Ortonador

Órgão tecnológico, um implante de controle de Monos para os cantaros. Era uma extensão em forma de verme no quinto ventrículo (supérfluo) no coração dos cantaros, criado por Monos.

História


Isso não estava presente nos “cantaros primitivos” e seus antepassados, os anorees, e só foi desenvolvido através da criação geneticamente controlada das gerações de cantaros mais jovens — isto é, sob o domínio de Monos. Desde então, embora fosse apenas semiorgânico, passou de geração em geração e não precisava ser instalado novamente no coração de um recém-nascido. Depois disso, o ortonador serviu como um dispositivo receptor para os impulsos da rede de rádio de controle. Essa consistia em cerca de 50 milhões de satélites de rádio, cada um com um alcance de mil anos-luz, distribuídos por toda a Via Láctea. Com a ajuda dessa rede, Monos — o Senhor das Estradas — tinha colocado os cantaros sob o seu controle. No ano 1146 NCG, os médicos da organização de resistência Áries, acima de tudo Sato Ambush e Sedge Midmays, conseguiram desenvolver um método cirúrgico com o qual o ortonador, juntamente com o quinto ventrículo, pôde ser removido. Até o ano 1169 NCG, todos os cantaros puderam então ser libertados de sua dependência.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1469, PR1481, PR1482, PR1499, PR1500.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ortonator”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2020.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: