Ovaron
Ganjásico. Ele era o soberano dos ganjásicos na galáxia Gruelfin, o 73º Ganjo do Império Ganjásico, e portador de ativador celular.
Descrição Física
Ovaron tinha 1,96 m de altura, de constituição atlética, possuía a pele marrom-clara típica dos cappins e longos cabelos negros, que ele normalmente mantinha junto com um aro. Os olhos em seu rosto de corte acentuado, com o nariz pontudo e o queixo proeminente, eram de um azul-claro. Seus músculos de aço lhe davam uma condição extremamente boa.
Características Psicológicas
Ovaron era um pensador duplo e um pedotransferidor, possuidor de duas partículas tryzomas, que o tornavam um dançarino tryzom e com a capacidade de pensar em duas direções. Além disso, ele era um navegador sextadim. Além de sua extraordinária inteligência, o cientista educado era justo e determinado em suas decisões. Ele sempre tentava cumprir sua responsabilidade como um governante e os deveres e tarefas associados a ele, e assim impor sua vontade. Ovaron também tinha lados negativos, mas ele mantinha escondido no fundo do seu subconsciente. Ele possuía apegos latentes à desobediência, desejo de poder e narcisismo. Para impedi-lo de fazer uso da Mãe Primitiva, enquanto tais sentimentos o dominavam, Ovaron criou Terton, o obscuro, como um psicograma negativo de si mesmo.
História
Ele nasceu no ano 200.042 AC.
O período na Terra
Como único portador de tryzomas dos ganjásicos, apenas Ovaron era capaz de examinar os experimentos de reprodução dos takeranos em Lotrom (como os cappins denominavam a Terra). No começo, ele não conseguia se lembrar de seu trabalho. Oficialmente, ele serviu como chefe da polícia secreta Golamo, da frota espacial, das forças armadas do planeta e do suprimento de energia, e foi responsável por garantir a inteligência e os bioexperimentadores militares - que ele desprezava internamente. Seu concorrente pelo favor da bela Merceile, o transferidor biomecânico, Levtron, intrigou-se contra ele e fez durante uma excursão de caça dois ataques contra a vida de Ovaron, ambos fracassaram. No ano 196.567 AC, ele encontrou Perry Rhodan, que no ano 3434 viajou de volta no tempo com o deformador de tempo-zero para encontrar uma defesa contra o Satélite de Morte. Ele o levou ao seu centro secreto de controle subterrâneo, cuja função e equipamento técnico ele conhecia de dentro para fora, mas sem saber de onde. Juntamente com a moça takerana Merceile e o centauro Takvorian, ele foi trazido para o presente de Perry Rhodan do ano 3434, situado 200.000 anos no seu futuro, com o deformador de tempo-zero. Em julho daquele ano, recebeu o ativador celular que fora do Imperador Dabrifa das mãos de Gucky. Assim, o envelhecimento biológico do cappin foi interrompido com 40 anos do calendário terrano.
O regresso para Gruelfin
No ano 3437, Ovaron foi levado de volta à sua galáxia natal. Ele viajou juntamente com os principais líderes terranos para Gruelfin, a bordo da espaçonave de expedição terrana Marco Polo. O objetivo da expedição era sabotar a suposta frota atacante dos takeranos antes de seu lançamento para a Via Láctea, já que é claro que os takeranos tinham conhecimento dos recentes acontecimentos na Via Láctea. O objetivo pessoal de Ovaron era entrar em contato com os ganjásicos do século XXXV. No entanto, a situação em Gruelfin se mostrou muito confusa: os ganjásicos e todos os seus mundos, outrora importantes ou secretos, haviam se tornado insignificantes. Frotas de execuções brutais atacavam os mundos habitados. Vários cultos do Ganjo aguardavam o retorno de Ovaron. Descobriu-se que no setor central de Gruelfin, os takeranos estavam no poder e não tinham Gruelfin quase sob seu controle, mas eram o grupo mais poderoso da galáxia. A campanha contra a Via Láctea foi planejada para distrair de problemas políticos internos. Repetidas vezes, houve confrontos na Marco Polo entre Perry Rhodan e o Ganjo Ovaron, que insistia cada vez mais que os terranos envidassem todos os esforços na busca pelos ganjásicos. Perry Rhodan dava prioridade à detecção da frota atacante. No planeta Leffa, a expedição descobriu que os takeranos estavam planejando uma invasão com pedogoniômetros e, portanto, podiam operar na Via Láctea há muito tempo. Isso convenceu Rhodan também, e ele cedeu à insistência de Ovaron. Ao encontrar os ganjásicos e seus meios de poder, ele esperava derrubar os takerers e assim destruir seus planos de invasão. Depois de uma exaustiva estadia forçada de Ovaron e Rhodan em Takera, a Marco Polo avançou para a nuvem vermelha Terrosch, onde Florymonth apareceu e levou a constante FRESS de Ovaron para a minigaláxia Morschaztas no corpo de Rhodan. Assim, no ano 3438, finalmente Ovaron reencontrou seu povo escondido na galáxia Morschaztas. Lá Ovaron/Rhodan foi capturado pelo sextopiloto Guvalasch. Sua presença ativou, como já antes em Gruelfin, numerosos circuitos de chegada automáticos. Guvalasch apresentou aos ganjásicos, em particular aos seus leais sacerdotes do Ganjo, o falso Ganjo Fenarol, que ele queria instalar como um governante fantoche.
O restabelecimento do poder como Ganjo
Depois de escapar do Arrivanum, Ovaron com a Odikon chegou ao planeta governamental de Erysgan, onde uniu forças com os perdachistas e os farrogs contra o governo de Guvalasch. Com a libertação dos ganjatores, ele conseguiu trazer a Marco Polo para Morschaztas, mesmo que as frotas dos ganjásicos trancassem a arrivazona. Com um space-jet, os mutantes terranos chegaram a Erysgan, que se juntaram à luta contra os sacerdotes do Ganjo e o exército ganjásico. Ovaron e Gucky também sequestraram Tarino, o comandante dos ganjásicos. Ovaron convenceu-o a parar as lutas, resultando em um cessar-fogo. Tarino também permitiu que Ovaron retornasse ao Arrivanum com uma nave de combate, a Poycara, e fosse confirmado como o Ganjo pela Mãe Primitiva. Com o reconhecimento de Ovaron, a guerra civil ameaçadora foi evitada, e Guvalasch fugiu para a arrivazona e de lá para a nuvem vermelha Terrosch. O traidor se aliou aos takeranos e com o aparelho comudaque levou a minigaláxia Morschaztas de volta ao espaço normal. Ovaron deixou a solução do problema de Guvalasch para seu amigo Perry Rhodan, porque ele primeiro tinha que resolver os problemas políticos domésticos de seu Império Ganjásico, mobilizar a frota para lutar contra os takeranos e a população tinha que se acalmar. Finalmente, Gucky trouxe para ele o cinto comudaque que ele havia capturado, permitindo que Ovaron controlasse a Mãe Primitiva ainda melhor. Depois disso, Ovaron liderou as frotas ganjásicas durante várias batalhas defensivas para vitórias sobre os takeranos durante a guerra ganjásico-takerana. Apoiado por rebeliões dos vesaquenos e moritatores em Gruelfin, a mera promessa do Ganjo abalou o equilíbrio de poder dos takeranos. Por ações de comando terranos, Takera e Moryr-Moryma foram destruídos. O Taschkar enviou a frota de coletores que ele havia conquistado para a Via Láctea e em Gruelfin recorreu à ajuda dos juclas. No entanto, os juclas traíram o Taschkar e mergulharam o Império Takerano no caos. Dessa forma, Ovaron foi capaz de proteger o Reino Ganjásico em Morschaztas no ano 3438, sem chamar a atenção em Gruelfin como um conquistador destrutivo: os terranos, juclas e os cappins rebeldes foram responsáveis pela maior parte da devastação. Ovaron foi celebrado pela primeira vez quando o reinado de terror dos takeranos acabou. Ele não quis interferir nas dificuldades do decadente Império Takerer defendido pelos juclas contra os povos cappins emergentes.
A regência
A pacificação de Gruelfin após a guerra, no entanto, provou ser extremamente difícil. Clãs e facções diferentes tentaram ganhar poder sobre a galáxia ou derrubar Ovaron, a quem eles podem ter considerado um governante fraco devido a suas políticas restritas. Além disso, na época da mudança, os sistemas sociais brutais que haviam funcionado por milênios entraram em colapso. Piratas, assassinos e sectários impulsionavam cada vez mais seu mal. Isso amarrou por muito tempo todas as forças dos ganjásicos em Gruelfin. Ovaron ainda estava preocupado com o destino dos terranos quando nenhum sinal de vida da Via Láctea chegou via comunicador dakkar. No ano 3440, o Ganjo finalmente enviou uma nave para a Via Láctea, que encontrou uma galáxia imbecilizada pelo Enxame. Em fins do ano 3443, ele surgiu inesperadamente na Via Láctea com uma frota de cappins e um exército de 400.000 pedotransferidores, com isso ajudou os terranos a resolver o conflito com os cynos, que haviam recapturado o Enxame e agora estavam colocando os terranos sob pressão. Quando os cappins se retiraram para Gruelfin pouco antes do desaparecimento do Enxame, além de uma grande unidade instalada em Império Alfa, Ovaron deixou para trás vinte comunicadores dakkar de tamanho médio, permitindo que Gruelfin fosse facilmente alcançada. Ovaron esforçou-se para adaptar a sociedade cappin, sempre que possível, às normas terranas, que ele aprendeu a apreciar na Terra. Ele também escreveu obras literárias sobre a ética terrana. As naves capitânias conhecidas de Ovaron eram a Poycara e a Diodan.
Depois que o ativador celular falhou
No ano 3580, Ovaron veio a falecer, depois que seu corpo teve que viver por anos em uma solução nutritiva, devido à falha de seu ativador celular, e seu corpo foi sepultado no espaço conforme seu desejo. Seu sucessor, Skorvamon, seguiu uma política de isolamento e ignorou uma mensagem de comunicador dakkar do NIE, que pedia ajuda contra o Hetos dos Sete. Ele manteve Ovaron cativo em uma zona proibida do Palácio do Governo.
Nota: Atlan sugeriu que o ativador celular não era compatível com a capacidade de pedotransferência do Ganjo. De acordo com outra especulação, o distúrbio foi devido ao desdobramento de sua consciência pelas partículas tryzomas.
- Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.
Fontes
- PR437, PR441, PR446, PR449, PR450, PR453, PR455/PR463, PR466, PR469, PR476, PR479, PR480, PR481, PR483, PR484, PR485, PR486, PR487, PR488, PR489, PR490, PR491, PR493, PR494, PR496, PR499, PR569, PR722, PR738.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ovaron”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.