Gubla

Cidade portuária, conhecida também como Biblos e Gubal, e chamada de Kypny pelos rômets, localizada a meio caminho entre a Terra do Hapi (Egito) e as cidades emergentes da costa norte, na região ultraperiférica da influência do soberano da Terra do Hapi.

Dados Gerais


Ela já tinha um bom porto. Para além da cidade, havia enormes florestas intermináveis de grandes cedros perfumados.

História


Por volta do ano 1979 AC, Atlan foi instalado em Gubla em nome do superser Aquilo, como se fosse por vontade de Amenemhat I, o rei-deus da Terra do Hapi, como o príncipe distrital Ahiram-Acran, um governante portuário. Ele deveria transformar a cidade em um centro de comércio marítimo e apoiar a criação de novas rotas marítimas a partir dali. Para isso, recebeu também o apoio de Asyrta-Maraye, a sua companheira de aventuras, que ajudou a reunir homens com conhecimentos e habilidades necessários. Até então, Gubla não era muito mais que um porto exterior do soberano. Também era entre Gubla e a Terra do Hapi que ocorria todo o comércio. Então Atlan, cuja palavra era lei, desencadeou uma enxurrada de atividades. Graças ao planejamento cuidadoso dele, a ascensão de Gubla para se tornar uma cidade portuária influente logo começou. Assim, desde o amanhecer até o anoitecer, Gubla foi preenchida com o barulho dos trabalhos de construção. A muralha da cidade cresceu. O porto recebeu um estaleiro e passou a construir os seus próprios navios. Mais tarde, por volta do ano 1977 AC, Atlan e seus amigos deixaram a cidade com o grande navio Cedro Dourado, que foi construído ali.


 

Créditos: 

Fontes


  • AT06, AT11, AT12, AT24.
  • Volume Azul nº 02, 03, 06.
  • RP 68, RP 165, RP 173, RP 227.
  • Atlan-Assur (romance).
  • Glossário: AT0025.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Gubla”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: