Parabanco
Pequeno corpo celeste da Via Láctea. Ele foi denominado Favo-1000 por Roi Danton.
Dados Gerais
É um planetoide de forma aproximadamente esférica, com aproximadamente 1.200 metros de diâmetro. Trata-se de um fragmento do planeta Pordypor, o mundo original dos paramags, que explodiu há dezenas de milênios. Sua superfície é irregular e cheia de rachaduras, fendas e saliências disformes. Grandes quantidades de metal TEP estão armazenadas sob a superfície e percorrem o planetoide como veios.
História
Esse asteroide pairava como um pedaço de destroço isolado no sistema estelar Paramag Alfa, que se revelou ideal para uma ideia desenvolvida por Roi Danton. Como os Antigos Mutantes precisavam de metal TEP para sua manifestação, ele propôs “sequestrar” um dos planetoides ricos em TEP do sistema de destroços e disponibilizá-lo aos Antigos Mutantes como um refúgio permanente. O conceito de um Parabanco desenvolvido pelo dr. Geoffry Abel Waringer previa usar as consciências dos Antigos Mutantes como uma arma poderosa para a Humanidade no futuro. Se necessário, agentes da USO e especialistas da Segurança Solar deveriam servir como portadores dos Antigos Mutantes e, assim, adquirir suas capacidades. Para impedir o acesso não autorizado aos seus recursos, a localização do Parabanco é efetivamente protegida por meio do sigilo dos seus dados de posição. No ano 3456, no universo paralelo para o qual foi jogado com a nave Marco Polo, Perry Rhodan partiu em busca de ajuda dos Antigos Mutantes. Porém, ali na localização do Parabanco, ele só encontrou Powlor Ortokur e Neryman Tulocky, para onde os dois oxtornenses “paralelos” tinham sido deportados pelo ditador Rhodan II. Eles contaram que os Antigos Mutantes foram forçados, sob a ameaça de que o Parabanco seria destruído no caso de uma recusa, a invadir os corpos de oito seres inteligentes. Pelo menos dois dos mutantes foram encontrados no planeta Palpyron em armaduras de cavaleiro feitas de metal TEP.
- Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.
Fontes
- PR597, PR598, PR599, PR689, PR690.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “WABE 1000”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.