Skri-marton

Órgão semiesférico, com cerca de cinco centímetros de altura, que se encontra na parte de trás do lóbulo que constitui a terminação superior do corpo em forma de rim de um loower. Na língua dos loowers, skri-marton significa “a morada da fonte”.

Dados Gerais


O mais peculiar em relação a esse órgão notável é o fato de que o skri-marton não está presente no nascimento, mas forma-se somente nos loowers que são destinados ao honroso cargo de mestre da fonte, através de profundos pensamentos enteléquicos, assim como pela longa meditação dirigida à fonte de matéria. A importância do skri-marton é que ele reage à proximidade de uma fonte de matéria, pulsando mais intensamente do que o habitual. Para um mestre da fonte, assim, a atividade do skri-marton representa o primeiro (dentre três ou quatro) sinais para reconhecer que está perto da fonte de matéria procurada há milhares de anos pelos loowers.

História


No caso do mestre da fonte Pankha-Skrin, além disso, o skri-marton advertiu-o repetidamente diante do perigo agudo, mas não ficou claro se isso era a expressão de um paradom ou apenas uma percepção subconsciente. No ano 3587, o skri-marton foi também o meio através do qual os cosmocratas deixaram claro a Pankha-Skrin o quão errada era sua enteléquia, bem como a ideia de serem considerados inimigos pelos cosmocratas. Essa notícia não chegou apenas ao próprio mestre da fonte, mas finalmente a todo o seu povo, enquanto se concentrava no skri-marton. Desse modo, havia terminado a longa fuga dos cosmocratas e a busca pela fonte de matéria Gourdel, e os loowers poderiam fazer um novo começo no planeta Alkyra II.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR903, PR920, PR978.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Skri-marton”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: 
Verbete Principal: