Noman

Quinto dos treze planetas do sistema do sol gigante vermelho Daffish, que está localizado a 1,3 milhão de anos-luz do pulsar Borgia, situado na galáxia Curanor, na periferia do Grande Vazio. Ele é o planeta-mostruário nº 1.

Dados Gerais


Noman tem um diâmetro de 14.500 km, com densidade ligeiramente inferior à da Terra. A sua gravidade deveria estar em torno de um gravo, mas esse não é o caso. Na verdade, a gravidade de Noman flutua entre 6 e 8 g. Também é impossível explicar cientificamente que em Noman o elemento hidrogênio só ocorre na forma do isótopo normalmente instável H-5 (1 próton, 1 elétron, 4 nêutrons). Essa forma de hidrogênio tem o formato de um tetraedro e só pode ser produzida sinteticamente. Apenas em um local próximo ao equador a gravidade normal de 1 g prevalece sobre uma área de um quilômetro quadrado; contudo, dentro do chamado gravocubo, a gravidade atua em direções completamente diferentes. O gravocubo consiste em um total de 512 cubos individuais, cada um com um vetor de gravidade apontando em uma das seis direções. Os habitantes locais chamavam o cubo de lugar do equilíbrio. Apenas os cuboides externos do cubo eram visíveis. A luz solar quase nunca penetrava na espessa cobertura de nuvens e, portanto, a flora e a fauna de Noman evoluíram sem fotossíntese. Por essa razão, toda a superfície do planeta parecia muito opaca e incolor. Devido à forte radiação com que Daffish “bombardeia” seus planetas, Noman gerou uma flora e fauna muito bizarras. O planeta é povoado por seres inteligentes, parecidos com tartarugas e com muitas pernas, chamados noman-drakenses, que extraem sua energia vital de um “dragão” que voa acima das nuvens e fornece energia radiante ao corpo principal. Eles são filósofos.

História


Em novembro do ano 1207 NCG, o ciberclone Voltago e as gêmeas Mila e Nadja Vandemar encontraram dentro do cubo um fuso, a partir do qual foi criado o ser do fuso Dez, que, no entanto, parecia ter uma falha, pois sentia repulsa por Noman. Dentro do cubo, as gêmeas e Voltago passaram por um arco e desembarcaram a 50 milhões de anos-luz de distância, no planeta-mostruário Canaxu.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1655, PR1656, PR1676, PR1677, PR1700.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Sampler-Planeten”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: