Goszul (povo)

Povo humanoide da Via Láctea. Esse nome foi dado pelos saltadores aos habitantes do Planeta de Goszul ou Tatlira II, mas esses na verdade se autodenominam gorrenses e chamam o seu mundo de Gorr.

Aparência


Ao contrário da aparência dos antigos colonos, os goszuls têm pele avermelhada, cabelos escuros e espessos, e constituição atarracada.

Dados Gerais


São descendentes de um grupo de colonos arcônidas que se estabeleceu nesse mundo, no sistema estelar 221-Tatlira. Vários milênios antes do século XX DC, Gorr foi colonizado pelos arcônidas, que chegaram ali com uma grande frota. No entanto, certas influências climáticas e fisiológicas no planeta causaram uma paralisação do desenvolvimento técnico e civilizacional. Cerca de mil e quinhentos anos após a colonização, até a tecnologia começou a involuir. A cultura e a tecnologia dos goszuls correspondiam às da Humanidade terrana por volta do século XVII ou XVIII DC. O seu meio de locomoção mais rápido era a viagem em navios a vela. Depois de descobrirem esse mundo, os saltadores abusaram da população como mão de obra barata e humilde. Somente no continente chamado Terra dos Deuses eles toleravam goszuls instruídos (chamados de “servos dos deuses”), que passaram por hipnotreinamento e prestavam serviços aos mercadores. Os demais eram primitivos e viam os saltadores como deuses.

Sociedade


Falam o intercosmo num tom cantante. Costumam usar a expressão: Santos deuses dos bosques.

Goszuls conhecidos


Alguns goszuls conhecidos são:

  • Fafer (capitão do veleiro Storrata), Vethussar Ologon (um velho comerciante) e Wosetell (um morador da cidade portuária de Vintina).

História


Quando o patriarca Goszul descobriu o planeta, ele se apossou dele e subjugou os seus habitantes através de um processo hipnótico. E com isso as capacidades telepáticas deles foram diminuídas em 99%. Foram encontrados pelos terranos pela primeira vez no ano de 1983, durante a chamada Grande Assembleia dos saltadores. Com a expulsão dos saltadores, eles ficaram livres.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR34, PR35, PR36, PR108.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Gorrer”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: