Phersunense
Povo inteligente e não humano. É um povo auxiliar dos poderes do caos, especificamente da candidata Phaatom. Seus integrantes são chamados de assassinos da matéria por outros povos. Os aanweems os chamam de carregadores da irrequieta, porque sempre transportam uma certa quantidade da “irrequieta”, ou seja, a matéria vetorial, em suas espaçonaves.
Aparência e fisiologia
Os phersunenses são seres humanoides, com dois braços e duas pernas, podendo alcançar entre 1,80 e 1,90 m de altura. O corpo deles parece vigoroso, musculoso e flexível. Eles têm sete dedos em cada mão, dos quais os dois externos são polegares. O crânio é calvo, mas possui chifres de osso presos às têmporas que se curvam para trás, chamados de lephend, que servem como órgão de audição e olfato.
Sociedade
Na sociedade dos phersunenses, existem diferentes famílias ou clãs, chamados phertoshs. Todos os membros de um phertosh têm o mesmo sobrenome. Os primeiros nomes das mulheres phersunenses terminam com a sílaba sheg; os dos homens, em shol. Homens e mulheres têm direitos iguais na sociedade phersunense.
Phertoshs conhecidos
- Eshall, Huttshar, Keshpal, Kontash, Skishar, Tettoresh, Whekoshi, Zhaushun.
Idioma
O idioma dos phersunenses é o sheshedo, em que o predicado fica no início da frase. O predicado é seguido por um objeto, o sujeito é mencionado apenas no final e pode, em muitos casos, ser omitido. Os phersunenses consideram essa estrutura de frase elegante, lógica, clara e econômica.
Tecnologia
Espaçonaves
As espaçonaves phersunenses têm formato de delta. No centro fica uma unidade de controle e propulsão esférica. Os sistemas de armas ofensivas ficam alojados na protuberância externa. As naves phersunenses brilham em roxo e são feitas de metal shillad. As unidades da classe Semshad são capazes de transportar matéria cinzenta, também conhecida como matéria vetorial, nas chamadas estruturas de depósito e usá-la como uma arma ou para aniquilar especificamente planetas e sóis.
Phersunenses conhecidos
- Baasheg Tettoresh, Hishol Whekoshi, Jashol Zhaushun, Keneshol Eshall, Keufshol, Whekoshi, Kumusheg Eshall, Synn Phertosh, Taasheg Watand.
História
Os phersunenses servem à candidata Phaatom, um sorvedouro de matéria, que quer evoluir para uma caotarca. Eles invadiram o Quadrilátero das Galáxias da Vecuia e subjugaram a superinteligência Vecu, o que levou à fuga dos cairaneses, thesanitas, ladhonenses e shenpadris que viviam ali e que estavam a serviço da Vecu. Com a ajuda da matéria vetorial, destruíram planetas individuais, mas também sistemas estelares inteiros. A matéria aniquilada também foi convertida em matéria cinzenta e transferida para os arcos do triunfo abissais, de onde é fornecida para Phaatom, que necessita de um ganho de substância para a sua evolução.
Fontes
- PR3025, PR3034, PR3036, PR3037, PR3038, PR3039, PR3048, PR3054.
- Glossário: PR3046.
- Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Phersunen”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.