Módulo (Espaçonave)

Era uma gigantesca estação espacial móvel de pesquisa da superinteligência Imperatriz de Therm, e capaz de operar completamente de forma independente.

Dados Gerais


A estrutura e a tecnologia

Era uma estrutura ímpar, enorme e poderosa, como nada que os olhos humanos já tinham visto. Ela ultrapassou em muito as expectativas da tripulação da SOL. Ela não era, como já se estava acreditando, uma espaçonave gigantesca de dimensões inimagináveis, mas a metade de um corpo celeste que provavelmente, num passado obscuro, orbitou um planeta como uma lua. Originalmente, essa lua deve ter sido esférica, com um diâmetro de 220 quilômetros. A metade que perfazia a Módulo correspondia a uma semiesfera de no máximo 110 quilômetros de espessura com uma plataforma plana, cuja superfície compreendia 38.000 quilômetros quadrados, portanto, quase o mesmo tamanho da Suíça. Nessa plataforma, a Imperatriz havia construído a cidade onde moravam seus batedores, os pesquisadores. Por cima dessa plataforma – antes que a Módulo caísse no vórtice de destuição do sistema Courstebouth –, arqueava-se um campo energético em forma de escudo, que permitia que a cidade e as instalações no interior daquela metade da lua fossem providos de atmosfera respirável. Sóis artificiais brilhavam sobre a cidade, cujos prédios mais altos erguiam-se até três quilômetros céu adentro, e simulavam a alternância entre dia e noite, acendendo e apagando-se. A cidade destinava-se, sobretudo, a ser o local residencial dos milhares de pesquisadores que povoavam a Módulo. No interior da antiga lua estavam as instalações técnicas da Módulo. Os reatores nugas-Schwarzschild (RNS) existentes lá eram responsáveis apenas pela necessidade de energia de funções inferiores; assim, não eram destinados, por exemplo, aos sistemas propulsores da Módulo. A maior parte da energia necessária, a Módulo captava sugando-a de um continuum energético superior, um universo paralelo, de forma similar à utilizada pelos lares para operar suas espaçonaves. A Módulo realizava voos lineares. No entanto, como também acontece com naves espaciais terranas, antes que se dê a entrada no espaço linear, é necessário acelerar até uma determinada velocidade. A estrutura da antiga lua, criação da natureza, não teria suportado as forças de inércia surgidas em razão de fortes acelerações. Por outro lado, um campo de absorção antigravitacional para toda aquela estrutura teria sido dispendioso demais. Portanto, a instalação de dispositivos de absorção restringia-se apenas àqueles recintos onde os pesquisadores ficavam e onde havia equipamento sensível. A massa rochosa da lua foi reforçada com uma estrutura metálica, semelhante a uma rede altamente tramada, que passava por toda a parte interna da Módulo e cuidava da resistência necessária em altas acelerações. Infelizmente, não se pôde inspecionar todas as instalações com o cuidado desejado. Pôde-se apenas criar uma impressão superficial sobre a tecnologia que a Imperatriz domina. A Módulo transportava o Comp.

A função

A estação percorria a área limítrofe na chamada Grande Curva entre as concentrações de poder da Imperatriz de Therm e da então superinteligência rival Bardioc, pesquisando a região e acumulando informações sobre as atividades de Bardioc.

Os habitantes

A Módulo era tripulada pelos pesquisadores da Imperatriz, como Douc Langur, e seus s-tarviors, os líderes de setor. Se um pesquisador falhasse ou não retornasse de sua expedição, era tarefa dos s-tarviors determinar o motivo. Se ele se afastasse intencionalmente, um pesquisador teria que ser executado por razões de segurança. Se a Módulo estivesse muito longe, o s-tarvior teria que se matar.

  • Nota: Parece que os dois grupos eram criaturas artificiais. O pesquisador Douc Langur acabou percebendo que havia sido criado artificialmente. Os s-tarviors foram criados a partir de aglomerados de células dos pesquisadores, ou seja, artificialmente. Em contraste com os pesquisadores, eles estavam cientes de sua existência.

História


No ano 3582, Perry Rhodan, cumprindo uma missão para a Imperatriz de Therm, encontrou a Módulo e salvou o Comp. Devido aos constantes ataques de Bardioc, a estação estava desabitada e seriamente avariada. Embora duas Módulos tenham sido construídas, os terranos conseguiram encontrar apenas uma delas.


 

Créditos: 
  • Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR777, PR778, PR783, PR788, PR790, PR861, PR894, PR898.
  • Computer: PR790.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “MODUL (Raumschiff)”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).
Seção do Site: