Homem de Neve (planeta)

Segundo de um total de quatro planetas do sistema estelar duplo Beta-Albíreo, situado na Via Láctea, na constelação do Cisne, a 320 anos-luz do Sistema Solar. Era um mundo de gelo e o lar dos sonolentos até o ano de 1982. Nesse ano, foi destruído num incêndio atômico provocado pelos saltadores.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outro nome: Beta-Albíreo II
Sistema estelar: Beta-Albíreo
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 320 anos-luz
Luas: Nenhuma
Tipo: Mundo gelado
Distância média para o seu sol: O planeta ficava a quase um bilhão de quilômetros da estrela anã azul (Albíreo B) e a 1,3 bilhão de quilômetros do sol laranja (Albíreo A)
Período de rotação própria: 31 h
Diâmetro equatorial: Aproximadamente 12.000 km
Gravidade superficial: 0,8 g
Povos conhecidos (habitantes): Sonolentos

Dados Gerais


Homem de Neve tinha uma atmosfera de oxigênio, era um pouco menor que a Terra, e a superfície estava coberta de gelo e neve. À noite, a temperatura atingia -160 °C. No mundo natal dos sonolentos, uma era do gelo ocorria a cada 123 anos devido à órbita excêntrica do planeta. Durante esse período de frio de 80 anos, a temperatura média diurna caía para -110 °C. Durante esse tempo, os vastos oceanos desse mundo se transformavam em uma couraça de gelo fechada. Todos os seres vivos do planeta estavam adaptados ao ciclo entre os períodos quentes e frios. Eles sobreviviam sob o gelo na rigidez invernal ou como simples esporos que germinavam nas temperaturas elevadas. Os sonolentos eram a única forma de vida inteligente ali. Como uma espécie de plantas, eles hibernavam em cavernas subterrâneas com climatização e iluminação artificiais.

História


No verão do ano de 1982, o planeta serviu de esconderijo para uma tripulação de cadetes terranos que fugiram dos saltadores. Ao desembarcar em Homem de Neve, o cadete Julian Tifflor assumiu o comando de seus camaradas Humpry Hifield, Klaus Eberhardt, Mildred Orsons e Felicita Kergonen, bem como do robô RB-013. Com base em informações manipuladas, o astuto saltador Orlgans presumiu que Julian Tifflor estava informado sobre os detalhes dos planos comerciais entre a Terra e o planeta Ferrol, no sistema Vega. Ele também esperava obter informações sobre o “mundo da vida eterna”. Já que tanto Orlgans quanto seu patriarca Etztak não conseguiram dominar seus inimigos após vários dias, Etztak decidiu destruir o planeta com um incêndio atômico. Depois que o incêndio começou, a nave cilíndrica de Orlgans foi sabotada por Gucky e caiu no planeta. Desse modo, Orlgans morreu no incêndio atômico. Os cinco cadetes, junto com cinquenta sonolentos, foram resgatados por Perry Rhodan com a nave Solar System.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR29, PR30, PR33.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Snowman”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: