Matho Thoveno

Ara. Ele é o médico-chefe da nave Ras Tschubai.

Descrição Física


Tem cerca de dois metros de altura, a pele clara e os olhos albinos do seu povo. Usa sempre um lenço vermelho em volta da cabeça, que era amarrado no pescoço e preso no lugar. No ano 1552 NCG, já havia ultrapassado os cem anos de idade algumas décadas antes.

Características Psicológicas


É considerado idiossincrático, mas muito competente.

História


[...]. Em novembro do ano 1517 NCG, o médico-chefe precisou conter a euforia após examinar Gucky. Os valores psíquicos do rato-castor estavam flutuando. Não estava claro se e em que nível eles iriam se estabilizar.

Na época da gênese

Em meados de maio do ano 1551 NCG, Matho Thoveno esteve envolvido na operação de resgate dos mandaamenses e também tratou os cientistas na estação Jarbridge. Em 26 de setembro do ano 1551 NCG, alcançou a galáxia Sevcooris a bordo da Ras Tschubai. Na primeira quinzena de outubro, tratou os oficiais da Ras Tschubai que sofriam de envenenamento por hipercristal causado pelo emissor goniométrico Tracker. Em 26 de outubro, ele examinou na Ras Tschubai a equipe de Rhodan, que havia retornado. Em 21 de novembro, ele recebeu os médicos gaionenses que queriam examinar o estado mental da solastradora Cassandra Somerset. Para dar a Somerset mais tempo para uma reunião importante, ele habilmente protelou os convidados.

Na época do mito

Em 26 de agosto do ano 1552 NCG, Matho Thoveno estava entre os 17.000 tripulantes da Ras Tschubai quando a nave deixou o planeta Peregrino; ele também foi colocado em estado de suspensão parcialmente desmaterializado para sobreviver à travessia do campo de alternância caotemporal em torno do planeta. Redespertou em 8 de setembro do ano 2045 NCG, e, com isso, haviam se passado 493 anos para ele desde a partida de Peregrino. Enquanto Perry Rhodan partiu em direção ao sistema Ephelegon com a nave auxiliar Bjo Breiskoll para fazer contato com Reginald Bell, Matho procurou uma rota para o planeta Culsu com a Ras Tschubai. Somente ali a nave portadora poderia ser consertada. Uma vez ali, a Ras Tschubai pôde ser consertada nos estaleiros de Culsu a partir de 18 de setembro. Em 15 de novembro, ele chegou ao ponto de encontro substituto no planeta Hellgate com a Ras Tschubai. No estaleiro espacial móvel Hefesto, a Ras Tschubai deveria ser equipada com a tecnologia do século XXI NCG. Thoveno tentou implantar o fragmento recuperado do cérebro de Eyx Xunath na cabeça de Zemina Paath. A tentativa falhou e a thesanita disse que a operação só seria possível com a tecnologia de sua nave e no melhor centro médico. Thoveno recomendou que isso fosse feito na Clínica Zheobitt em Nova Terrânia, situada no planeta Rudyn. Depois que a Bjo Breiskoll chegou a Rudyn em 11 de dezembro, Thoveno, junto com o ara Pa-Shomen, operou Zemina Paath. Com a ajuda de seu paau, o tecido cerebral de Eyx Xunath foi implantado em suas cavidades neuronais. Isso permitiu que Zemina se lembrasse e todos os presentes recebessem informações do passado. Em 22 de dezembro, Thoveno partiu com a Ras Tschubai para o Quadrilátero das Galáxias de Vecuia. Em setembro do ano 2046 NCG, a galáxia Ancaisin foi alcançada. Nenhum tráfego de hiper-rádio foi detectado ali. As sondas investigativas enviadas também não encontraram nenhuma indicação de povos astronáuticos.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2800, PR2893, PR2896, PR2900, PR2901, PR2904, PR2914, PR2939, PR2946, PR2971, PR2992, PR2998, PR3000, PR3009, PR3024, PR3025, PR3034, PR3035, PR3055, PR3093, PR3094, PR3099.
  • Glossário: PR3024.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Matho Thoveno”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: