Imartense

Povo humanoide e inteligente da Via Láctea, originário do planeta Imart, situado no sistema estelar Gator.

Descrição Física


São descendentes de colonos terranos, cujos antepassados saíram da Terra há vários séculos para procurar um novo lar no planeta Imart. Em virtude do teor reduzido de oxigênio desse planeta, no curso das gerações, os colonos tiveram que se acostumar e adaptar ao ambiente. Além disso, os médicos e biólogos tomaram providências para que os pulmões dos imartenses se tornassem cada vez maiores e mais fortes, de modo que, a cada vez que inspirassem o ar, pudessem absorver uma quantidade suficiente de oxigênio. Dessa forma, os imartenses se parecem com os humanos do planeta Terra — com exceção do tórax, que parece um tonel, já que tem de abrigar os gigantescos pulmões e um coração cujo tamanho é três vezes superior ao normal. Por causa de seus pulmões grandes, os imartenses também são conhecidos como “respiradores volumosos”. Nos mundos em que há uma atmosfera de oxigênio bastante densa, eles alcançam um desempenho elevado nos esportes. São os melhores corredores de grande distância, só superados pelos ertrusianos. Possuem pele verde-clorofila e, juntamente com os siganeses, são os únicos seres de pele verde. A única indicação conhecida da possível idade dos imartenses são os gêmeos Woolver, que viveram até os 542 anos de idade.

Imartenses conhecidos


Alguns imartenses conhecidos são:

  • Abel Staut, Afan Geens, Bakath Stromer, Bo Ingwar, Dimitri Neugebauer, Dulaso, Gerius Letriffer, Hilke Pars, Jolka Pars, Kempar Onyx, Kjelraunde Woolver (engenheira de voo), Letriffa Hampton, Lit Olwar, Nagudo Tisune, Omar Marun, Osmal Lavista, Rakal Woolver (especialista da USO), Sir Tephotos, Tarogol, Sonderghast (técnico Polyport), Tronar Woolver (especialista da USO) e Tyll Brager.

História


Os imartenses descendem de terranos que colonizaram o planeta Imart nos primeiros dias do Império Solar antes do ano 2169.

Nota: Na época da ação no ano 2401, é dito de vários séculos.

Para se adaptar ao baixo teor de oxigênio da atmosfera, manipulações genéticas foram realizadas nos colonos, que ao longo das gerações levaram ao aumento dos pulmões e do coração dos atuais imartenses. Efeitos externos, como o peito em forma de barril, já eram visíveis na geração que viveu em meados do século XXII. A descoloração da pele e do cabelo foi causada pela radiação do sol Gator. No ano 2401, Atlan apresentou aos terranos sua arma secreta, os gêmeos Rakal e Tronar Woolver, dois especialistas da USO pertencentes a esse povo. Os imartenses, junto com outros descendentes de terranos, colonizaram 18 sistemas estelares ao redor do sistema Gator. Esses sistemas se juntaram na Coalizão de Imart, que a partir do ano 1295 NCG passou a pertencer à Liga dos Terranos Livres. Entre meados do ano 2083 e meados do ano 2084 NCG, ocorreram ataques dos robôs das esferas prateadas, principalmente na área de influência da Liga dos Galácticos Livres. As naves robóticas também atacaram planetas dos imartenses.


 

Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR226, PR228, PR230, PR260, PR408, PR1054, PR1351, PR2029, PR2168, PR2300, PR2411, PR2515, PR2664, PR2692, PR2714, PR2904, PR3036, PR3129, PR3140.
  • Atlan nº 60.
  • Stellaris nº 10, 74.
  • Atlan-Mundo Infernal nº 1.
  • PR-Androides nº 6.
  • Glossário: PR3036.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Imarter”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: