Kansahariyya
Organização do tipo aliança. Esse termo vem da língua dos kartaninos e significa algo como “União dos Vinte e Dois”. É o nome dado à união de vinte e dois povos de Hangay, que se propuseram a transferir essa galáxia do universo moribundo Tarkan para o universo einsteiniano (chamado de Meekorah pelos kartaninos). A organização recebeu a designação de “casta do Tigre-Rei” pelo terrano Ratber Tostan, que acabou em Tarkan em um acidente e retornou com a nave Klotz.
Dados Gerais
A União dos Vinte e Dois era um grupo de interesse bastante frouxo dos povos envolvidos no Projeto Meekorah, não havia uma liderança conjunta estrita no sentido de um corpo político supremo, no entanto, os kartaninos ocupavam a posição mais importante. Os vennoks eram os responsáveis pelas questões de segurança na Kansahariyya. As tarefas dentro do grande projeto de transferir uma galáxia inteira de um universo para outro foram coordenadas e organizadas por um corpo central independente no qual cientistas e técnicos de cada raça-membro estavam representados. A instância mais elevada desse órgão central era a Autoridade do Conhecimento Central, que, geralmente, era aceita sem que ninguém soubesse o que estava por trás do termo.
Povos-membros conhecidos
- Coupellarenses, gryolenses, kartaninos, mamositus, nakks, peergatetenses, planthas e vennoks.
História
Por volta do ano 50.700 AC, vinte e dois povos de Hangay formaram a Kansahariyya com o objetivo de transferir a sua galáxia natal do universo moribundo Tarkan para o Universo einsteiniano. No ano 50.617 AC, a Kansahariyya enviou um chamado de socorro, que foi recebido pela superinteligência Estartu no chamado Universo normal. No ano 50.030 AC, os povos da Kansahariyya tentaram deixar o universo moribundo Tarkan com a ajuda da superinteligência Estartu. Para tanto, eles enviaram a gigantesca nave Narga Sant para o Universo einsteiniano para fins de exploração. O comandante da nave do tamanho de um asteroide era o kartanino Oogh at Tarkan. A tripulação da Narga Sant, que era composta por membros de todos os vinte e dois povos da Kansahariyya, também teve a tarefa de preparar a transferência da galáxia Hangay para o Universo einsteiniano. Para tanto, estabeleceram quatro colônias na galáxia Absantha-Gom, que pertencia à concentração de poder de Estartu no Universo einsteiniano, e ali armazenaram enormes quantidades de paratau. Sua deflagração espontânea deveria influenciar o cosmonucleotídeo Dorifer e, assim, iniciar a mudança de universo de Hangay. Após os confrontos com os pterus, a tripulação da Narga Sant teve que fugir para o Grupo Local por volta do ano 49.999 AC, onde a guerra entre lemurenses e bestas-feras estava ocorrendo nessa época. Ali, os membros dos vinte e dois povos da Kansahariyya se estabeleceram em vinte e dois planetas diferentes na galáxia M-33 (chamada de Ardustaar por eles), no entanto, sofreram mutação e degeneração como resultado do choque de estranheza que sofreram quando se mudaram de Tarkan para o Universo einsteiniano. Durante esse tempo, as mulheres kartaninas perderam todo o conhecimento de suas origens. No entanto, Oogh at Tarkan havia fundado a dinastia dos robôs, mais tarde conhecida como os robôs de Ctl, que deveria informá-los sobre sua origem e tarefa no devido tempo. Na galáxia Fornax, a Narga Sant foi fornecida com bastões de noturnos e depois escondida na nebulosa de Raknor no centro de M-33. Oogh at Tarkan, bem como treze cientistas de seu povo colocaram-se em sono profundo. No entanto, a função de despertar automático foi sabotada pelo lemurense Nermo Dehlim. [...]. No ano 448 NCG, o Projeto Meekorah foi concluído com sucesso: o último quarto da galáxia Hangay materializou-se no Grupo Local do Universo einsteiniano. Depois disso, a Kansahariyya se desintegrou em vários reinos estelares menores. Depois que Traitor chegou ao poder no ano 1332 NCG, uma organização sucessora foi formada na Noquaa-Kansahariyya, à qual pertenciam mais do que os vinte e dois povos-membros anteriores (incluindo os hauris).
Fontes
- PR1374, PR1375, PR1379, PR1399, PR2410.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- internet: Informações extraídas do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Kansahariyya”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Ciclos: Tarkan / Os Cantaros / Terranova. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2021.