Mundo de Vidro

Quinto de oito planetas do sistema estelar do grande sol Liza, situado na galáxia Ganuhr. Era o lar dos ourthels.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Liza
Galáxia: Ganuhr
Distância para a Via Láctea: Aproximadamente 44,886 milhões de anos-luz
Distância para o sistema Hopeless: 2.000 anos-luz
Período de rotação própria: 23,7h
Diâmetro equatorial: 11.877 km
Gravidade superficial: 0,96g
Povo conhecido (habitantes): Ourthels

Dados Gerais


O diâmetro era de 12 mil quilômetros, a gravidade era de 0,96g, a rotação era de 23,7 horas. A atmosfera era respirável. Ficava relativamente distante de sua estrela-mãe, mas em seus primórdios recebera calor suficiente para que a vida ali surgisse e se desenvolvesse até a sua forma mais elevada. Mas então veio a era dos vulcões gigantescos, que irromperam de seu interior e arrancaram gigantescos fragmentos dos continentes e os transformaram em pó e cinzas. A força das explosões impeliu essas massas de poeira para as camadas superiores da atmosfera, onde por longo tempo envolveram todo o planeta. A temperatura média começou a cair, pois os raios de sol eram refletidos no espaço. O primeiro a ser atingido foi o mundo vegetal, pois lhe faltava o calor habitual. Muitas espécies simplesmente se extinguiram. Os animais foram os próximos nessa terrível sequência de acontecimentos. Ocorreu uma migração em massa para o cinturão equatorial, onde ainda não estava tão frio, porém nem mesmo isso podia deter a extinção que os ameaçava, no máximo adiar. A espécie inteligente dominante procurou uma saída. Eles desenvolveram o projeto da construção de uma estufa gigantesca que se estendesse sobre todo o continente maior. Entretanto, mais tarde a cúpula continental acabou sendo destruída pelos hordels. Mais uma vez, ocorreu uma mudança climática, porém o manto de pó na estratosfera de dissipara significativamente nos séculos anteriores. O tempo das gigantescas erupções vulcânicas já se fora, e as camadas superiores da atmosfera haviam se limpado sozinhas. Livres de obstáculos, os raios de sol encontraram novamente a superfície. Animais e também plantas retornaram às suas regiões originais e acostumaram-se às novas condições nos terrenos cobertos de vidro que se estendiam por todo o continente.

História


Há muito tempo, o planeta era habitado pelos ourthels. A radiação de seu sol foi grandemente reduzida por uma gigantesca nuvem de poeira, que foi lançada na atmosfera por enormes vulcões e contornou o planeta. Os ourthels então construíram uma estufa gigante que se estendeu sobre todo o continente e demandou quinhentos anos até a sua concretização. Ali, eles criaram caçadores-androides cada vez melhores que eram vendidos para outros planetas. Mas quanto mais os androides foram sendo aprimorados, mais se tornaram uma ameaça para os ourthels. Os caçadores-androides foram criados para perseguir sem piedade todos os não ourthels. Porém, os caçadores-androides também destruíram uma nave dos hordels - e uma frota dos hordels então destruiu a civilização dos ourthels. Um dos caçadores-androides sobreviventes, Gethaar-Hay, irremediavelmente imobilizado, esteve entalado entre gigantescos destroços rochosos por muitos anos, porém, por acaso foi libertado. Em dezembro do ano 3584, era um mundo desabitado, mas com vestígios de uma antiga civilização. Os continentes estavam cobertos por vidro. Visto do espaço, o planeta brilhava como um cristal lapidado. Por isso Perry Rhodan, que tinha sido levado até ali por Bulloc, o denominou assim. Gethaar-Hay descobriu o terrano e atirou nele com uma arma de ultrassom, mas Rhodan conseguiu escapar. Zeilshot, um hordel que havia perdido sua nave há alguns anos e estava preso no planeta desde então, conseguiu tornar o caçador-androide inofensivo. Pouco depois disso, Rhodan e Bulloc deixaram o planeta. Pouco depois, a SOL também chegou ali procurando uma pista que levasse até o terrano.

Créditos: 

Fontes


  • PR841, PR850, PR893.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Glaswelt”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).
Seção do Site: