Kartie

Povo não humano inteligente, habitante do Enxame. Esse nome era utilizado pelos ídolos do Enxame para designar os conquistadores amarelos. Uma outra designação para os karties era “servos-mor de Y’Xanthymr”. Os pequenos purpurinos chamavam-nos também de “pequenos salvadores amarelos”.

Descrição Física


Esses seres em forma de pera possuem uma cor ocre-amarelada. Em média, têm cerca de 2,10 m de altura e um diâmetro de cerca de um metro. No meio do corpo cônico superior, essas criaturas possuem dois dos chamados multiórgãos, sendo um na parte frontal e outro na parte de trás. Essa estrutura elíptica permite aos karties a fala, visão, audição e olfato. A boca está localizada aproximadamente no meio do corpo. Ligeiramente abaixo do afunilamento da cabeça, há dois braços sem ossos. Estes se dividem após cerca de 30 cm em dois braços secundários. A parte inferior do corpo é totalmente plana e parece seccionada. Enquanto rastejam, de modo similar aos caracóis terrestres, os conquistadores amarelos deixam para trás um líquido viscoso.

Divisão


Os karties são seres altamente prolíficos, se multiplicando por divisão celular, e serviam aos ídolos do Enxame. Esses seres só podem dividir-se em mundos com uma certa constante gravitacional. Após a mudança na constante gravitacional de amplitude galáctica, as espaçonaves-cogumelo ainda a adaptavam às condições locais. Tanto a gravidade quanto a temperatura eram aumentadas e era feito um ajuste fino da constante gravitacional local. Assim eram criadas as condições ideais de divisão para os conquistadores amarelos. Ao mesmo tempo, isso era a sentença de morte da respectiva população planetária.

Doenças


Os conquistadores amarelos tinham medo de uma epidemia, que estimulava os seres ao crescimento celular de forma descontrolada. O primeiro sinal seguro de tal doença é a ausência da trilha de viscosidade ao rastejar. A mutação cria formas ocre-amareladas disformes que podem crescer ao longo do tempo e sobrecarregar planetas inteiros. O tapete criado pela fusão é inteligente (consistindo nos respectivos seres que foram absorvidos nele); como aconteceu no planeta Casulo. A doença permitiu que a Humanidade causasse confusão, ansiedade e pânico entre os conquistadores amarelos que precisavam se dividir. Isso foi alcançado primeiro pelo contato de contaminados com amarelos não contaminados e após o isolamento do patógeno com foguetes que estavam equipados com ele.

Significado para o Enxame


Elixir de ativação

Eles são transportados nas chamadas naves-favo para mundos fora do Enxame, para lá dar à luz. Os ídolos do Enxame estavam interessados apenas no líquido viscoso dos seres jovens. Esse chamado elixir de ativação era necessário para regenerar os fracos ídolos do Enxame em banhos de seis dias. Para isso, os jovens karties eram ordenhados em planetas como Arrival-I. O fato que uma radiação psiônica, que era liberada quando da divisão dos karties, era muito perigosa para os ídolos. Essa radiação causava-lhes uma loucura incurável (e eram levados para o planeta Yatnokan).

Instinto migratório

Os karties, assim como os pássaros migratórios, têm um instinto que dita sua caminhada. Se esses seres não viajam, eles não dão à luz. Ao mesmo tempo, os ídolos do Enxame não podem viver sem os karties. É por isso que os conquistadores amarelos são muito ajudados pelos ídolos do Enxame na divisão e na jornada pelas galáxias.

História


No ano 3442, foram encontrados pela quinta-coluna de Perry Rhodan no planeta Casulo. Em fins de dezembro do ano 3442, após a destruição do mundo de computação Stato, irrompeu o caos dentro do Enxame, especialmente para os conquistadores amarelos, que estavam sob pressão reprodutiva.


 

Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR524, PR526, PR527, PR528, PR529, PR559, PR560.
  • Desenho técnico (edição impressa): PR532.
  • Resumo do 8º ciclo veiculado no Suplemento Especial do episódio PR650.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Karties”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: