Grã-senhora
Grupo de pessoas que representava o governo oficial dos kartaninos na galáxia Ardustaar. Até a perda das capacidades psíquicas como resultado do chamado Choque Dorifer, consistia exclusivamente em psiônicas notáveis, em que, além dessas capacidades, considerações políticas também desempenhavam um papel. Por vezes, também eram referidas como grã-mães.
Dados gerais
O grêmio consistia em sete kartaninas que vinham das Grandes Famílias. Com suas decisões, no entanto, elas seguiam principalmente as instruções da voz de Ardustaar (como eram conhecidas as voicas, um grupo de kartaninas psiônicas), que representava a autoridade máxima. Ninguém sabia sobre a voz, exceto elas, e nem elas sabiam quem estava por trás dela. No ano 1143 NCG, aparentemente haviam sobrado apenas cinco grã-senhoras.
Grãs-senhoras conhecidas
No século V NCG
- Chai-Zsa-L’agyr, Dei-Kiu-V’irn, Foo-Hel-K’yon, Jao-Tan-T’uos, Na-Gyn-D’orja, Shu-Han-H’ay, Vin-Lin-G’ahd.
No século XII NCG
- Mei-Mei-H’ar, Zhu-Go-L’ung.
História
Particularmente nos anos a partir de 431 a 446 NCG, a voz de Ardustaar teve um efeito enorme nas grã-senhoras, a fim de iniciar e fazer avançar o Projeto Lao-Sinh. No primeiro contrato entre os kartaninos e a Hansa Cósmica no ano 430 NCG, ambas as partes anunciaram que ficariam longe das áreas soberanas do outro lado. Porém, nem os terranos nem os kartaninos se mantiveram nisso. Nas negociações sobre uma nova e séria paz a partir de outubro do ano 446 NCG, as grã-senhoras foram deixadas de fora. As sabedoras das voicas tomaram o assunto em suas próprias mãos; porém, pretendiam permanecer em segundo plano.
Fontes
- PR1283, PR1303, PR1306, PR1313, PR1314, PR1327, PR1338, PR1370.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Hohe Frauen”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Kartanin). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.