Lapalista

Organização/Grupo de pessoas. Grupo de cientistas com sede no planeta Copérnico, no sistema estelar Newton, que ambicionava uma correção do presente através de uma mudança do passado.

Dados Gerais


Era um grupo radical, que queria mudar a história do Império Solar no sentido de Perry Rhodan com a ajuda do deformador de tempo-zero. As coordenadas do sistema ficaram desconhecidas por muito tempo. O Império Solar descobriu a localização do sistema, com o seu mundo principal Copérnico, no ano 3432. Os cientistas acreditavam que a vida humana deveria ser dedicada exclusivamente à busca pelo conhecimento científico. Apesar de toda a individualidade, os cientistas concordaram em uma forma de governo, uma autocracia individual modificada. O chamado “Conselho Espiritual” formava o equivalente a um governo dos cientistas. Seus dez membros representavam cientistas particularmente meritórios, que eram eleitos diretamente para seus cargos. Os cientistas financiavam suas pesquisas com a venda de seus planos e patentes. Embora não cobrassem preços baixos por suas ideias, havia uma escassez financeira constante no orçamento do estado.

Estabelecimento de metas


O objetivo dos lapalistas era unir a Humanidade e restaurar as condições políticas e militares do ano 2400.

Organização


Inicialmente, os lapalistas eram liderados por Gerinos de Lapal, pelo qual outros cientistas nomearam esse grupo. Eles se viam mais como “condutores de destinos”. De Lapal era um dos dez membros do Conselho Espiritual. Estima-se que os lapalistas tiveram o apoio de milhões de seguidores por volta do ano 3432. Tinham extensas instalações de pesquisa na cidade de Kapula, no planeta Copérnico. No entanto, o risco de um paradoxo temporal foi avaliado de forma diferente na sociedade, o que levou a uma divisão da sociedade em apoiadores e opositores dos lapalistas.

Lapalistas conhecidos


  • Eucherinys de Goombay, Gerinos de Lapal, Markhor de Lapal.

História


Após o término da guerra dos dolans, muitos grupos de interesses diferentes se separaram do Império Solar, a fim de realizar suas próprias ideias. Os cientistas colonizaram o planeta Copérnico, também se autodenominando copernicanos. Um grupo de cientistas liderados por Gerinos de Lapal estabeleceu o objetivo de usar o conhecimento tecnológico dos tefrodenses para construir uma máquina do tempo, a fim de corrigir os erros cometidos no passado através de um paradoxo temporal, garantindo assim a unidade da Humanidade no presente relativo. Para esse fim, os lapalistas levaram meio século para desenvolver o primeiro deformador de tempo-zero, que, com o apoio terrano, estava operacional no ano 3432. Esses planos foram contestados pelos realistas, liderados por Hepong Cylopher, que queriam impedir essas viagens no tempo. A disputa entre lapalistas e realistas até então ocorrera apenas no nível científico. O agente da Segurança Solar (SegSol) Joaquim Manuel Cascal deveria usar esse dispositivo em nome de Perry Rhodan para impedir o nascimento do supermutante Ribald Corello. A tentativa de matar a grávida Gevoreny Tatstun falhou devido ao escrúpulo de Cascal, e o deformador de tempo-zero foi destruído no retorno. Em 8 de abril do ano 3432, a organização dos lapalistas foi esmagada devido ao uso ilegal do deformador de tempo-zero. De Lapal se matou, e seus adeptos foram presos. Antes disso, ele entregou a Perry Rhodan os planos e dados a respeito do deformador de tempo-zero. Um plebiscito que deveria ser realizado nos próximos dias iria decidir sobre a sentença a ser pronunciada contra o grupo dos “condutores de destinos”. Um segundo deformador de tempo-zero foi disponibilizado a Perry Rhodan no ano 3433 para uma expedição no tempo. O objetivo dessa expedição era evitar o perigo representado pelo Satélite da Morte dos cappins. Por volta do ano 3457, um grupo de cerca de dois mil lapalistas, liderados por Eucherinys de Goombay, veio ao planeta dos blues Alquimista a fim de construir ali outro deformador de tempo-zero, de acordo com os planos de Gerinos de Lapal. Com a ajuda do filho desse, Markhor de Lapal, conseguiu-se realizar uma viagem no tempo para o ano 3456 para evitar a epidemia da DAP fatal.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR410, PR411, PR424, PR619, PR620.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Lapalisten”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: