Hiper-rádio

Sistema de radiocomunicação que utiliza impulsos pentadimensionais, baseados no hiperespaço.

Modo de funcionamento


Enquanto impulsos de rádio normais viajam a velocidade da luz, impulsos de hiper-rádio viajam a velocidades milhões ou bilhões de vezes superiores à da luz. Conjuga vídeo e áudio. O hipertransmissor, ou seja, o hiper-rádio, é caracterizado basicamente por duas grandezas: a distância, através da qual ele pode irradiar um sinal com intensidade suficiente (chamada simplesmente de alcance), e a multiplicidade de tarefas para as quais ele pode ser utilizado. O alcance do hipertransmissor, como também da transmissora de rádio comum, depende da potência que pode ser alimentada ao transmissor para a realização de suas tarefas. Como qualquer outra transmissora, também o hiper-rádio irradia, na sua apresentação mais primitiva, um campo que se propaga globularmente e cuja intensidade diminui com o quadrado da distância deixada para trás, o que lhe dá maior alcance. No tráfego de hiper-rádio não existem as perturbações que costumam causar tantas dificuldades no rádio comum.

Alcance e limitações


O alcance de um sistema de hiper-rádio teoricamente é ilimitado, mas na verdade altamente dependente da energia de transmissão usada, do agrupamento, da sensibilidade do receptor e da interferência ambiental, e varia de alguns minutos-luz a vários milhares de anos-luz.

Aplicação


A comunicação via hiper-rádio é possibilitada por um hipercomunicador que consiste em hipertransmissor e hiper-receptor. Esses dispositivos de rádio pentadimensionais teoricamente têm um alcance ilimitado. No entanto, a energia necessária aumenta com o aumento da distância, o que limita o alcance do hipercomunicador na prática. Além dos hipercomunicadores bastante grandes e estacionários, há também a versão menor e portátil, que é usada em trajes espaciais, o minicomunicador. Muitas vezes o minicomunicador também é integrado em uma pulseira, entre outras funções. Essa versão do dispositivo geralmente é chamada de pulseira multifuncional. São possíveis conexões de fala pura, bem como transmissões de imagem.

Retransmissão de hiper-rádio

Como a comunicação é vital para qualquer sistema político, é especialmente digna de proteção em tempos de conflito. Assim, algumas dessas estações de transmissão são fortemente armadas e completamente autossuficientes, como mostra um exemplo do Império Solar. Uma estação de retransmissão de hiper-rádio comum da USO hospedava em um processo de rotação de dez membros da tripulação e foi construído com base em uma espaçonave. Além disso, um space-jet estava disponível como uma nave auxiliar, canhões conversores e campos SAE.

Casos especiais

Além do uso óbvio do hiper-rádio como meio de comunicação, as ondas de rádio também podem ser usadas para aplicações especiais. Um exemplo disso é a observação de longa distância estacionária de estrelas na forma do radiotelescópio de hipercomunicação.

Alternativa técnica


As desvantagens do hiper-rádio são compensadas por princípios técnicos mais elevados. Assim, aos terranos é conhecido entre outros: o comunicador dakkar.

História


O surgimento do hiper-rádio entre os lemurenses ainda não está claro. É mais provável que seja um desenvolvimento próprio - embora nenhum cristal de hovalgônio tenha sido encontrado ou mesmo conhecido durante o período de desenvolvimento no planeta Lemur então conhecido. Os terranos conheceram pela primeira vez um dispositivo de hiper-rádio no ano de 1971. Esse veio da fabricação dos arcônidas e estava na nave Aetron. Esses, por sua vez, assumiram dos aconenses, que por sua vez herdaram dos lemurenses. A estação de hiper-rádio da Aetron enviou um sinal de socorro automático após o acidente, atraindo os fantanitas para o Sistema Solar.


Créditos: 

Fontes


  • PR05, PR112, PR192, PR408, PR865.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Hyperfunk”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de).
Seção do Site: