Irtuffeno
Povo inteligente e não humano que está entre os cem clãs que guardam o átrio do Loolandre.
Descrição Física
São seres humanoides, com cerca de dois metros de altura. No rosto possuem dois olhos amarelos, nariz adunco e dentes predatórios. Os dentes da mandíbula superior são tão longos que se projetam acima do lábio inferior. Eles usam cabelos longos e despenteados. Eles carregam um simbionte nas costas, cuja cauda de apoio serve como terceira perna. Esses simbiontes são chamados de especialistas e têm dons paranormais. Um terrano descreveria o gosto dos irtuffenos em móveis e decoração como cafona.
Características Psicológicas
Os irtuffenos são agressivos, intrigantes e arrogantes. A única honra que se sentem obrigados a prestar é aos irtuffenos a quem devem alguma coisa. O casamento (bigamia) também é um assunto muito sério. O relacionamento com uma mulher solteira é considerado imoral. Ao mesmo tempo, porém, o chefe do clã pode, por exemplo, ter uma amante.
Energia moldada negativa
Os irtuffenos possuem um sistema de armamento de longo alcance que lhes permite bombardear naves espaciais com energia moldada negativa. Essa tem o efeito de que essas naves experimentam uma “força de atrito” no voo subluz até que não possam mais avançar. Usando um conversor portátil especial, essa radiação pode ser modificada para que se concentre em uma pessoa específica e tenha efeito letal.
Irtuffenos conhecidos
Alguns irtuffenos conhecidos são:
- Aftuheigart, Dellytan, Elsebog, Iralasong (chefe do clã no ano 427 NCG), Mammaetheras, Marihogand, Sedongwohl e Veraless.
História
Os irtuffenos estavam entre os primeiros cem povos que Ordoban recrutou para a Armada Infinita. Eles deveriam proteger o átrio do Loolandre e possuem um sistema de armamento quase imbatível: um projetor de energia moldada negativa. No ano 427 NCG, a Frota Galáctica voou para o átrio. Quase imediatamente, ela foi atingida por energia moldada negativa, principalmente a nave BASE, que voava na frente. Isso fez com que as naves perdessem cada vez mais velocidade até que fosse tarde demais para voltar atrás. Iralasong descobriu que um “inimigo” estava a bordo e enviou um de seus simbiontes para matá-lo. O simbionte quase conseguiu matar Nachor do Loolandre, mas então ele próprio foi morto por uma explosão desencadeada por Gucky.
Nota: No episódio PR1180, Iralasong fica surpreso ao saber que Nachor do Loolandre, está a bordo da BASE.
Pouco depois, Iralasong se ofereceu para ajudar Gryden-Holmes, do clã fyrense, a matar o chefe de seu clã para que ele próprio pudesse ocupar seu lugar. Depois que Gryden-Holmes, que se tornou o novo chefe do clã dos fyrenses, libertou a Frota Galáctica, Iralasong decidiu detê-la sozinho. Deveria acontecer um duelo: um membro da Frota Galáctica contra Organ, o especialista mais capaz. Gucky se voluntariou para lutar. É claro que Iralasong trapaceou ao dar a Organ pelo menos vinte outros especialistas escondidos na área como reforços. O rato-castor venceu atacando o sistema respiratório de Organ; no entanto, Iralasong decidiu mantê-lo como refém. Ele supostamente queria “treiná-lo”. Com a ajuda de Gucky, Iralasong foi sequestrado e trocado por Clifton Callamon, disfarçado de Iralasong. Desempenhando esse papel, Callamon foi levado perante o tribunal dos clãs pela desgraça de perder apesar da trapaça. Além disso, o destino da Frota Galáctica deveria ser decidido ali, mas Callamon conseguiu evitar a sua destruição com a mentira de que a Mãe dos Clãs estava sendo mantida como refém pelos estranhos.
Fontes
- PR1179, PR1180.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Irtuffen”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.