço. Depois, o campo psiônico do Código Moral se infiltrou através do Fosso em uma espécie de “osmose psiônica” e se fundiu nas Profundezas com sua antiga fundação, a Montanha da Criação. Pouco tempo depois, o Fosso formou o núcleo do sol gigante artificial emergente, que foi criado a partir dos fragmentos da Terra Profunda que se materializaram no universo normal, até que ele se dissolveu nas Profundezas e foi substituído pelo neutro.
Fontes
- PR1205, PR1250, PR1270.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Grube”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.