Solar (moeda)

Sociedade/Economia e Finanças. Já foi a moeda oficial do antigo Império Solar. O solar tinha sido a moeda da Terra unificada desde os tempos da Terceira Potência e, além disso, do Império Solar, até a sua substituição pelo galax.

Unidades e aspecto


Um solar tinha cem sólis. As cédulas, laváveis, eram feitas de um plástico de alta qualidade. Microfios embutidos imantados com impulsos magnéticos tornavam a falsificação quase impossível. Todas mantinham uma cor esverdeada, eram retangulares no formato, e tanto maiores quanto mais alto era o seu respectivo valor. Todas as cédulas traziam estampada, na frente, a efígie de Perry Rhodan e, no verso, uma imagem da Via Láctea, atravessada por frotas de naves espaciais. Porém, o que era mais importante: cada uma das cédulas parecia "fria" — exatamente como deve ser. A moeda do Império tinha razões para ser chamada de "moeda fria da Terra".

A confecção das cédulas

A fabricação de notas de material plástico é imensamente difícil. Somente a matéria-prima para a preparação do material plástico era tão complicada em sua composição, que somente podia ser conseguida nos grandes laboratórios hipermodernos, e não menos complicado era o procedimento para a sua impressão. Entretanto, era absolutamente impossível falsificar a rede de uma espécie de metal tramado, da grossura de fios de cabelos, que cada cédula recebia, impressa, de conformidade com um procedimento secreto. Estes arames eram tão finos, que era impossível senti-los com os dedos. Eles eram feitos com o raro metal luurs.

História


Com a fundação Império Solar havia acabado o tempo que a Terra tinha uma quantidade enorme de moedas diferentes. No final do ano de 1972, o solar já era usado como moeda na cidade de Galacto City. Em 1º de julho do ano de 1981, foi introduzida na Terra uma nova moeda terrana: o solar (1 solar = 100 sólis), que substituiu muitos meios de pagamento nacionais como antecipação ao Governo Mundial Terrano. Desse modo, em toda a Terra, como também em todo o Império, passou a funcionar uma única moeda — o solar.

Nota: Na primeira edição, ele é mencionado pela primeira vez no episódio PR48 (ambientado no ano de 1984).

A sua estabilidade era garantida pela força econômica da Terra (início do comércio galáctico, programas de emprego pela construção de espaçonaves, etc.). Um solar equivalia no poder de compra em torno de 30 dólares americanos. Com a expansão da Terra, e mais tarde do Império Solar, bem como o florescente comércio galáctico, o solar se espalhou pela Via Láctea. No ano 2040, o solar tinha um elevado poder de compra - correspondia ao de 29,50 dólares americanos no ano de 1971. O elevado poder de compra deveu-se à economia florescente devido à emergente construção de naves espaciais. No final do ano 2404, os senhores da galáxia liberaram dinheiro falso que haviam produzido por meio de multiduplicadores. Eles esperavam que isso enfraquecesse economicamente o Império Solar, que havia abalado a base de poder dos senhores da galáxia com a campanha de Andrômeda. Os terranos conseguiram escavar as bases tefrodenses onde o dinheiro falso era produzido. Os cientistas terranos logo conseguiram encontrar um meio de identificar as notas 100% idênticas. Eles descobriram que objetos multiduplicados apresentavam ligeira instabilidade nas escalas atômica e molecular. As notas que foram então pulverizadas com ácido de Treyt tornaram-se ligeiramente acastanhadas na área mostrada da cabeça de Perry Rhodan. Uma série de testes com notas originais e multiduplicadas confirmou o resultado e, portanto, a única possibilidade de identificação. No ano 2648, dólares americanos ainda eram aceitos em Terrânia. O agente da USO Carmel Sphinx pagou um táxi-planador com uma nota de dez dólares, pela qual o piloto teria feito um voo turístico. No ano 3460, após a invasão dos lares, o preço do solar atingiu um ponto baixo. Assim, por exemplo, a recompensa colocada pelo oficial da USO Erzieff Brison (10.000 solares) costumava valer uma pequena fortuna, enquanto em julho do ano 3460 oferecia pouco incentivo devido à inflação desenfreada. O solar foi mantido como moeda durante o período afílico no Turbilhão Estelar. O mesmo se aplica à área econômica do NIE. O solar continuou sendo a unidade monetária do sucessor do Império Solar, a Liga dos Terranos Livres, até o ano 3588 (ano 1 NCG). Com o início da introdução do galax no ano 61 NCG (que durou 28 anos) como a nova moeda galáctica, o solar se tornou obsoleto.


 

Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR48, PR50, PR73, PR102, PR106, PR108, PR122, PR144, PR154, PR175, PR192, PR201, PR210, PR233, PR238, PR250, PR280, PR281, PR282, PR286, PR332, PR400, PR410, PR418, PR492, PR509, PR600, PR606, PR688, PR695, PR703, PR705, PR724, PR765, PR925, PR973.
  • RP 55, RP65, RP 66, RP 90, RP 207, RP 373, RP 382.
  • Atlan nº 2, 4, 27, 67, 74, 167, 300.
  • PR-Os Tefrodenses nº 3.
  • Volume de Jubileu nº 7.
  • Crônicas Cósmicas nº 1.
  • Atlan-Lepso nº 1.
  • PR-Galacto City nº 1.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Solar”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: