Marciano (povo)
Povo inteligente humanoide da Via Láctea, habitante do planeta Marte. São descendentes de colonos terranos adaptados ao ambiente árido e desértico desse planeta. Já há dois milhões de anos existiu uma civilização em Marte. Originalmente, os arqueólogos terranos se referem a eles como “marcianos originais”. Durante a colonização terrana de Marte, sonolentos, swoons e ilts, também se estabeleceram em Marte.
Descrição Física e fisiologia
Possuem tórax gigantesco, resultante de um processo de adaptação ao ambiente. Com os marcianos, diferencia-se entre marcianos “normais” e marcianos classe “a”. Os marcianos classe “a” descendem dos primeiros colonos terranos de Marte e colocam um “a” na frente de seus sobrenomes como um sinal de sua origem. Eles são adaptados ao ambiente, têm um tórax extraordinariamente grande e em forma de barril e requerem pouca água porque absorvem a pouca água que precisam dos alimentos. Eles têm olhos grandes e redondos com olhos amarelos escuros e íris verdes. Sua pele é bronzeada e seu cabelo geralmente é preto profundo. Os marcianos geralmente não transpiram porque seu metabolismo sabe como reter e desintoxicar o fluido corporal por um longo tempo; portanto, eles precisam beber pouca água. Em atmosferas com condições semelhantes às da Terra, a umidade do ar que é absorvida durante a respiração e através dos poros da pele, é suficiente.
Características Psicológicas
Eles se distinguem por sua cortesia extraordinária. Preferem a iluminação ajustada para penumbra, principalmente os marcianos classe “a”. A iluminação, normalmente forte provoca neles dores de cabeça.
Famílias pioneiras classe “a” conhecidas
- a Gorodin, a Hainu, a Henderson, a Schulze, a Tiger e a Vacat.
Sociedade
Costumes e tradição
No ano 3459, todas as pessoas desse povo detestavam todas as substâncias altamente líquidas, uma vez que seus antepassados tiveram de se adaptar ao ambiente das então insignificantes condições terrestres de Marte. Nesse meio tempo, as condições ambientais em Marte haviam mudado drasticamente, mas as modificações adaptativas de seus antepassados foram sendo – e continuaram sendo – transmitidas de geração a geração.
Marcianos conhecidos
- Fitring Ammun, Pierre Messier, Slide Narco, Tatcher a Hainu, Vryla a Hainu.
História
A colonização anterior
Há dois milhões de anos existiu uma civilização em Marte de um povo que foi denominado de marciano original.
A colonização terrana
A terraformação e colonização de Marte começou depois do ano de 1980. Os descendentes diretos dos primeiros colonos são chamados de marcianos classe “a”. A cidade de Pounder City foi construída como a capital de Marte. Posteriormente, foram assentados em Marte também sonolentos (ano de 1982) e swoons (ano 2040), como especialistas para a construção do compensador estrutural, e, após a destruição do planeta Vagabundo, 28 ilts (ano 2045). No ano 3459, todas as pessoas dessa raça detestavam todas as substâncias altamente líquidas, uma vez que seus antepassados tiveram de se adaptar ao ambiente das então insignificantes condições terrestres de Marte. Nesse meio tempo, as condições ambientais em Marte haviam mudado drasticamente, mas as modificações adaptativas de seus antepassados foram sendo – e continuaram sendo – transmitidas de geração a geração.
Na era de Monos
Não está claro o que aconteceu com os marcianos durante o reinado de Monos. Eles não foram mencionados na Terra do Simusense. Como a tecnologia 5-D no Sistema Solar foi bloqueada pela parada absoluta, Marte provavelmente foi abandonado nessa época.
A evacuação
Através da transição do Arresum, em 22 de janeiro do ano 1217 NCG, fragmentos de cristal do Abruse se materializaram em Marte e o cristalizaram. Os 1,6 bilhões de habitantes de Marte foram evacuados no último segundo. Marte cristalizado pelo Abruse foi transferido para o Arresum pelas ayindis em abril do ano 1218 NCG e substituído pelo mundo-arquivo Trokan.
Fontes
- PR100, PR128, PR253, PR265, PR266, PR515, PR531, PR547, PR555, PR563, PR654, PR660, PR668, PR672, PR680, PR720, PR755, PR866, PR1465, PR1597, PR1650.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Marsianer”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.